Relatório de Estágio I Unopar (Educação Infantil) Aprovado com nota máxima

Tipo de documento:Portfólio

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

RELATO DA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP). RELATO DA ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS DA ESCOLA. RELATO DA ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE. RELATO DE REUNIÃO PEDAGÓGICA OU CONSELHO DE CLASSE. RELATO DO LEVANTAMENTO DE MATERIAIS DE APOIO ESPECÍFICOS PARA ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS. ANEXOS. INTRODUÇÃO O presente relatório, objetiva discorrer sobre a experiência e os resultados obtidos durante o processo de efetivação do estágio supervisionado 4º semestre do curso de pedagogia da Universidade Norte do Paraná (Unopar). O estagio foi desenvolvido no colégio “Sonho meu”, instituição de ensino situada na rua Espanha, nº 110 bairro Horto, Betim. Temos cerca de 285 alunos, que em sua maioria são moradores da região central de Betim. O colégio “Sonho meu” atende crianças a partir de 1 ano com maternal 1, 2 e 3 e ensino fundamental até o do 1º ao 3º ano.

No artigo a autora investiga relações entre desenvolvimento infantil e ensino na faixa etária de 0 a 6 anos em obras selecionadas de autores da psicologia histórico-cultural. Pasquali (2001), aborda que a literatura contemporânea voltada à educação de crianças de 0 a 6 anos apresenta a partir da década de 1990 um intenso debate acerca da especificidade do trabalho pedagógico junto a essa faixa etária. Observou-se a necessidade de criar uma identidade própria para caracterizar a educação infantil que não fosse a mera concepção de ensino-aprendizagem. Nesse sentido a autora cita as ideias de Cerisara (2008) que defende que o foco, na Educação Infantil, não estaria nos processos de ensino-aprendiza- gem, mas nas chamadas relações educativo-pedagógicas. Nessa linha, Pasquli (2001), aborda as ideias defendidas pelos psicologos: Vigotski, Leontiev e Elkoni que buscavam contribuir com o debate atual acerca da especificidade do trabalho pedagógico junto a essa faixa etária.

No ideal de educação defendido pelos autores , os alunos são os que constroem seus conhecimentos e são sujeitos ativos de sua aprendizagem. Portanto, o modelo de comunicação unidirecional não deveria mais ser utilizado. Para que os alunos construíssem suas idéias, seria necessário transformar a sala de aula em um espaço de debate. A comunicação deve ocorrer livremente entre aluno-aluno e aluno-professor, com ambas as partes prontas para falar e ouvir. O papel do professor nesta sala de aula seria aplicar o seu conhecimento onhecimento no processo ensino-aprendizagem de modo a permitir no aluno uma manifestação de pensamento , ou uma reflexão do ensino, sendo que grande parte do desenvolvimento infantil ocorre pelas interações com o ambiente, que determinam o que a criança internaliza.

O colegio “Sonho meu”, é uma escola que adota uma linha pedagógica baseada e estruturada na construção do conhecimento denominada construtivista / sócio-interacionista. Ou seja o conhecimento se dá numa rede de relações, num jogo de interações em que diferentes papéis complementares são assumidos e atribuídos pelos participantes. Em linhas gerais o construtivismo tem como base que aprender ( bem como ensinar) significa construir novo conhecimento, descobrir com significado algo, baseado em experiências e conhecimentos existentes. O colégio ainda preza pela educação inclusiva e especialmente com metodologias voltadas para alunos com déficit de aprendizagem. A educação inclusiva baseia-se no princípio de que cada criança tem características, interesses, capacidades e necessidades de aprendizagem diferentes e devem ser os sistemas educacionais projetados e os programas educacionais implementados, levando em consideração a grande diversidade dessas características.

Dessa forma, é função da instituição acolher as crianças em suas necessidades individuais e, ao mesmo tempo, inserí-las no coletivo. O brincar, o cuidar e o aprender são pilares essenciais que embasam a prática da educação na intituição de ensino. O brincar está presente na rotina e, à medida que os alunos brincam, desenvolvem papéis e enredos construídos individual e coletivamente, exercitando o aprender, o ser, o fazer e o conviver. Para tal, os educadores buscam oferecer ambientes enriquecedores, para que a criança siga avançando em suas aprendizagens, construindo seu pensamento. Cuidar e educar estão integrados. O ” Colégio Sonho meu”, dispõe de uma vasta coleção de livros e de materiais diversos para o apoio didático que trazem conteúdos atualizados e aprofundados, pensados para cada etapa de aprendizagem, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Trata-se, portanto, de um material que atende ao PPP da instituição , ao aluno e professor, além de atender também realidade sociocultural da escola em um todo. Além dos livros, como mencionado, a escola também utiliza materiais cartográficos, instrumentos musicais, filmes, ilustrações, textos, imagens de revistas, jornais, fotografias, vídeos explicativos, entre outros Os materiais são utilizados diariamente de acordo com a metodologia de ensino da ocasião, e os recursos são escolhidos pelos próprios professores. As atividades com uso de materiais didáticos podem aconter tanto em sala de aula, como em outras dependencias da escola (auditório, biblioteca, pátio). RELATO DA ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE A entrevista foi realizada com a professora Priscila Gonçalves Braga Ferreira, pedagoga graduada pelo Centro Universitário UNA, com especialização em curso na área de Psicopedagogia Clínica com ênfase em Neuroaprendizagem.

