Pasta de Estagio Supervisionado Licenciatura Química

Tipo de documento:Portfólio

Área de estudo:Gestão de projetos

Documento 1

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA. ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO. ANALISE DOS DOCUMENTOS DA ESCOLA. ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS. APÊNDICES. ANEXOS. CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO 1 INTRODUÇÃO O presente estágio realizado na Escola Estadual_________________, uma escola pública de periferia situada à rua_______________, na cidade de_______________, proporcionou-me uma experiência muito significativa em torno da prática educacional. O contato com a escola, a interação com a comunidade, a análise de livros didáticos e documentos diretamente ligados à escola, a participação nas atividades, a possibilidade de analisar a relação professor/aluno e a rotina dos profissionais que compõe o ambiente escolar, são atos, que foram possibilitadas pelo estágio, e que se fazem indispensáveis para o entendimento muito importante em torno da prática docente.

Atua nas modalidades de ensino fundamental II e médio. A escola possui atualmente, aproximadamente 758 alunos regularmente matriculados nos três turnos de funcionamento (manhã, tarde e noite). Corpo docente Estadual ____________________________ • 15 professores efetivos e habilitados • 16 professores efetivados e habilitados • 08 professores designados e habilitados • 03 professores de uso da biblioteca Corpo administrativo Estadual ________________________________ • 01 diretor • 02 vice-diretores • 02 supervisores • 01 secretario • 06 assistentes técnicos de educação básica Espaço físico Estadual ______________________________ • 10 salas de aula • 01 diretoria • 01 secretaria • 01 sala de setor pessoal 01 • 01 sala de professores • 01 Hall • 01 sala de orientação/supervisão • 01 biblioteca com diversidade de livro didática e literária; • 01 sala de informática • 01 galpão • 01 cozinha com alguns equipamentos e utensílios necessários; • 01 quadra poliesportiva coberta para pratica de esportes; • 01 deposito • 01 banheiro para funcionários • 02 banheiros masculinos para alunos • 02 banheiros femininos para alunos 2.

ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO Dados de Identificação do Livro Nome do livro: QUÍMICA – ENSINO MÉDIO Área do conhecimento: Química Autor(es) do livro: Martha Reis Editora: Ática Ano: 2014 Coleção: 1 Volume: 1 Local de Publicação: São Paulo Ano de Publicação: 2014 DADOS DO AUTOR Informações sobre a formação e experiência de Martha Reis Bacharel e licenciada em Química pela Faculdade de Ciências Exatas, Filosoficas e Experimentais da Universidade Machenzie. Foi professor dos colégios Machenzie e Objetivo, e do curso preparatório para vestibulares universitários, tendo atuado também como editora de livros didáticos. Assim, a vivência de habilidades cognitivas ou manipulativas ligadas à prática científica é estimulada ao longo da coleção. O livro apresenta outras sugestões de atividades práticas e experimentais.

Entretanto, os experimentos, em geral, são qualitativos, com pouco uso da linguagem matemática e da representação gráfica. O uso de recursos como livros ou a Internet para a ampliação do conhecimento a partir das atividades experimentais também é pouco explorado. O livro faz referência á história da Química, traz algumas situações, problemas e desafios, há contextualização dos conteúdos. A avaliação é o momento do processo de ensino-aprendizagem. Nele estudantes e professores refletem sobre os resultados de seus trabalhos e tomar as iniciativas necessárias para aperfeiçoar o processo pessoal de todo o coletivo discente e docente. Os resultados de aproveitamentos alcançados pelos alunos são analisados pelos professores, especialistas, representantes de pais e alunos no Conselho de Classe, permitindo a avaliação de todas as pessoas envolvidas com o trabalho escolar e busca de solução para os problemas detectados.

ANÁLISE DO REGIMENTO ESCOLAR Objetivos específicos da escola: I. Assegurar a escolarização da população não atendida oportunamente no ensino regular,promovendo a formação básica e as condições objetivas para o exercício profissional; II. Organização e funcionamento da escola A Organização se da pela gestão democrática e na observância das normas legais. A gestão democrática será facilitada pela atuação do colegiado, que terá funções de caráter consultivo e deliberativo. A diretoria desta escola será exercida pelo diretor e vice-diretor juntamente com o colegiado. A função especifica do diretor é ser o articulador político e administrativo da escola. Ao vice-diretor compete substituir o diretor em suas faltas e impedimentos eventuais; e também auxiliar o diretor no desempenho de suas funções.

