A avaliação da escola, da proposta pedagógica, do professor e do processo de ensino e de aprendizagem

Tipo de documento:Estudo de Caso

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Conclusão. Referências Bibliográficas. Introdução Este estudo adotará uma abordagem interpretativa, por meio do estudo bibliográfico, com o intuito de examinar as concepções dos principais autores da educação, no que tange – especialmente – a avaliação da escola, da proposta pedagógica, do professor e do processo de ensino e de aprendizagem. Para tal, com o intuito de salientar a sua essência para a qualidade da educação, optou-se por analisar o uso da avaliação externa como ferramenta democrática. Assim, o objetivo principal deste estudo é refletir e analisar a importância da avaliação para a construção da democracia na escola e como objetivos secundários observar os desafios atuais da avaliação; demonstrar como se dá a articulação entre a avaliação e o currículo; e, ressaltar a importância da participação da comunidade escolar no projeto político pedagógico.

Os valores e as lógicas de avaliação reproduzem os valores, lógicas e hierarquias que selecionam e organizam os conhecimentos nos currículos. Por sua vez, o que se privilegia nas avaliações escolares e nacionais determina as competências e conhecimentos privilegiados ou secundarizados no currículo. Reorientar processos e critérios de avaliação implica em reorientar a organização curricular e vice-versa (FERNANDES; FREITAS, 2007, p. As avaliações externas têm sido pouco aproveitadas e até rejeitadas por educadores e gestores, mas existe a certeza de que elas têm uma função na democratização do ensino e na melhoria da qualidade social da educação. Nessa direção, a formação de professores e gestores é crucial para potencializar os usos dos resultados de avaliações externas e de larga escala, pois se estes forem utilizados para garantir ao aluno a aprendizagem, obtém-se um diagnóstico para o planejamento coletivo e complementar as avaliações internas.

Com base no diagnóstico realizado, a Unidade Educacional deve propor um plano de ação que contemple aqueles aspectos identificados como insatisfatórios. A proposta não visa à divulgação ou à comparação de resultados da avaliação entre unidades. Os resultados obtidos por meio de procedimentos qualitativos e negociados entre os vários segmentos que participam do processo adquirem sentido apenas para aquele contexto e aquele momento; a mesma equipe, em momentos diferentes, pode chegar a resultados diversos; unidades escolares com diferentes tipos de desafios podem obter resultados com distintos significados. Diante disso, observa-se que: A interlocução permanente com a comunidade é fundamental para que as pessoas que participaram da avaliação proposta pela coleção Indicadores se sintam parte também do processo de tomada de decisão.

O desafio de sustentar a participação dos diferentes atores que compõe a comunidade escolar requer que o gestor crie, com sua equipe, um conjunto de estratégias como, por exemplo, combinar um cronograma de reuniões periódicas com representantes das escolas, envolver os atores escolares em diferentes momentos de discussão do Plano de Educação com toda a população, envolvê-los na eleição de representantes para as conferências que possivelmente a gestão/comissão organizará, entre outros (AÇÃO EDUCATIVA, 2013, p. Essas são formas de avaliação que se associam à posição social ocupada pelo sujeito, isto é, ele avalia o outro de acordo com o espaço social que ocupa. Em resumo, a avaliação é a “cara-metade” do currículo. Ambos articulam concepções de educação e de sociedade, além da ação docente.

Dessa forma, em virtude do que foi exposto percebe-se que a neutralidade não cabe em avaliação. A forma como ela é construída e conduzida pelo educador é reveladora de suas concepções. Gestão da educação escolar. Brasília: UnB, CEAD, 2004. FERNANDES, C. O; FREITAS, L. C. Avaliar é praticar democracia? In: OLIVEIRA, I. B. de (Org. – A democracia no cotidiano da escola. Rio de Janeiro: DP&A: SEPE, 2001.

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