EMPREENDEDORISMO E A CONFEITARIA: UM PANORAMA E ESTUDO DE CASO DO MERCADO ATUAL

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Finanças

Documento 1

Empreendedorismo. Empresas. Estudo de mercado _________________________ INTRODUÇÃO A arte da confeitaria, em que atravessa séculos de história, tem o seu momento atual marcado pela inovação e crescimento, movido pelo espirito empreendedor atual, é um mercado que exige além de investimento e um público fiel, necessita de primeiramente um dom e talento suficiente para atender aos paladares mais exigentes. Analisando as tendências atuais, este artigo busca mostrar de forma sucinta o panorama atual do mercado da confeitaria, bem como uma análise de mercado, com pesquisa de campo em uma empresa de confeitaria, observando oportunidades, e possível melhoria, auxiliando assim quem procura inovar e crescer neste atual mercado. EMPREENDEDORISMO – CONCEITO Segundo Timmons apud Dolabela (2006), “o empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o século 21 mais do que a revolução industrial foi para o século 20”, ou seja, quando se compara o empreendedorismo com a revolução, da–se a devida importância para o tema.

Este tipo de empreendedor acaba demorando um pouco para tomar esta decisão, mas quando assume este risco acaba por aprender a lhe dar com estas situações, muitos empreendedores deste perfil, acaba encontrando esta oportunidade após sua aposentadoria (DORNELAS, 2007). O Empreendedor Social (cria novos negócios), é aquele que não é apaixonado apenas pelo que cria, mas apaixona–se pelo ato de empreender, é uma busca incessante pela adrenalina e não se cansa até que a empresa se torna uma grande corporação. Tem habilidades de criar equipes, motiva seus colaboradores, colocando a empresa em um patamar alto de sucesso. As vezes por se aventurar em diversos negócios, acaba fracassando em algumas tentativas, mas isto acaba o estimulando para melhoria em busca do sucesso (DORNELAS, 2007). O Empreendedor Corporativo, atualmente está sendo bem requisitado em grandes empresas, pois são muito competentes no que faz, com capacidades de gerenciamento, e trabalham em busca de resultados.

O planejamento aumenta as chances de a empresa ser bem mais sucedida, e com isso leva mais empreendedores a usarem a técnica do planejamento para a melhoria da sua empresa. E procura assim fazer a lição de casa, minimizando assim seus riscos e tendo uma clara visão do futuro, e com isso o empreendedor normal seria o mais completo do ponto de vista da definição de empreendedor (DORNELAS, 2007). O MERCADO ATUAL DO SEGMENTO ALIMENTICIO DAS CONFEITARIAS Primeiramente vamos analisar as tendências de mercado consumidor, lembrando que tendência é a transformação dos hábitos cotidianos do consumidor, isto se dá através de fatores psicológicos, sociológicos e econômicos. É preciso se antecipar a estas tendências, identificando estas mudanças de hábitos, antecipando, para que esta tendência se torne um hábito do consumidor no mercado em que está inserido.

Observa–se algumas oportunidades e tendências no mercado da confeitaria, o aumento de consumo de produtos mais saudáveis, como light, diet e orgânicos, além do aumento de produtos fáceis de levar na bolsa bem como o aumento das chamadas embalagens atraentes. O Perfil Mítico se subdivide em Mítico Sensorial, em que o consumidor tem plena consciência do produto que deseja se utilizar no dia a dia, sendo exigente, com alta qualidade na busca do seu bem estar e conforto. E o Mítico Instrumental, é o perfil cheio de exageros, buscando o seu lado excêntrico e cosmopolita. O Perfil Criativo se subdivide em Criativo engenhoso, em que consegue estabelecer um equilibrio entre ser inovador e ser refinado, busca produtos exclusivos feitos sob medida, produtos com simplicidade e qualidade.