Caixa escolar A Caixa escolar é uma associação civil com personalidade jurídica própria, sem fins lucrativos, constituída por tempo indeterminado, com o objetivo de gerenciar recursos financeiros necessários a realização do processo educativo escolar, observadas a disposições legais aplicáveis. A Caixa Escolar compõe-se de três órgãos: I. Diretoria II. Conselho fiscal III. Colegiado 1. Art. º - Os laboratórios fornecerão recursos didáticos necessários à formação pedagógica e profissional do aluno. Seção II – Laboratório de Informática Art. º- O laboratório de informática terá finalidade de: • Melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem; • Possibilitar a criação de uma nova tecnologia cognitivo no ambiente da escola mediante incorporação das novas tecnologias; • Propiciar uma educação voltada para o desenvolvimento científico e tecnológico; • Educar para uma cidadania global numa sociedade tecnologicamente desenvolvida.

Art. ANÁLISE DO PLANO DE CURSO Os conteúdos dispostos no plano de curso estão de acordo com a seqüência e palavras do livro didático. Não possui metodologia no livro e as habilidades dispostas não são objetivas. Os recursos didáticos não estão presentes no plano. E o professor ao colocar o conteúdo no plano de curso não mudou a seqüência dos capítulos apresentados no livro didático, ou seja, as aulas ministradas pela professora seguem a linearidade do livro didático. RELATÓRIOS DA PARTICIPAÇÃO DA REUNIÃO Não foi possível participar de nenhuma reunião da escola. ASSINATURAS _______________________________­­­­­­­­­­­­________________________ Responsável pelo estágio na escola Estagiária 4 PROJETO PEDAGÓGICO PROJETO PEDAGÓGICO TEMA: Química comentada ESCOLA COLABORADORA: DISCIPLINA: Química TURNO: Matutino CARGA HORÁRIA: 40horas ESTAGIÁRIOS: ANO LETIVO: 2015 ETAPA DE ENSINO: Ensino Médio SÉRIE: 1º, 2º, 3º DURAÇÃO DO PROJETO: I - JUSTIFICATIVA: A disciplina de Química não é muito atrativa entre os estudantes, deste modo, despertar o gosto, o interesse e manter os mesmos em sala de aula requer do docente muita dedicação, pesquisa e criatividade, partindo desse pressuposto, se faz necessário encontrar métodos alternativos que estimulem o interesse deles para o estudo da disciplina, é uma prática exequível pode ser a aplicação de textos.

Trabalhar com a interdisciplinaridade é proporcionar a interação entre as disciplinas, tendo em vista que os alunos sentem dificuldades em interpretar determinados conteúdos, levando em conta a deficiência que eles possuem na disciplina de Língua Portuguesa. Muitos alunos não conseguem resolver os problemas propostos, por não conseguirem relacionar o que realmente pede a questão. Notamos que nas turmas de ensino médio da Escola Estadual Professor Levindo Lambert, os alunos apresentam muitas dificuldades com a leitura, lêem, mas não compreendem o que estão lendo. Trabalhar interdisciplinarmente a química e o português pode ser uma tarefa desafiadora, tomando como empecilho o fato de que a disciplina de química é baseada em conceitos muito técnicos que são de difícil compreensão.

Serão utilizados os seguintes instrumentos de avaliação: Os textos, Participação dos alunos e aplicação do glossário versão final para avaliar as opiniões dos alunos sobre o novo recurso didático em sala de aula. VIII - REFERÊNCIAS FONSECA, Martha Reis Marques da. QUÍMICA (Ensino Médio). º ed. São Paulo: Ática, 2013. O estágio foi um momento em que buscamos vincular aspectos teóricos com aspectos práticos em que a teoria e a prática se mesclaram para que fosse possível apresentar um bom resultado. E, sobretudo perceber a necessidade em assumir uma postura não só crítica, mas também reflexiva da nossa prática educativa diante da realidade e a partir dela, para que possamos buscar uma educação de qualidade.

