Resolvendo as coisas com okr

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Lingua Portuguesa

Documento 1

Orientador: Mestre, Luiz Cuevas Aprovada em _____ de ________________ de 2020. BANCA EXAMINADORA ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ Manaus/AM 2020 A todos que me apoiaram. AGRADECIMENTOS A minha mãe Iracema santos Sampaio por ter me ajudado na caminhada até aqui, me proporcionado tudo que necessitava, a minha tia Maria Alves de Oliveira uma segunda mãe para mim e minha irmã Ana Paula Sampaio Carlsson por me incentivar a terminar o mais rápido possível a faculdade, também gostaria de ressaltar meu agradecimento a faculdade Fucapi, ao mestre Paulino Wagner Palheta, meu orientador e professor Luiz Cuevas, e a profissional lama maria que me auxiliou muito na construção desse projeto no que se refere a abnt. “Inovação é o resultado de um hábito, não um ato aleatório” Sukant Ratnakar RESUMO O presente estudo visa discorrer sobre a importância da aplicação da metodologia de gestão OKR na entrega dos projetos voltados a área de TI.

Conforme será detalhado no trabalho há uma grande necessidade de inovação nas empresas principalmente quando se trata na aplicação de metodologias de gestão que auxiliem em suas estratégias de projetos, destarte esse estudo visa clarificar a necessidade do uso da metodologia OKR como sendo uma aplicação que traz resultados consistentes aos projetos, fazendo com que os projetos iniciados pelas empresas alcancem a sua finalização. TI. SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO. PROBLEMA. OBJETIVOS. CONCLUSÃO. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. INTRODUÇÃO Há no contexto atual um grande desafio das empresas em executar os seus planejamentos e em traçar as suas estratégias empresariais, e essa dificuldade ocorre principalmente pelo fato das empresas se basearem em metodologias tradicionais de planejamento de forma que a sua evolução encontra-se estagnada no mercado gerando a falência de muitas empresas.

Propõe-se nessa pesquisa a aplicação de uma nova metodologia de gestão visando à resolução dos projetos e estratégias de forma mais eficaz, o que se contrapõe as metodologias de gestão usuais. Na aplicação do OKR visiona-se a conclusão dos projetos e estratégias traçadas, de forma que essa iniciativa inicial não fique atrelada somente a elaboração descritiva das empresas, sendo colocado em prática na busca de um melhor alcance dos seus objetivos. ASPECTOS DE INOVAÇÃO A metodologia OKR traz como inovação uma nova metodologia de gestão que é aplicada nas estratégias de projetos, principalmente no setor de TI, onde há uma necessidade de agilidade e entrega de projeto conciso, de forma que a estratégia seja consistente e tenha um início e conclusão, trazendo mais benefícios à empresa.

METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO A metodologia do trabalho é de pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Para alcançar os objetivos propostos, utilizou-se como recurso metodológico, a pesquisa bibliográfica, realizada a partir da análise pormenorizada de materiais já publicados na literatura e artigos científicos divulgados no meio eletrônico. O texto final foi fundamentado nas ideias e concepções de autores como: Freitas (2010), Vigorito (2019), Souza (2018), dentre outros. Conforme Northcott (2007) apud Freitas (2010) a abordagem qualitativa em uma pesquisa concentra-se na identificação de características de situações, eventos e organizações. Carvalho & Rabechini Jr. defendem a importância que o conceito de ciclo de vida tem para os gerentes de projetos, de forma a os auxiliarem a administrar de forma mais linear os projetos. A lógica se encontra no fato de que através das fases é possível haver entendimento sobre as saídas esperadas e, assim sendo, os participantes passam a obedecer aos requisitos de cada fase, tornando o controle mais profissional.

