Airbag

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Física

Documento 1

O primeiro carro col airbag foi o Classe S (série 126). Após diversos aprimoramentos, o airbag se mostrou tão eficaz que se tornou obrigatório em grande parte dos veículos automobilísticos. Para que o dispositivo seja acionado, o carro conta com os equipamentos: - sensores localizados no para-choque do automóvel; - bolsa plástica (batizada de airbag) com capacidade para 70 litros de gás, que fica acondicionada dentro do ponto central do volante de direção, esta contém substâncias químicas reagentes entre si (NaN3 → 2 Na + 3 N2). Antes que ocorra o impacto, os sensores já transmitem um impulso elétrico (faísca) que causa a detonação da reação química, esta é a grande responsável por inflar a bolsa plástica. Alguns centésimos de segundo depois, o airbag está completamente inflado.

m/s (), que nada mais é do que sua variação da quantidade de movimento. Quanto maior a velocidade do veículo antes da colisão, maior o impulso necessário para parar o motorista. Para diminuir os danos ao ocupante do carro, é necessário diminuir a força de impacto, para isso basta aumentar o tempo da colisão da pessoa com o painel, volante ou laterais (). Considerando duas colisões idênticas, mas levando em conta que em apenas uma das situações o carro possui airbag. A colisão motorista x airbag tem uma duração muito maior do que a colisão motorista x painel. d) diminuir o impulso recebido pelo passageiro devido ao choque, reduzindo assim a força recebida pelo passageiro. Resposta: LETRA “A” A partir do teorema do impulso, temos: I = ΔQ F.

Δt = m. Δv F= m. Δv      Δt 2-Por meio dessa última relação, podemos perceber que a força é inversamente proporcional ao intervalo de tempo, logo, a função do airbag é aumentar o intervalo de tempo de colisão entre o passageiro e o carro para reduzir a força recebida. O airbag aumenta o impulso da força média atuante sobre o ocupante do carro na colisão com o painel, aumentando a quantidade de movimento do ocupante. II. O airbag aumenta o tempo da colisão do ocupante do carro com o painel, diminuindo, assim, a força média atuante sobre ele mesmo na colisão. III. O cinto de segurança impede que o ocupante do carro, em uma colisão, continue se deslocando com um movimento retilíneo uniforme.

O impulso durante a colisão é mantido constante. II. CORRETA. III. CORRETA.

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