Resenha do Artigo: O ensino da argumentação na leitura, na produção textual e na análise linguística: reflexões teórico-propositivas

Tipo de documento:Projeto de Pesquisa

Área de estudo:Zootecnia

Documento 1

Rio Grande do Norte: Revista do GELNE, 2015, volume 17, n° ½: 159-183. O artigo "O ensino da argumentação na leitura, na produção textual e na análise linguística: reflexões teórico-propositivas", do Autor Erivaldo Pereira do Nascimento, da Universidade Federal da Paraíba, apresenta o objetivo de discutir a possibilidade de trabalhar a argumentatividade no ensino de leitura, produção textual e análise linguística, partindo de uma concepção linguístico-discursiva da linguagem humana. Na Introdução, o Autor constroi a proposta do artigo seguida dos títulos: "Argumentação e ensino"; "O ensino de argumentação na leitura e na produção textual", onde propõe atividades de fixação do conteúdo; "O ensino da argumentação na análise linguística", que também há exercícios para a prática do conteúdo e as "Considerações finais", que encerra a exposição do trabalho.

Tal Autor recorreu as Teorias da Argumentação propostas por Perelman (1999) e Ducrot (1987, 1988), como forma de elucidação da sua tese, que trata do contato entre um orador e seu auditório, relatando caber ao orador a escolha dos elementos: fatos e valores, forma e linguagem, além de tratar da argumentação como um gênero de maior importância dentro da Língua Portuguesa, visto que, "todos os gêneros, em maior ou menor grau, são argumentativos. Como o uso da língua sempre apresenta alguma intenção ou objetivo, a interação denota comunicação através da linguagem. Ele afirma que os gêneros opinativos favorecem a argumentação. Atualmente, o ensino de argumentação já não permite a exclusão dos outros gêneros, por isso, as disciplinas e a argumentação devem ser trabalhadas em conjunto.

No texto, de fácil compreensão e leitura harmoniosa, indicado para o público acadêmico, principalmente voltado à Letras e Literatura, Erivaldo sugere que "trabalhar a argumentatividade no ensino da análise linguística é criar condições para que o aluno tome consciência do uso argumentativo dos diferentes elementos da língua, em diferentes enunciados, proposta de justa adequação no cotidiano de ensino, visto a importância da argumentação desde o ensino da língua materna e estimula a reflexão amplificada da visão do professor. Erivaldo Pereira do Nascimento é graduado em Comunicação Social, habilitado em Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba (UFP - 1997), licenciado em Letras pela UFP (2004) e doutorado na mesma área e Universidade em 2005. Realizou estágio de Pós - Doutorado na Argentina e segue carreira em diversas atividades, como de professor, pesquisador e coordenador.

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