Resenha-Resumo: História das disciplinas escolares: Reflexões sobre um campo de pesquisa

Tipo de documento:Projeto de Pesquisa

Área de estudo:Estatística

Documento 1

Texto traduzido por Guacira Lopes Louro, foi publicada inicialmente na revista Histoire de l´éducation, em maio de 1988. Composta de oito capítulos num total de 54 páginas. Esta obra de CHERVEL (1990), teve ampla disseminação no Brasil, partindo da ideia inicial de que a escola é campo de criação que vai além da inserção de valores e que as disciplinas escolares são produzidas internamente na escola e meio as relações com a cultura escolar. A história das disciplinas escolares tem se mostrado um campo cientifico histórico da educação, que por fim, ajuda a explicar a construção dos saberes e os objetivos educacionais ao longos dos períodos históricos. Em meio a uma necessidade de existir um estudo histórico amplo sobre as disciplinas escolares, que por vezes era tratada em épocas especificas, e por verificar cada vez mais um interesse por partes dos docentes na história das disciplinas estudadas é que CHERVAL (1990) inicia seus escritos.

O autor ressalta que uma disciplina não pode se limitar à apresentação de conteúdos de ensino que são na verdade meios para alcançar um fim. Nos capítulos seguintes CHERVAL (1990), estuda como as disciplinas foram ensinadas ao longos dos tempos, e trata da importância que foram os “métodos de ensinar” no período para a construção destas na forma atual. O autor da obra após debater minuciosamente todo o contexto de desenvolvimento das disciplinas no âmbito escolar e sobre como a escola foi motor criativo em muitos momentos para desenvolvimento delas, vem posteriormente concluir que a sociedade a qual a escola está inserida, impõe a esta finalidades ficando está com o papel de buscar apoio na sociedade para criar suas próprias disciplinas , afirmando que há razões suficiente para que as políticas educacionais, os planos de estudo se fundamentam ao redor dessas finalidades, e é nestas que se realizam as construções e transformação histórica da escola.

O historiador, argumenta entendendo que a história das disciplinas mostra que sua evolução constitui um dos motores da escolarização, intervindo essas na história cultural da sociedade, confirmando essa teoria com exemplos, citando como as disciplinas exerceram pressão sobre as culturas de seus tempos. CHERVAL (1990), termina sintetizando brilhantemente, “As disciplinas são o preço que a sociedade deve pagar à sua cultura para poder transmiti-la no contexto da escola ou do colégio”.

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