DISCALCULIA

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Matemática

Documento 1

Hoje o estudo da matemática é feito desde os primeiros anos de escolarização, e a concepção de contextualização da disciplina com o cotidiano e vivência dos alunos permite uma internalização melhor da matéria. Contudo, por ser uma ciência que busca aproximar-se da exatidão, ainda é alvo de grande dificuldade por parte dos aprendentes. Outro fator complicador, é a falta de conhecimentos dos professores que não estão preparados para lidar com essas dificuldades. Muitas vezes, inclusive durante a formação profissional, falta informação acerca da temática, e faz-se necessário saber identificar as diferenças entre dificuldades de aprendizagem e transtornos para agir de forma eficaz em cada caso. Esta pesquisa acadêmica é destinada a obter, através de pesquisa bibliográfica, dados e informações sobre o Transtorno de Aprendizagem denominado pelo DSM-V como Discalculia.

Ainda destacam dificuldades em que o professor deve estar atento diariamente, e podem ser indicativos de transtorno caso muito recorrentes: [. compreender quais números são relevantes para o problema aritmético que está sendo analisado, dificuldades de posicionamento dos números, dificuldade em inserir os pontos decimais ou símbolos durante os cálculos bem como organização espacial prejudicada dos cálculos aritméticos. p. DIAGNÓSTICO A Discalculia dificilmente tem diagnóstico antes do final do terceiro ano, pois é preciso que a criança tenha contado com instrução formal suficiente em matemática para que se possa identificar as dificuldades da criança. Ainda que o professor seja o primeiro a observar que o aluno não atinge os objetivos propostos para a sua faixa etária e nível de escolaridade, ele não realiza o diagnóstico da criança.

O professor para auxiliar o aluno com discalculia pode permitir que ele use a calculadora e a tabuada, utilizar folhas quadriculadas, elaborar provas claras e com tempo maior para a realização, incentivar a visualização dos problemas com desenhos, entre outros. BARROS; CONCORDIDO, 2016) CONCLUSÃO Esta pesquisa teve o intuito de conhecer sobre a Discalculia, tema este, relevante para esta graduação e pouco explorado. É um estudo importante e necessário para que os novos docentes tenham um olhar diferenciado e sensível, com práticas atuais e respeitosas para todos os alunos. Buscando o sucesso escolar, mesmo em ambientes improváveis. E entender que a pesquisa do professor nunca acaba, pois os indivíduos estão em constante transformação. SANTOS, Lais. A DISCALCULIA NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DE UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE PARANAVAÍ-PR.

MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO (Especialista em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, Medianeira, 2014. Disponível em: http://repositorio. roca. Dificuldades de aprendizagem: enfoque psicopedagógico. Em: MONTIEL, J. M. CAPOVILLA, F. C. Acesso em: 8 jan. PIMENTEL, L. S. LARA, I. C. Neurociência e transtornos de aprendizagem: as múltiplas eficiências para uma Educação Inclusiva. Rio de Janeiro: Wak Ed.

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