A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA GEOGRAFIA AS TRANSFORMAÇÕES SOCIAL

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Engenharia mecânica

Documento 1

Com base nesse contexto o professor tem um papel fundamental na formação de qualidade, considerando o fato de que o aluno encontra-se em uma fase crucial da sua formação, onde seus conceitos e personalidade ainda estão em desenvolvimento, por conta disso a qualidade do ensino de geografia é fundamental, pois a partir do conhecimento das questões territoriais e globais, esse aluno passa a ser instruído como um cidadão crítico capaz de compreender o cenário presente e servir como um agente de mudanças dentro do contexto social. Palavras-chave: Cidadania. Ensino da Geografia. Transformação Social. INTRODUÇÃO O trabalho aborda a questão do ensino de Geografia como contribuição na formação de cidadãos politizados e conscientes a respeito de suas origens sociais, culturais e políticas.

Principalmente se olharmos para o passado, a intervenção humana gerou uma série de alterações territoriais e ambientais permanentes. Pela importância apresentada a respeito do currículo da disciplina de Geografia e sua contribuição na formação do cidadão, vale ressaltar a relevância da prática pedagógica adequada para valorizar as diferenças cognitivas e incluir os alunos no ambiente de aprendizado. Essa importância reforça a pluralidade no conhecimento do docente, que não pode estar retido apenas no conhecimento técnico, uma vez que a função da prática no cotidiano é o que possibilita ao docente ultrapassar os desafios da profissão (JAPIASSÚ, 1976). Cabe ao docente individualizar as situações de aprendizagem de cada criança, considerando as habilidades cognitivas, emoções, capacidade afetiva e os demais conhecimentos que possam fazer parte do contexto e influenciar de forma positiva o processo de ensino-aprendizagem.

O papel do educador é importante na formação da criança, estimulando o pensamento e criando um vínculo positivo com o processo de aprendizado (PEREIRA, 2007). O trabalho também destacou alternativas pedagógicas para o ensino da matéria desde as primeiras fases do ensino através de materiais lúdicos como mapas ilustrados. Para levantamento bibliográfico foi realizado busca online no Google Schoolar e o SCIELO. Serão aceitas publicações das últimas três décadas, e, também serão aceitos materiais nos idiomas português e inglês, sendo excludentes artigos que façam fuga ao tema buscado ou fora dos idiomas triados. A análise de critérios para a seleção de fontes de informações se baseou em seis critérios, a saber: consistência, período pesquisado, conteúdo temático, precisão, acessibilidade e confiabilidade.

Figura 1 – Modelo Lúdico de Mapa Mundi Fonte: (COSTA; ROCHA, 201) 4. Compreendendo que, apesar da complexidade da matéria, devido a suas profundas ligações com uma série de outros conceitos e disciplinas, é de suma importância enfatizar o seu aprendizado desde a base escolar, devido ao fato de se tratar de conhecimentos que acompanharão o aluno ao longo da vida adulta e a disciplina estar diretamente relacionada ao desenvolvimento do cidadão como ser consciente. O ensino da matéria proporciona além do conhecimento técnico a expansão do senso crítico, formando um indivíduo apto às atividades sociais e a exercer sua cidadania, vinculando consequências às suas atitudes, capaz de fazer projeções e análises futuras baseado na situação presente e no embasamento histórico que possui sobre o passado.

Existe uma frase popular de autoria desconhecida que diz que o “conhecimento nunca é demais”, e de fato, quanto mais conhecimento o indivíduo possui, maiores são suas chances de lutar pelos seus direitos que são diariamente desrespeitos em diversas esferas. Nesse contexto a relevância da disciplina de Geografia é crucial, pois a disciplina promove além do enriquecimento teórico no aluno do, o estimulo à reflexão e práticas associativas, contribuindo para a construção de suas habilidades sociais e o exercício de sua cidadania. Vale ressaltar que existem recursos pedagógicos para que as crianças menores tenham a possibilidade de iniciar o aprendizado da geografia de uma forma coerente e sólida. com/gerencia/uploads/arquivos/d9f70cc6d16bd1315391ed9004 d769ce. pdf> Acesso em 07 abr.

COSTA, Fábio Rodrigues da; ROCHA, Márcio Mendes. Geografia: Conceitos e paradigmas – apontamentos preliminares. Revista Geomae. br/scielo. php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922015000100123 > Acesso em 07 abr. MINAYO, Maria. Cecília. Souza. A Geografia na sala de aula. ª Ed. São Paulo: Contexto, 2006. p. –49 PEREIRA, J.

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