E o Criativo imaginativo atua no seu modo imaginário e criativo, buscando um mundo de arte e sonho, o mercado da fantasia e do surreal o atrai. VAREJO – PERSPECTIVAS ATUAIS O cenário economico atual neste inicio de 2018 ainda é de recuperação, perante os quatro anos de crise economica, mas a tendência é que o cenário do setor varejista melhore no decorrer do ano, de forma lenta mas gradual. A produção própria é uma tendência entre as confeitarias, isso faz com que amplia – se o seu mix de produtos, investindo em novas linhas, e ampliando suas receitas em busca sempre de novidades para o cliente, sendo portanto uma ótima maneira de fidelizar o cliente, pois se padroniza o sabor e seu mix de produtos também. vitrines A vitrine tem o objetivo de levar o cliente para dentro do estabelecimento, o ideal de uma vitrine é a exposição da maioria dos itens de sua loja, mesmo que para isso se utilize de um refrigerador com os produtos expostos.

As vitrines tem que expor produtos que tenham valor agreagado, pois o consumidor hoje em dia busca rapidez e qualidade em um tempo mais escasso. embalagem Atualmente as embalagens vem com amplos modelos e formas, algumas nas prateleiras são bem reconhecidas, outras nem tanto, mas o importante é que a embalagem seja feita a medida do produto a ser ofertado, ou seja não existe produto sem a embalagem, formam como um “casamento”, em que quanto mais ousada é e bem feita, tem grandes chances de se destacar em uma prateleira seja de uma doceria ou de um supermercado. Hoje em dia aquele produto bem embalado, chamativo, tende a passar mais segurança para o consumidor, pois embalagens bem feitas pode ser usada até como presente em qualquer ocasião, lembrando que a embalagem além de chamar atenção pela sua forma, é importante pensar no seu acondicionamente, para que mantenha a sua temperatura, formato e que facilite o transporte do mesmo, hoje em dia é importante destacar a importância de usar embalagens com certifiação ambiental, como é o exemplo do selo FSC (Certificação florestal), mostrando para o cliente a importância da preocupação com o meio ambiente.

A empresa atua no ramo de doces gurmert e os tradicionais, como brigadeiros, bolos de pote, tortas de pote, panetones tradicionais e trufados e ovos de páscoa com e sem recheio. Também trabalha na produção de doces para casamento e eventos, e para isso envia uma amostra dos doces como forma de divulgação e para que o cliente escolha os sabores, padronizando assim qualquer encomenda que realiza. Aleska começou no ano de 2017, abendonou a carreira de engenheira para se aventurar nos doces, ou seja esta no ramo há pouco tempo, e hoje em dia o mercado da confeitaria esta muito acirrado, e um dos desafios quando começou foi procurar se manter no mercado pela qualidade de seus produtos, atendendo os paladares mais exigentes e com isso ganhando cada vez mais a fidelidade de seus clientes.

DIAGNÓSTICO DA EMPRESA Em visita a toda a linha de preparo dos produtos, foi verificado um cadastro de clientes bem organzado por ordem alfabética e um extenso controle de recebimentos, pagamentos e apuração de perdas e lucros, com uma tabela de preços e procurando trabalhar com uma margem de lucro sempre na margem de 70%. Buscando sempre a melhoria continua e a busca de novidades no ramo da confeitaria, a empresária formou–se em chef confeiteira pela renomada escola de gastronomia Le Grand Chef, e já possui vários diplomas de mestre chocolateiro, em uma renomada chocolateria de São Paulo, a Chocolataria, especializada no processo, produção e prepado dos melhores chocolates da atualialidade. REFERÊNCIAS DE OLIVEIRA, José Mario.  Um estudo sobre panificação, biscoitos e confeitaria.

Disponível em:. sebrae. com. d. Editora LTC, 2015. FURTADO, Beth. Desejos Contemporâneos - Patchwork de Tendências Ideias e Negócios em Tempos de Paradoxos. Editora Gouvêa de Souza, 2008. daninoce. com. br/gastronomia/sobre-tudo-e-sobre-o-nada/a-historia-da-confeitaria/. Acesso em: 01/12/2017. ZDANOWICZ, José Eduardo.

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