Ressaltando sempre o respeito ao outro. Em se tratando de uma instituição de ensino privada os materiais de apoio utilizados para tratar esses temas são adquiridos pela escola ou recebidos por diferentes editoras, como por exemplo, Moderna Compartilha. A professora entrevistada considera os temas transversais estão presentes diariamente no cotidiano das minhas aulas, que surgem a partir da necessidade das crianças, como ética, que tem que ser trabalhada todos os dias. O Projeto Identidade que desenvolvo anualmente, está ligado ao autoconhecimento, e aos cuidados com o corpo que promovam a saúde e bem estar. Meio ambiente também, através do “Projeto Sustentabilidade”, incentivando a preservação e cuidado com o meio ambiente. Estes são os problemas para os quais os educadores tentam dar uma resposta baseada no conhecimento, reflexão e comprometimento de nós mesmos e de nossos alunos, abordando-os de todas as áreas do desenvolvimento.

De acordo com o PCN Essas temáticas diziam respeito aos conteúdos de caráter social, incluídos no currículo do ensino fundamental de forma “transversal”, não como uma área de conhecimento específicas mas como temas a serem tratados nas várias áreas que compunham o currículo, a saber: Língua Portuguesa, História, Geografi a, Matemática, Ciências Naturais, Arte, Educação Física e Língua Estrangeira. Eram abordadas como “questões urgentes que devem necessariamente ser tratadas, como a violência, a saúde, o uso de recursos naturais, os preconceitos que não têm sido contempladas por essas áreas” (BRASIL, 1997 , p. Nesse sentido, temas transversais devem ser considerados e trabalhados em todas as áreas curriculares, além de orientar a prática educacional em cada instituição de ensino.

Na programação, eles são selecionados e incorporados às unidades de ensino, levando em consideração os temas transversais estabelecidos pelo BNCC e os selecionados no nível de cada região. Mec, 2018) Alguns dos desafios do processo de elaboração do currículo são garantir uma proposta clara e coerente, assegurar uma progressão adequada das habilidades e definir como aspectos importantes - a formação integral, a realidade local e a identidade da escola, por exemplo – serão contemplados no documento. Com isso, o processo de implantação da BNCC no “colégio Sonho meu” já vinha acontecendo antes mesmo da oficialização do documento. A escola passou por um período de transição buscando sempre aprimorar os conhecimentos da equipe. A equipe gestora propôs estudos para os professores sobre a BNCC e análise de livros didáticos como forma de aplicar os aprendizados sobre a nova teoria.

Cada professor recebeu o documento de diversas formas para facilitar seu uso: postagem por e-mail, digital e aplicativos. Para alcançar o sucesso, é necessário aplicar uma série de técnicas e instrumentos , entre os quais podem ser diferenciados por estágios. Deve-se ter em mente que a avaliação tem uma função de feedback e, portanto, serve para demonstrar que os conteúdos são aprendidos ou que os alunos atingem as capacidades de acordo com a idade maturacional. Bonamino, 2002) No colegio “Sonho meu”, a avaliação, tanto na educação infantil quanto no ensino fundamental, ocorre de forma global, contínua e formativa. A observação direta e sistemática é considerado o pilar do processo de avaliação. A avaliação, em ambos os ciclos, deve servir para identificar o aprendizado adquirido e o ritmo e as características da evolução de cada menino ou menina.

A escola constitui, assim, o primeiro contexto social, depois da família, que permite ao aluno adquirir uma nova perspectiva sobre a interação de si mesmo e, um sistema social que mostra como se relacionar com adultos fora da família e com Dentro de da Instituição “Colégio Sonho meu”, o coordenador é o profissional cuja missão é liderar, supervisionar e coordenar uma equipe de professores e/ou pedagogos. O monitoramento educacional e administrativo de estudantes, estagiários ou estagiários também faz parte de suas funções. Manter a organização e a estruturação da ação pedagógica da escola pressupõe que o Coordenador Pedagógico elabore um plano de trabalho, para prever as ações a serem levadas à frente; o período em que cada uma delas deverá se realizar; os recursos necessários para esta realização; e os responsáveis por cada atividade.

