Técnicas de Gerenciamento de projetos

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Lingua Portuguesa

Documento 1

Palavras-chave: Governança de TI. Técnicas Gerenciamento. Projetos ABSTRACT This article seeks to show the importance of project management techniques that bring business management, where, currently, it is safer to carry out a project, due to the promotions offered in the medium as techniques used, to maintain the financial health of the business, this article aims to demonstrate the relevance that these techniques have to link between project management and IT Governance, highlighting as advantages that can be achieved with the adoption of these techniques. The study was carried out by means of bibliographic review and articles already published with different approaches, and had as main focus, the technical theme of project management. At the end of the research, we concluded that a strategic union between several factors makes it possible to reduce errors in a project that reduces the effectiveness in execution and with less risk of not being carried out by an organization.

O artigo teve como Tema: Técnicas de gerenciamento de projetos. A justificativa da pesquisa consiste em prover dados mais específicos na elaboração de um projeto evitando possíveis erros futuros e custos adicionais, devido a isso as técnicas são identificadas como sendo uma ferramenta bastante efetiva para a conclusão de um projeto da forma que foi planejada. Governança de ti 2. Contexto histórico A Governança de TI é entendida como uma parte da Governança Corporativa, desse modo para compreender o que é a Governança de TI em primeiro e preciso compreender o que é Governança Corporativa. Em decorrência de maior controle pelas organizações, ou seja, transparência em diversas ações internas e externas surgi na década de 90 a Governança Corporativa em todo mundo.

Sendo assim a Governança de TI envolve analise e o gerenciamento da TI trabalhando como sendo um apoio á instituições buscando atingir seus objetivos planejados, assim como coordena seu uso para a execução das atividades. A governança engloba estratégias e princípios para a utilização da TI dentro de uma instituição. Para Alves et al, (2013) o conceito de GTI apresenta em comuns aspectos que buscam tratar da organização, dos processos, gestão de pessoas da TI, direcionamento da TI em relação às metodologias do negócio, técnicas e objetivos da empresa, tomada de decisão e criando valor para a instituição. Governança de TI é de responsabilidade do Corpo de Diretores e Gerencial. GTI integra a Governança da Empresa e consiste em mecanismos de liderança, estrutura organizacional e processos e garantem que a TI da organização mantém e alcançam as estratégias e objetivos da organização (BOARD BRIEFING ON IT GOVERNANCE, 2º Edição) A governança de TI tem a função de gerar estes controles de maneira que a TI trabalha de forma mais clara possível, assegurando que as informações catalogadas em seus arquivos sejam organizadas de forma confiável.

Um projeto também poderá ser encerrado se o cliente (cliente, patrocinador ou financiador) desejar encerrá-lo. Temporário não significa necessariamente de curta duração. O termo se refere ao engajamento do projeto e à sua longevidade. O projeto e entendido como uma iniciativa que possui objetivos bem estruturados que necessita de recursos para sua execução onde tem um prazo pré-estabelecido, e requer custo e qualidade. Ainda que, os projetos, em grande parte deles são exclusivos de organizações (KERZNER, 2006). Conceito de gerenciamento de projetos Segundo VALLE EL AL (2010) o gerenciamento de projetos consiste na aplicação do saber, mensuradas pela competência e habilidades recursos é métodos empregado nas atividades do projeto com a finalidade de cumprir os interesses propostos, além de acatar e executar o que foi pré-estabelecido dentro das expectativas dos interessados finais do projeto, ou seja, os stakeholders, englobando aspectos como: finalidade, período de execução, custos e qualidade.

“A tarefa central do gerenciamento de projetos sempre foi à combinação do trabalho de diferentes pessoas para a execução de tarefas que seriam úteis para os clientes ou as organizações” (VALLE et al. Segundo Silva (2015) e definido como: É a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas ás atividades do projeto a fim de atender aos seus requisitos. O PMI divide o gerenciamento de projetos em grupos de processos e área de conhecimento. Os grupos de processos são: Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle e Encerramento. Gerenciamento do custo do projeto: incumbido de estabelecer, coordenar e gerencia os custos movimentados no projeto; 5. Gerenciamento da qualidade do projeto: Técnicas essa que tem como objetivo estabelecer um padrão que seja eficiente e atenda toadas as normas de qualidade que são estabelecidas em todo o decorrer do projeto.