Pode-se dizer que a experiência alcançada, foi de certa forma satisfatória, tendo em vista que tive a oportunidade de me reiterar da vida profissional de professores diversos tendo uma perspectiva nova acerca da minha futura profissão, O estágio possibilitou também estar diante de metodologias de ensino da forma como realmente são aplicadas e ter uma experiência indireta de como se deve ou não lecionar, também propiciou que reconhecesse erros pedagógicos para que eu possa almejar evitá-los, além da complementação do ensino e da aprendizagem e, por isso, se constitui em instrumento de integração em termos de treinamento prático, de aperfeiçoamento profissional. Neste sentido, precisamos ter uma postura efetiva de um profissional que se preocupa verdadeiramente com o aprendizado, que deve exercer o papel de um mediador entre a sociedade e a particularidade do educando.

Dentre todas as atividades contempladas no estágio, sem dúvida alguma a que tive mais prazer de realizar foi o projeto, através dele concluímos que teoria e prática não se separam e que uma depende da outra, uma vez que, uma teoria bem fundamentada exige uma visualização experimental da mesma para melhor compreensão. QUÍMICA (Ensino Médio). º ed. São Paulo: Ática, 2013. Obra em 3 v. ASSINATURAS _______________________________ ______________________________ PROFESSOR DE ESTÁGIO ESTAGIÁRIA 8 APENDICE FOTOS DA ESCOLA FOTOS DO PROJETO GLOSSÁRIO 9 ANEXOS TEXTO 1 LEI DE LAVOISIER Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794) era um químico francês que em 1785 descobriu a Lei de Conservação das Massas, que recebeu o nome de Lei de Lavoisier em homenagem ao seu criador. Se compararmos a massa do ferro inicial com a do ferro "enferrujado", notaremos que esse último tem massa maior.

Será que nesse caso a massa não se conserva? O que acontece é que os reagentes dessa reação química são ferro (sólido) e material gasoso (proveniente do ar). massa do ferro + massa dos gases (ar) = massa do ferro "enferrujado" O sistema inicial é constituído por ferro e ar e o sistema final por ferro "enferrujado", o aumento de massa efetivamente não existiu. Por essa razão é necessário utilizarmos sistemas fechados para verificar a Lei de Lavoisier. TEXTO 2 LEI DE PROUST A Lei de Proust também é conhecida como Lei das proporções constantes ou lei das proporções definidas. TEXTO 3 REAÇÕES QUÍMICAS Sempre que ocorre um fenômeno, isto é, uma transformação, mudança ou alguma alteração na composição da matéria, dizemos que se trata de um fenômeno químico.

  Neste, uma ou mais substâncias se transformam e dão origem a novas substâncias.   Então falamos que ocorreu uma reação química. Geralmente a reação é representada por uma equação química, que mostram quais são as substâncias participantes no início da reação, e quais foram às formadas no final do processo. Esquematicamente temos: Reagentes      →        Produtos As reações podem ser classificadas de várias formas. Reações de simples troca: Uma substância composta reage com uma simples e geram outras duas substâncias compostas e simples. A +XY  → AY + X Exemplo: Reação de ácido clorídrico com zinco liberando gás hidrogênio (efervescência). Zn + 2HCl → ZnCl2 + H2 TEXTO 4 TEORIA ATÔMICA DE DALTON Em 1803, John Dalton propôs uma teoria: o átomo é uma esfera maciça, homogênea, indestrutível, indivisível e de carga elétrica neutra.

Esta é a chamada Teoria Atômica de Dalton, ela foi baseada em diversos experimentos que apontaram para as seguintes conclusões:  1.  Toda matéria é formada de partículas fundamentais, os átomos. Inclusive essa definição explica bem porque a massa é conservada nas reações químicas.   - A Lei da composição definida explica porque cada composto é caracterizado por proporções fixas. Cada átomo de um dado elemento tem a mesma massa, sendo assim, a composição deve ser sempre a mesma. Essa lei surgiu através da Teoria de Dalton que diz que os compostos são formados pela ligação dos átomos dos elementos em proporções fixas.

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