O plano de trabalho, no entanto, não é definitivo, está aberto a mudanças, devendo ser um instrumento orientador de suas ações. Dessa forma, no “colégio Sonho meu”, é papel do coordenador contribuir para a organização e otimização do seu trabalho cotidiano, desejando que este se traduza na concretização dos desejos e necessidades da comunidade escolar onde atua, com vistas a uma educação de qualidade. As crianças são também mais dependentes. Na sala tem banheiros próprios e bem adaptados para os pequenos , e sempre que necessário, dão banho e trocam fraldas. As crianças são amaveis, estão em fase de aprendizagem: andar, falar, se alimentar sozinhos. Há momento de refeição, descanso e brincadeira , tudo sob a vigia constante da aducadora e assistente.

c) Reflexão sobre as aulas A observação foi muito importante, pois me ajudou a compreender o quão desafiador é o trabalho de um educador especialmente em se tratando crianças tão pequenas e vulneraveis. A professora é muito carinhosa e pacientes, especialmente em situações de conflito, tem intelegencia emocional o que a ajuda o coordenar as situações num todo eficientemente. c) Reflexão sobre as aulas Um ponto que chamou bastante atenção diz respeito a paciencia da professora e a sua capacidade de lidar com situações onde as grianças brigam e choram, por conta de brinquedos o outras situações. No geral a observação foi produtiva, percebo que as crianças dessa turma estão mais familiarizadas com a rotina escolar. RELATO - AULA 3 a) Iddentificação da aula Nome da escola: Colégio Sonho Meu Data: 12 de março de 2020 Série observada: Maternal 3 Horas observadas: 04 horas (13:00 as 17 hs) b) Descrição das Aulas A aula se inicia, e as crianças são conduzidas até a sala de aula na companhia dos pais, percebo uma boa relação entre eles e a professora.

O sala de aula é decorada com cartazes com figuras geométricas, vogais, numerais de 1 a 9, cartazes com imagens e desenho produzidos pelas crianças. Tem o momento de lanche onde observa-se a indisciplina de alguns alunos, a professora tenta conte-los com um pouco de dificuldade. Após o lanche a professora leva as crianças ao parquinho onde desenvolve, e depois forma roda de cantigas diversas. c) Reflexão sobre as aulas A observação foi muito importante, pois me ajudou a compreender de forma critica a rotina do professor, bem como os desafios dos mesmos para ensinar de forma eficiente crianças. A observação permitiu entender como funciona a organização didática em sala de aula, e como é importante desenvolver metodologias de ensino que possm ajudar os alunos com mais dificuldade de aprendizado, RELATO - AULA 5 a) Identificação da aula Nome da escola: Colégio Sonho Meu Data: 18 de fevereiro de 2020 Série observada: Infantil 2 Horas observadas: 04 horas (13:00 as 17 hs) b) Descrição das Aulas A professora recebe as crianças com músicas infantis, depois incia para as crianças a leitura “Amor de confusão” que ajuda em sua didática sobre Rima.

Explicar que é uma rima. Dessa maneira, a docente aborda temas centrais, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais. Durante todo o período de observação no colegio “Sonho meu” ficou claro que a equipe escolar se preocupa, de fato, com a qualidade da educação que oferecem às crianças. Este foi um dos pontos mais importantes destacados, pois trata-se de um dos objetivos fundamentais descritos no Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, além de ir de encontro com as necessidades que existem hoje na educação Foi perceptível a interação e a participação significativa dos alunos. O objetivo que se desejava alcançar era fazer com que os estudantes passassem a agir, interagir, operar, criar e construir a partir da metodologia supracitada.

O que de acordo com minha observação foi atingido satisfatoriamente. Objetivos Objetivo geral - Reconhecer o corpo , expressar sensações em momentos de brincadeiras, alimentação e higiene. Objetivos específicos • Desenvolver o autoconhecimento por meio da integração da criaça com o meio, e com a turma. • Estimular linguagem oral, a importancia da inclusão, e a identificação do “eu e o outro”. • Estimular o entendimento sobre a importancia de se adotar habitos saúdáveis de autocuidado em relação a higiente , e alimentação. • Desenvolver nas crianças os aspectos cognitivos e sociais da criança. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Plano de Aula: Eu e o meio ambiente Identificação Escola Colegio Sonho Meu Professor regente Priscila Gonçalves Braga Ferreira Professor estagiário Natieli Andrade Disciplina Série Maternal 2 Turma A Período Tarde Conteúdo • Estimular o cuidado com a natureza.