Gerenciamento dos recursos humanos do projeto: Requer técnicas que tem como propósito organizar e dirigir a equipe responsável pelo projeto. Os procedimentos exercidos nesse grupo estabelecem e definem as características de cada profissional, o nível institucional e responsabilidade que cada integrante da equipe possui no projeto. Gerenciamento das comunicações do projeto: procedimentos que fazem parte da criação, coleta, retenção, finalidade e difusão das informações do projeto, de maneira que seja produtiva, apropriada a sua área de atuação. Elaborado pelo autor Para Melo (2012) as técnicas dos conjuntos de processos estão relacionadas ao gerenciamento de projetos e consequentemente elas se relacionam entre si no decorrer de toda a realização do projeto. Desse modo, quando ocorre uma saída do processo geralmente abre espaço para a entrada de outros processos subsequentes que se voltam em um ciclo de uma nova entrada para novos processos subsequentes e seguidamente, até a finalização do projeto e estão interligadas pelos objetivos que se encontram em concordância por mais que sejam apresentadas de formas diferentes, e ainda como uma conexão de entrada e saída bem estabelecida, desse modo os processos se coloca a acima do outro, promovendo uma dinâmica que se repeti de forma metódica durante todo o projeto.

Nesse contexto segundo a (GUIA PMBOK, 2013, p. para que o projeto atinja resultados em sua execução e necessário que equipe de projeto faça: • Escolher as técnicas adequadas para preencher os requisitos principais dos objetivos projeto; • Utilizar uma abordagem determinada que seja capaz de se ajusta para atender aos objetivos esperados do projeto; • Definir e preserva a comunicação e o comprometimento adequado com as partes envolvidas; • Atingir os objetivos e requisitos para supri ás necessidades e perspectiva das partes envolvidas; • Adquirir um equilíbrio que abrangem a procura que faz concorrência ao escopo, organograma, estimativa de preços, qualidade, ferramentas e risco para elabora um produto, serviço ou resultados individuais. As instituições e o gerenciamento de projetos As instituições utilizam a governança para determinar o gerenciamento de forma estratégica assim como os critérios de desempenho.

Que se inicia no começo da coleta de informações sendo identificada no que o cliente deseja em seu projeto. Desse modo, a eficácia de um projeto pode ser determinada como auxilio do objetivo estabelecido para o mesmo, usando orçamentos pré-definidos, a competência e o período acordo segundo o planejamento realizado para o projeto (PATAH, 2004). CONSIDERAÇÕES FINAIS O presente artigo apresentou um breve contexto histórico das definições em relação às técnicas de gerenciamentos de projetos dentro da Governança de TI, sendo possível fazer várias associações devido à atual importância que adquiriu nos últimos tempos, uma interação que reduz burocracia e agilizou o serviço promovendo maior qualidade como também um controle bem mais acessível entre elas.

Por meio das várias técnicas adotas pelo Gerenciamento de Projetos, é possível atingir diversas vantagens reais e fundamental para alcançar o objetivo do projeto dentro de uma organização. Independentemente do tamanho de uma organização o gerenciamento de projeto consegue promover resultados benéficos a ela, devido à agilidade que o atual cenário possui onde a um processo muito rápido do próprio mercado, que se transformar em uma velocidade muito rápida, e nesse novo modelo de mundo, quem possui informação consegue atender as exigências do mercado e principalmente dos clientes que se tornaram muito exigentes devido a grande concorrência que atualmente existe. B. Vidal, A. G. R. IT governance frameworks: a literature review of Brazilian publications. Disponível em: http://www. ligiatavares.

com/gerencia/uploads/arquivos/24cccb375b45d32a6df8b183f8122058. pdf>. Acesso em: 31 de Mar de 2020. In: VAN GREMBERGEN, W. Strategies for information technology governance, Hershey: Idea group publishing, 2004. HELDMAN, K. Gerência de projetos: guia para o exame oficial do PMI. ed. Gestão de Projetos: Uma abordagem Global. ª tiragem. São Paulo: Saraiva, 2006. MELO, D. R. PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE – PMI. Um guia do conjunto de conhecimentos do gerenciamento de projetos: PMBOK. ed. Newtown: PMI, 2013. RIBEIRO. Disponível em:https://www. diariodeti. com. br/afinal-o-que-e-governanca-de-ti/. Acesso em: 30 de Mar de 2020. tcu. gov. br/governanca/governanca-de-ti/home/. Acesso em: 29 de Mar de 2020. VALLE, A. S, C. A. P. FINOCCHIO J. J. Gerenciamento de projetos de tecnologia da informação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. WEILL, P. Ross, J. Governança de TI.

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