A quantidade de fases encontradas no ciclo de vida de um projeto pode apresentar variações significativas. De fato, alguns projetos podem ter quatro ou cinco fases e outros podem chegar a ter nove ou mais (PMI, 2004). Hartman e Ashrafi (2002) definem causas críticas: falta de definição do que seja sucesso, falta de apoio da alta administração, falta de métricas para controle e falta de alinhamento dos interessados com critérios de sucesso. A ambiguidade e a complexidade dos projetos trazem implicações para a gestão de projetos, por exemplo, a necessidade de ciclos de interações entre projeto de produto e testes no desenvolvimento de novos produtos. Tais interações são muito importantes em ambientes que exigem tempos curtos de lançamento do produto no mercado.

Conforme detalha Neto (2015) um aspecto importante do gerenciamento de projetos diz respeito às restrições de prazo, escopo, custo e qualidade. São elementos interdependentes que concorrem para o sucesso de um projeto. O que se busca a partir dessa forma de administrar é, assim, a melhoria contínua da performance da equipe a partir do estabelecimento e da mensuração de metas a serem atingidas. Conforme o Sebrae (2020) em pequenas e médias empresas a falta de estratégia na gestão e a falta da consolidação dos resultados é a grande causa de falência dessas empresas, sendo assim a metodologia OKR eficaz na aplicação de estratégias para essas empresas. Segundo Rocha (2020) um dos aspectos mais interessantes dos OKRs é o fato do modelo não ser sistemático e com diversas regras inflexíveis, como as metodologias de gestão tradicionais.

  Além disso, Rocha (2020) lista seis principais diferenças entre OKR e as metodologias tradicionais 1. Suas metas são definidas para um período de tempo mais curto, sendo mais tangível de se alcançar e também permitindo corrigir um erro rapidamente. Para alcançar grandes resultados, serão necessários grandes esforços. No entanto, somente dedicação não fará com que atinja os seus objetivos. ANÁLISE DO OKR COMO NOVA METODOLOGIA DE GESTÃO NOS PROJETOS Conforme o Sebrae (2020) uma cultura de OKR se estabelece quando há um interesse real de uma empresa em estabelecer um processo estruturado para o alcance das metas. OKR’s nada mais são do que um conjunto de objetivos inter-relacionados que, alcançados de forma individual ou coletiva, contribuirão para os objetivos macro de uma organização.

Dessa forma, eles são vitais para que o profissional entenda o seu escopo de trabalho e saiba onde direcionar seus esforços e onde não gastar energia. Para isso, é imprescindível que haja uma comunicação eficaz e que os líderes se aproximem mais dos liderados, uma vez que desempenham papel fundamental no funcionamento de toda a engrenagem. Rocha (2020) destaca que ao se trabalhar com OKR observa-se que o objetivo é qualitativo e os KRs (na maioria das vezes entre 2 e 5 para cada objetivo) são quantitativos. Enquanto os objetivos devam ser concisos, claros e aspiracionais para estarem sempre na cabeça dos colaboradores, os key results são usados para indicar se o objetivo foi atingido até o final de período – normalmente trimestre para OKRs táticos e anual para OKRs estratégicos.

Eles são usados como uma ferramenta de gestão e comunicação muito eficaz, pois auxiliam na criação de foco e alinhamento do esforço de toda a equipe em torno de um objetivo desafiador. CONCLUSÃO OKR’s elevam a produtividade e reduzem de forma grandiosa o estresse no ambiente de trabalho. RABECHINI JR. R. Construindo Competências para Gerenciar Projetos: Teoria e Casos. ª edição. São Paulo: Atlas, 2009. ASHRAFI, R. Project Management in the information technology and information systems industry. Project Management Journal, v. n. p. OKR: Como a metodologia pode auxiliar a empresa a ter mais resultados. Disponível em: https://resultadosdigitais. com. br/blog/o-que-okr/. Acessado em: 31 de maio de 2020. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Engenharia da Computação da Universidade Federal de Pernambuco como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Engenharia da Computação.

Recife. TORRES, Marcelo Douglas de Figueiredo. Estado, democracia e administração pública no Brasil. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.

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