PSICOLOGIA EXISTENCIAL HUMANISTA

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão de crédito

Documento 1

Abraham Maslow (1908-1970) é considerado o pai da psicologia humanista e Carl Rogers (1902-1987) foi um teórico de grande importância para a abordagem. Assim também como o pensamento filosófico existencial procede das contribuições de Kierkegaard, Heidegger, Sarte, Jaspers, Nietzsche e Buber. O Existencialismo focaliza o ser particular e concreto cuja responsabilidade e liberdade se fazem presentes. Por existencialismo entende-se “o conjunto de doutrinas segundo as quais a filosofia tem como objetivo a análise e a descrição da existência concreta, considerada como ato e como uma liberdade que se constitui afirmando-se que tem unicamente como gênese ou fundamento esta afirmação de si” (JOLIVET, 1975). A maior contribuição dessa nova linha psicológica é a ênfase na experiência consciente, a crença na integralidade entre a natureza e a conduta do ser humano, a valorização do livre arbítrio, a espontaneidade e poder criativo do indivíduo, e o estudo de tudo o que tenha relevância para a condição humana.

Já Merleau Ponty resgata e complementa ideias Husserlianas da fenomenologia, sua reflexão quanto á existência se configura mais voltado para campos sociais e políticos, muito característico e atribuído ao período histórico que vivia em meio a segunda guerra mundial. A análise mais recente que temos da relação entre a fenomenologia pura e o existencialismo é representada por Emmanuel Levinas que faz uma releitura resgatando Husserl e Heidegger pautando sua crítica no ideal ético, muito provável devido sua experiência nos campos de concentração acaba focando suas ideias na perspectiva da responsabilidade a partir do contato face a face do individuo. Metodologia O presente projeto visa apresentação de um seminário, sob a temática da hermenêutica Existencial Humanista, como requisito para aquisição parcial de nota nas avaliações 1 e 2 da disciplina de Seminários Avançados.

Para tanto optamos por uma exposição explicativa que se dará em sala de aula, onde utilizaremos materiais de multimídia (slides e trechos de vídeos), e ainda dramatizações de conceitos, tais como epoche, intencionalidade, Dasein, ser e ente, redução fenomenológica, facticidade, dentre outros que contemplam as teorias filosóficas existenciais humanistas. Isto posto é válido considerar que para embasar nossa apresentação, buscamos por meio de revisão bibliográfica de artigos, livros e vídeos, conteúdos que reflitam pensamentos de base filosófica do humanismo fenomenológico, propostos por Edmund Husserl, de base existencial através de Soren Kierkeggard e ainda de base fenomenológica existencial por meio dos pensamentos de Martin Heidegger, Friedrich Nietszche, Jean-Paul Sarte, Merleau-Ponty e Emmanuel Levinas. Marque as alternativas incorretas a respeito dos três níveis da redução fenomenológica segundo (Urdanoz 1978): a) No primeiro nível da redução filosófica: consiste em abster-se do juízo de toda filosofia anterior, ou seja, do preconceito às coisas mesmas.

b) No segundo nível da redução eidética: O fenômeno não se reduz à estrutura essencial dos seus elementos de contingência; c) No terceiro nível da redução transcendental: ressalta-se a existência do “Dasein” das coisas. Onde este caracteriza a “epoché fenomenológica”. d) No segundo nível da redução eidética: trata-se de uma prática exigida para se chegar a uma fenomenologia pura das essências, o fenômeno se reduz à sua estrutura. e) No terceiro nível da redução transcendental: o” Ego transcendental Puro” coloca o sujeito psico-físico determinado numa posição existencial. SARTE, Jean Paul. O Existencialismo é um Humanismo. ed. Petrópolis, RJ. VOZES, 2013. UERJ. FILHO, J. R. F; SANTOS, M. C.

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