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ANÁLISE DOS FATORES QUE INFLUENCIAM NA CAPTAÇÃO DE RECURSOS POR EMPRESAS STARTUP Um estudo de caso múltiplo de empresas participantes do Shark Tank B, TCC, Administração
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Conforme Dornelas (2003), empreendedorismo é construir fazer algo novo, diferente, modificar o momento atual e idealizar, de modo constante, novas chances de negócio, incluindo como base a inovação e a criação de valor. Devido à falta de experiência para empreendedores em early-stage (estágio incial) (Zimmerman, & Zeitz, 2002; Delmar & Shane, 2004), o acesso ao capital muitas vezes é restrito ou insuficiente (Pollack, Rutherford & Nagy, 2012). Em consequência, novos empreendimentos possuem uma alta taxa de mortalidade (Gregory, Rutherford, Oswald, & Gardiner, 2005), o que eleva os níveis de risco de crédito para financiadores. Pensando em suas ideologias, e sua perspectiva de mercado, o desafio em adquirir novos clientes, manter os já existentes, ofertando novidades, inovações, diversidade
Mostrar todos, bom atendimento e itens de qualidade. Risco é, sobretudo, a chance de perda financeira. É utilizado como sinônimo de incerteza e resume à mobilidade dos resultados associados a um projeto de investimentos. Se algum projeto indica uma mobilidade maior que outra, esse indica maior risco. Na prática, quanto maior o grau de estabilidade de certo acontecimento, menor o risco real da operação “investir”, se essa estiver ordenada apenas nessa variávelOcultar
Adicionalmente, fatores como assimetria de informação entre tomadores e financiadores também elevam o risco, e consequentemente, afastam o acesso a financiamento bancário para a maior parte dos empreendedores em early-stage (Ang, 1992; Vos, Yeh, Carter & Tagg, 2007). A dificuldade de acesso ao crédito figura entre os essenciais aspectos classificados pelas empresas, em todas as pesquisas e encontros institucionais, como fundamental aspecto limitativo para a expansão dos negócios. Além das questões operacionais que esse segmento de instituições enfrenta a falta de crédito para executar atividades corretivas nas vulnerabilidades operacionais é outra dificuldade ao sucesso dessas empresas.
2.1 Uma concepção dinamica das empresas
Os modelos de mensuração do valor econômico de um empreendimento podem ser divididos em basicamente dois grupos. O primeiro é composto pelas análises que utilizam o Fluxo de Caixa Descontado, do inglês Discounted Cash Flow (DCF) ou modelos de lucros residuais, e suas variantes, como base de mensuração. E o segundo, em que fazem parte os modelos de avaliação do Valor Relativo (VR), que busca encontrar o valor de determinado empreendimento, comparando-o a outros pares no mercado, com características semelhantes (Bancel & Mittoo, 2014).
A teoria de Finanças Corporativas geralmente aceita vai ensinar que a definição de valor econômico de uma empresa é igual ao valor presente de seus fluxos de caixa futuros (Brealey, Myers & Allen, 2007). Para este métod
Mostrar todoso, é necessário se estimar basicamente duas informações: (i) todos os fluxos de caixa futuros; e (ii) a taxa de desconto apropriada ao nível de risco destes fluxos de caixa (Bancel & Mittoo, 2014). Como trata de eventos futuros, o método DCF depende fundamentalmente de premissas e cenários a serem considerados pelo analista que prepara a análise, portanto, carregando seu julgamento profissional na determinação do número. Em outras palavras, diferentes analistas (ou investidores) podem encontrar valores diferentes para o mesmo negócio (Miloud, Aspelund & Cabrol, 2012).
Para determinação da taxa de desconto a ser aplicada ao valuation, o método mais comumente utilizado é do Custo Médio Ponderado de Capital, do inglês Weighted Average Cost of Capital (WACC) (Bancel & Mittoo, 2014). O WACC é uma ponderação entre do custo de capital da firma, sendo composto pelo custo do capital próprio (Ke) e do custo do capital de terceiros (Kd). A técnica geralmente utilizada para determinação do Ke, é a do Capital Asset Princing Model (CAPM) (Mian & Vélez-Pareja, 2008).Ocultar
Aldrich, H. E., & Fiol, C. M. (1994). Fools rush in? The institutional context of industry creation. Academy of management review, 19(4), 645-670.
Zimmerman, M. A., & Zeitz, G. J. (2002). Beyond survival: Achieving new venture growth by building legitimacy. Academy of management review, 27(3), 414-431.
Pollack, J. M., Rutherford, M. W., & Nagy, B. G. (2012). Preparedness and cognitive legitimacy as antecedents of new venture funding in televised business pitches. Entrepreneurship Theory and Practice, 36(5), 915-939.
Gregory, B.T., Rutherford, M.W., Oswald, S., Gardiner, L., 2005. An empirical investigation of the growth cycle of small firm financing. Journal of Small business Management 43 (4), 382–393.
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