Carta de Interesse em Mestrado em Desenvolvimento Sustentável

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Odontologia

Documento 1

DO PPGDR UNIVERSIDADE - campus ______ Prezado Professor, Tendo em vista grande interesse em participar do Mestrado em Desenvolvimento Regional, conforme edital nº 001/20__-PPGDR, faço abaixo minha apresentação e a seguir, apresento meu projeto de pesquisa. Sou ________, formada em __________ em _____ pela então __________, campus de ________. Em _________ concluí Especialização em __________ pela ______ campus ___________. Em ________ concluí MBA em _________ pela _________________. Entre meio aos cursos realizados acima não foram desenvolvidas atividades acadêmicas como docente, mas tenho desenvolvido atividades de pesquisa como orientadora voluntária de alguns projetos desenvolvidos por colegas de trabalho e amigos, quando estes solicitam ajuda por gostarem de meus métodos de pesquisa. Seguindo a teoria endogenista, esta proclama o gerenciamento dos capitais social, humano e imaterial a partir da região, ou seja, de dentro para fora (MORAES, 2003), visando o uso consciente dos recursos naturais, o aproveitamento dos fatores produtivos locais, utilizando-se a cultura local, as características populacionais, os bens naturais, as crenças, os valores.

Dentro deste contexto, as instituições educacionais de ensino superior também devem desempenhar seu papel, já que representam para a sociedade um espaço desenvolvedor de cultura, de conhecimento, de educação e desenvolvimento tecno-científico voltado a preparar os profissionais que vão atuar no mercado regional nas mais diferentes áreas do desenvolvimento sócio-econômico. Baseada na prerrogativa de que o papel das instituições de ensino superior é importantíssimo na formação dos profissionais que poderão atuar no território que ora se determinou pesquisar, levanta-se a questão: “que aspectos educacionais/metodológicos estão sendo oferecidos pelas instituições de ensino superior da região Sudoeste do Paraná capazes de agregar conhecimento aos futuros profissionais no tocante às questões sobre desenvolvimento sustentável? Vale lembrar que as disciplinas curriculares, os programas sociais e de pesquisas científicas desenvolvidos pelas instituições servem não só para formar profissionais, mas para levar à sociedade novas idéias buscando transformar os problemas que se apresentam em novas formas de se viver nesta sociedade, tornando-a mais sustentável e economicamente atrativa.

OBJETIVOS Um dos papéis primordiais das instituições de nível superior é proporcionar às gerações futuras um mundo mais justo e igualitário, através de uma educação atual que privilegie o desenvolvimento humano, dentro da visão de sustentabilidade do planeta, de maneira que os esforços sejam convertidos em melhoria da qualidade de vida para as populações atuais e em benefícios para aquelas que ainda estão por vir. A Lei Federal n° 9. No final, os resultados terão sido de natureza quantitativa e qualitativa, respeitados na sua integridade e privacidade, disponibilizados em forma de tabelas, quadros e figuras permitindo assim, melhor visualização e entendimento dos mesmos. A possibilidade de dedicação exclusiva para o mestrado não está descartada, haja vista, a complexidade e o nível de estudos pretendidos para agregar conhecimentos necessários para a sua concretização.

RESULTADOS ESPERADOS Através deste projeto de pesquisa pretende-se levantar como as instituições de ensino superior promovem conhecimentos sobre desenvolvimento sustentável, e as suas áreas como meio ambiente e sustentabilidade, para a formação acadêmica dos futuros profissionais. Levantando os métodos curriculares/pedagógicos ofertados, é possível determinar se as instituições de ensino têm dado especial atenção a questão da sustentabilidade regional nos cursos ministrados, valorizando o currículo dos profissionais. Através de busca de informações à cerca de um projeto semelhante, não foram encontrados registros de que algum projeto desenvolvido nas instituições em questão tivesse sido realizado e que levantasse tal questão, portanto, trata-se de um trabalho novo, autêntico, que servirá de base para novos empreendimentos na área acadêmica.

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