FAMILIA A IMPORTÂNCIA DO DIÁLOGO NO DESEMPENHO ESCOLAR

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Administração

Documento 1

Nesse aspecto, questiona-se como o diálogo da escola e família pode contribuir para o desempenho escolar do aluno. Para responder a este questionamento, utilizou-se um referencial teórico abundante, a partir de livros, artigos científicos, autores atuais e que discute esse assunto de forma competente. Palavras-chave: Família. Escola. Diálogo. Ao aproximar a escola da vida ou das preocupações profissionais dos pais, e ao proporcionar, reciprocamente, aos pais um interesse pelas coisas da escola chega-se até mesmo a uma divisão de responsabilidades [. p. É importante que se comece a dar mais atenção a esta parceria entre a escola e a família, pois é a partir dela que estão uns alicerces seguros para que os educandos e consequentemente alunos consigam desempenhar o seu papel de uma forma mais segura e motivada, tendo em vista o seu bom percurso e progresso na vida escolar e familiar.

Isto posto, o diálogo entre ambas as instituições traz diversos benefícios, além de ajudar a reconhecer dificuldades de aprendizagem do aluno, democratizando e dividindo responsabilidades entre todos os envolvidos na vida do aluno. Portanto, o papel que a escola possui na construção dessa parceria é fundamental, devendo considerar as necessidades da família, levando-as a vivenciar situações que possibilitem se sentirem participantes e ativas nessa parceria. Vários autores defendem essa concepção, enfatizando a importância do envolvimento familiar com a instituição de ensino, objetivando o progresso do estudante. De acordo com os autores Bloom (1982) e Colgan (1997), o âmbito parental em que os alunos estão inseridos pode ser benigno ou pode ser prejudicial para o desenvolvimento integral do estudante. O que vai determinar se o ambiente familiar é favorável, são as atitudes que os familiares têm com os alunos.

Os alunos com mais dificuldade de relacionamento ou de aprendizado que contam apenas com o apoio da instituição, ou apenas com o apoio dos pais poderão encontrar mais obstáculos para progredirem. Entretanto, os estudantes que podem contar com ambos, terão mais chances de conseguirem desenvolver e alcançar com mais êxito a aprendizagem. POLONIA e DESSEN, 2005, p. A família é considerada como uma das responsáveis pelo desenvolvimento acadêmico pouco produtivo dos estudantes, porém, quando o estudante pode contar com os responsáveis para o processo de aprendizagem, eles serão fortes aliados da instituição de ensino e juntos conseguirão um melhor resultado (CARVALHO, 2000). A Escola é um local que irá colaborar com a família na educação do cidadão, porém a instituição de ensino jamais poderá substituí-la.

Ambas devem ter papel primordial no progresso integral do sujeito, participando do desenvolvimento da sociabilidade, afetividade e se preocupar com o bem-estar físico do indivíduo. Libâneo (2000, p. Faz-se necessário retomar algumas questões no que se refere à escola e à família tais como: suas estruturas e suas formas de relacionamentos, visto que, a relação entre ambas tem sido destacada como de extrema importância no processo educativo das crianças. Sendo assim e notável a necessidade que Família e Escola buscam atingir os mesmos objetivos, elas devem comungar os mesmos ideais para que possam vir a superar dificuldades e conflitos que diariamente angustiam os profissionais da escola e também os próprios alunos e suas famílias. DESAFIOS NA VISÃO DA ESCOLA X FAMÍLIA PARA INTEGRAÇÃO Alguns desafios são averiguados no decorrer do processo da busca pela interação de ambas as instituições, inclusive no que diz respeito a preceitos e pensamentos negativos dos pais sobre si mesmos, limitações e imagens preconcebidas de sua própria vida quando ainda era um estudante.

Os conflitos e limitações na sua participação podem ser produtos de sua imagem negativa como pais, de sua própria experiência escolar ou de um sentimento de inadequação em relação à aprendizagem. POLONIA e DESSEN, 2005, p. A responsabilidade atribuída às mães em relação aos cuidados e educação de seus filhos, ao seu acompanhamento na escola, para garantir com sucesso seu processo de escolarização, permite que elas ocupem um papel totalmente diferenciado dos demais atores coletivos em algumas das instâncias da esfera pública. CARVALHO e VIANNA, 1994, p. Sobre este aspecto, salientamos a importância de uma aproximação entre família e escola, já que o processo de aprendizagem não reflete apenas às questões de conteúdos e atividades.

O processo reflete, em especial, na formação integral do aluno como ser humano, a torná-lo apto à vida adulta, ao mercado de trabalho, às habilidades próprias, a um bom caráter e personalidade como cidadão, entre outros motivos que o integra ao seu contexto social. A escola, muitas vezes, adota uma linguagem negativa acerca do processo de aprendizagem da criança, chamando os pais sempre com o intuito de apontar problemas e dificuldades com a criança, o que não acrescenta muito ao valor que deve ser dado às conquistas do aluno. Figura 1 – Modelo Lúdico de família e professor http://www. montessoriano. com. br/colegio/a-importancia-da-parceria-familia-e-escola/ Nesse sentido, justifica-se esta discussão, devido serem ambas as instituições as primeiras e mais importantes influenciadoras do desenvolvimento social, cognitivo, político e cultural da criança com o meio em que vive.

Como a imagem acima ilustrada demostra a tentativa de encontrar a melhor integração e diálogo entre a Escola e a Família, verificamos a relevância de ambas trabalharem juntamente, como maiores responsáveis pelo sucesso da formação integral do sujeito do aprender. Todas as crianças aprendendo: uma cartilha para pais, professores e outros educadores. Nova York: David Mckay. CARVALHO, M. E. P. Revista Interdisciplinaria sobre Imaginários Sociales. Disponível em: https://bibliotecadigital. ipb. pt/handle/10198/13362. Acesso em: 20 de set. PATTO, M. H. S. A família pobre e a escola pública: anotações sobre um desencontro. Psicologia USP, p. de 2019 REIS, Risolene Pereira. In. Mundo Jovem, nº. Fev. p.

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