2 Resenhas O ensino de Língua Portuguesa e seus obstáculos Língua e Cultura Inglesa

Tipo de documento:Resenha

Área de estudo:Lingua Portuguesa

Documento 1

A, 2009, 224p. XXXXXXXX1 Aspectos bibliográficos Varaluce Lima dos Santos, atualmente é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade Federal do Maranhão e docente da mesma Universidade. Desenvolve pesquisa na área da Linguística Textual e Linguística da Internet. Ao longo do seu percurso intelectual, tem discutido sobre os processos que envolve o trinômio língua, ensino e sociedade. Os pensamentos promovidos por Santos (2009), tenderam a contribuir com um repensar das práxis de ensino da língua materna para seus falantes, pois igualmente a autores como Bagno (1999),Camacho (2013), Marchuschi (2001), Lucchersi (2009), Geraldí (1997) e outros que corroboram das mesmas premissas, a língua é uma entidade coletiva, não monolítica, variável intrinsecamente e extrinsecamente, e como tal, deve ser tratada. As práticas, ainda, se voltam para uma tentativa de levar o aluno a uma rotina de fala e escrita das regras de gramática.

Giraldi (1997), concebe a ideia de que as abordagens linguísticas são preenchidas de contrativas, no caso o professor ao fazer uma opção de tratamento a ser dado ao ensino, essa escolha entra-se para além da “eleição de uma perspectiva de abordagem, automaticamente, adere-se a determinadas práticas e metodologias, a um aparato teórico especifico e a objetos de análise mais ou menos definidas”. MARTELOTTA, 2013, p. O segundo capítulo da obra supramencionada, revela questões que representam os novos horizontes de estudos linguísticos. Os fatores exterior e interior a língua são vistos como prototipicamente sujeitos a contribuições sociais, variações e mudanças sobretudo, no aspecto função. Bagno4 (1999), na esperança de uma pedagogia da mudança, adequação e olhares sobre o ensino de português, revela que “temos ainda de esperar para ver em que medidas esses esforços se refletirão na prática quotidiana, efetiva, dos professores em sala de aula”.

BAGNO, 1999, p. Destarte, ao apresentar o desejo de uma pedagogia da mudança fortalece a tese defendida por Santos (2009) e Giraldi (1997), sobre as implicações de um ensino pautado apenas na valorização da gramática tradicional. Nesta lógica, na medida em que eles almejam a metamorfose para o ensino da língua materna, eles consolidam as percepções de um ensino heteronormativo, da valorização da diversidade linguística, das variantes, das mudanças e da ideia de uma língua de cultura. BAGNO, 1999, p. A ideia central do livro “Ensino de língua portuguesa”, de Santos (2009), problematiza as formas de abordagens e contextos de ensino de português em sala de aula. A forma ao qual a língua materna é ensinada revela que o padrão normativo, as regras de gramáticas e a percepção de certo/errado ainda sobrevive no imaginário popular e nas práxis pedagógica de muitos docentes.

O lugar da gramática, como mais uma norma dentre muitas existentes não foi totalmente desconstruída, o tecer de juízo de valor persiste. A consideração de que há uma norma de prestigio e outras normas desprestigiadas ainda se revela na disseminação de discursos como: aprender português é difícil, não sei falar português, não gosto de português, expressões calcificadas na psique social do falante e calcada de juízo de valor sobre a língua em uso. SANTOS, 2009, p.

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