COMO OS PROCESSADORES DE TEXTO CONTRIBUEM PARA O TRABALHO DE UM REVISOR PROFISSIONAL

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Serviço Social

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E, portanto, os processadores de texto atuam como facilitadores do trabalho de um revisor profissional. A estrutura do presente ensaio será composta de um capitulo introdutório, onde o tema será apresentado e as razões para sua produção. Em seguida, exemplificaremos o modo prático que os processadores de texto contribuem na revisão textual. Por fim, apresentaremos as considerações finais que pretendem realizar uma abordagem epiloga ao texto. Palavras-chave: Revisão de texto, processadores de texto, revisor profissional. Manuais e livros foram criados com o objetivo de expressar os sinais a serem realizados pelos revisores, alguns deles ainda são utilizados, mesmo que com menos frequência. Novas ferramentas foram desenvolvidas ao longo da história, expandindo lógicas de ferramentas e permitindo uma gama de conhecimentos de forma mais acessível e também com maior celeridade.

Nos dias atuais, o acesso a sites permite que o pesquisador tenha uma maior velocidade e contato, com pesquisas e bibliotecas virtuais, que permitem mais qualificação a profissão de revisor de textos, podendo realizar seu trabalho com maior rapidez. Deste modo, a arte de revisar textos, adquiriu novas características, pois o profissional, não só trabalha manualmente, mas, pode imediatamente realizar sinalizações ou correções diretamente no material. Para tal, é necessário que o revisor profissional esteja sempre em constante atualização para oferecer um trabalho de maior qualidade. Entretanto, como são ferramentas automáticas, desenvolvem apenas correções ortográficas, ou seja, higieniza o texto, enquanto, o profissional, realiza toda uma análise de estrutura, seja ela discursiva, léxica, gramatical, semântica, linguística e principalmente o contexto social do público e autor, como bem descreve Marchuschi (2007) e Xavier (2005).

Para Moreira (2008) o software serve apenas como um auxiliar da revisão, para corrigir erros gramaticais, não tendo a capacidade de identificar sintaxe, coerência ou sintaxe. Quais as contribuições dos processadores de texto para o trabalho de revisão? Vale-se ressaltar que a utilização de revisores digitais não funciona apenas como um corretor de ortografia, mas, indubitavelmente por contribuir no processo agilizador da prática profissional de revisão. Um ótimo exemplo disso está se compararmos o tempo demandado para escrever manualmente e no computador, ou seja, o uso digital da escrita permite um rápido processo de registro de pensamentos e raciocínio e a alteração imediata diretamente no trabalho final, os programas de processamento de texto permitem com rápidos movimentos do mouse ou das teclas, reordenar frases e reposicionar pensamentos que seriam mais complexos de serem organizados se fosse feitos de forma manual.

Dentre os principais processadores de texto temos o Microsoft Word (Microsoft), Writer (LibreOffice/BrOffice) e o Apple Pages (Apple), são capazes de copiar, colar e recortar textos; organizar, escolher e inserir letras, margens, fontes, páginas, tabelas, imagens, gráficos e colunas, dentre outros itens. Deste modo, é evidente que os processadores de texto, possuem em muito, seu espaço nos meios acadêmicos e compete ao revisor profissional compreender deste modo e associá-lo ao seu campo de trabalho com maestria. A utilidade dos processadores de texto em uma revisão profissional. Dentre os mais variados processadores de texto, o mais popular, talvez seja a Microsoft Word. Lançado há 37 anos, está disponível até então para os usuários do sistema operacional Microsoft Windows, da Mac OS (Apple) e para smartphones iOS e Android.

Por esta razão, utilizaremos deste para demonstrar de forma sucinta como os processadores de texto podem auxiliar o processo de revisão profissional. REFERÊNCIAS: CAVALCANTE, M. P. Os desafios da produção textual e a importância do revisor na análise de textos. f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação) – Faculdade de Letras, Universidade de Brasília, Brasília, 2011. Além da Revisão: critérios para revisão textual. ed. São Paulo: SENAC, 2008. LEFFA, V. A aprendizagem de línguas mediada por computador. Disponível em:. Acesso em: 06 out. MARCHUSCHI, L. A. Fenômenos da linguagem: reflexões semânticas e discursivas. n. p. outono de 2008. XAVIER, A. C.

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