• Nomear e reconhecer diferentes animais. Objetivos Objetivo geral - Conscientizar sobre a importância de preservar e cuidar do meio ambiente que vivemos. A avaliação envolverá também os pais, que serão os interlocutores entre o trabalho do professor e a mudança na qualidade de aprendizagem dos alunos, por eles observada. Referências BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Recursos • Para a execução deste projeto didático serão necessários: Lapis, folhas a a, borracha, lapis de cor Avaliação • A avaliação se dará pelo resultado obtido em cada aula observando a • integração entre as crianças, a participação e o interesse nas atividades. A avaliação envolverá também os pais, que serão os interlocutores entre o trabalho do professor e a mudança na qualidade de aprendizagem dos alunos, por eles observada.

Referências BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Base Nacional Comum Curricular. A avaliação envolverá também os pais, que serão os interlocutores entre o trabalho do professor e a mudança na qualidade de aprendizagem dos alunos, por eles observada. Referências BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. • Desenvolver os movimentos finos que envolvam as mãos, adquirindo controle e • expressão gráfica com a progressão de exercícios que irão auxiliar no futuro aprendizado da escrita e da leitura. • Desenvolver estímulos sonoros e auditivos através de operações concretas. Ampliar vocabulário e linguagem como meio de comunicação, desenvolvendo a imaginação, criatividade, organização de ideias. • dentificação do nome próprio.

Metodologia • Desenvolver brincadeiras, explorando o espaço com o corpo; • Distribuir aos grupos, folhas de papel A4 ou cartolinas • Ainda com os alunos em grupo, entregar recortes de partes que compoe a cabeça humana de diferentes formatos e tamanhos, para estimular o interesse do aluno a professora pedirá que os grupos montem os recortes para formar um desenho. Fixar no azulejo o corpo de papel Kraft com a foto do rosto da criança para que elas pintem e identifiquem as partes do corpo • Momento do descanso; • Fruta; • Rodas de musica com dança e movimentos. • Saída. Recursos • Para a execução deste projeto didático serão necessários: Folhas de kraft; Fotos impressas do rosto de cada criança; Tinta. Avaliação • A avaliação se dará pelo resultado obtido em cada aula observando a • integração entre as crianças, a participação e o interesse nas atividades.

A avaliação envolverá também os pais, que serão os interlocutores entre o trabalho do professor e a mudança na qualidade de aprendizagem dos alunos, por eles observada. No geral, o professor elogiou as propostas com poucas considerações, o que para mim enquanto estagiaria foi muito importante pois a melhor forma de ensinar é aprendendo. E o professor , por sua experiência acadêmica é um aliado fundamental para a minha formação acadêmica e profissional. REGÊNCIA Relato de Regência Identificação da aula Escola Colégio Sonho Meu Datas 18 e 21 de março de 2020 Turno Tarde Série e turma Maternal 2 Número de alunos 25 Conteúdo. Professor regente Priscila Gonçalves Braga Ferreira Descrição da aula No primeiro dia: A aula se iniciou as 13:00 hs, recebi as crianças (na companhia da professora) na entrada da escola.

A professora e apresentou aos alunos, que foram muito receptivos comigo. RELATO SOBRE A REGÊNCIA As aulas de regência foram ministradas entre os dias 18 e 21 de março , tendo carga horaria tital de 6 horas. O aulas foram realizadas no ensino Materinal 3, e a turma que regi era composta de 14 alunos com idade de 3 anos aproximadamente, de ambos os sexos a maioria residentes na região central da cidade de Betim. Para iniciar as atividades de regência no primeiro dia foi realizado o planejamento em cima de dois planos de aula, um para cada disciplina visando contemplar assuntos das duas disciplinas, bem como, assuntos do cotidiano Com base nas observações das aulas do professor, busquei realizar um planejamento bem estruturado do que seria ministrado na primeira aula, esquematizando um plano de aula com base na realidade de cada aluno, especialmente considerando que no contexto da sala de aula existem alunas que tem mais facilidade de aprendizado em detrimento de outros.

Ao final da experiência em sala, pude perceber que a teoria embora abrangente – sobre teoria , me refiro ao aprendizado durante a graduação – não contempla todos os processos envolvidos na prática didática. Mesmo assim ,todo o aprendizado em sala de aula serviu de subsidio para que o plano de aula pudesse ser estruturado e aplicado no periodo de regencia. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Fundamental: Geografia e História. Brasília: Ministério da Educação e Cultura, 1998 a. Disponível em: <http://portal. mec. gov. GUEDES, Josenilson Viana; SILVA, Angela Maria Ferreira da and GARCIA, Luciane Terra dos Santos. Projeto político-pedagógico na perspectiva da educação em direitos humanos: um ensaio teórico. Rev. Bras. Estud. OLIVEIRA, M. C. Plano de aula: ferramenta pedagógica da prática docente.

In. Pergaminho. T. E. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? São Paulo: Moderna, 2006. MERISSE, A. Origens das instituições de atendimento à criança pequena: o caso das creches.

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