A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE DE EXPRESSÃO DE CRIANÇAS ENTRE 0 E 3 ANOS

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

A criança que brinca sempre, com determinação auto-ativa, perseverança, esquecendo sua fadiga física, pode certamente torna-se um homem determinado, capaz de autosacrifício para a promoção do seu bem e de outros. Como sempre indicamos o brincar em qualquer tempo não é trivial, é altamente sério e de profunda significação (Froebel). RESUMO O lúdico está presente nos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, por isso o tema A Importância do Brincar no Desenvolvimento da Capacidade de Expressão entre Crianças de 0 e 3 anos, foi escolhido por sua relevância enquanto ferramenta de apoio metodológica na prática docente, na aquisição do desenvolvimento da expressão da criança. Este trabalho se justifica por se basear no interesse da pesquisadora sobre o assunto, pois ela busca conhecer as contribuições que a brincadeira do faz de conta traz para a criança no desenvolvimento da expressão, visto que a expressão da criança é o canal da linguagem da criança, por onde ela se expressa seus medos, anseios, etc.

Este trabalho tem como objetivos gerais: analisar a importância do brincar na creche e as contribuições das atividades lúdicas no desenvolvimento da capacidade de expressão da criança. ABSTRACT The playfulness is present in the National Curriculum Benchmarks for Early Childhood Education, so the theme The Play Importance in the Development of Expression capacity among children 0 to 3 years, was chosen for its relevance as a methodological support tool in teaching practice in acquisition of the development of the work criança. Este expression is justified because it is based on the interest of the researcher on the subject, as it seeks to know the contributions that the game of make believe brings the child in the development of expression, as the expression of child is the child's language channel, where she expresses her fears, anxieties, etc.

This work has as general objectives: to analyze the importance of play in child care and the contributions of recreational activities in the development of the child's expression capacity. The type of research used is the literature for his theoretical framework of the research. The use of playfulness in pedagogical practices is essential in early childhood education, so the teacher of this type of education should reflect on their teaching practices. A Concepção de Criança 15 3 A Importância do Brincar 17 3. A Importância do Brinquedo no Desenvolvimento Infantil 20 4 As Contribuições da Brincadeira do Faz de Conta para o Desenvolvimento da Expressão da Criança. A criança e a brincadeira 24 CONSIDERAÇÕES FINAIS (aproximadamente de 1 a 3páginas) 27 REFERÊNCIAS 29 APÊNDICES 32 APÊNDICE A 32 APÊNDICE B 33 1 INTRODUÇÃO Este trabalho tem como foco apresentar uma pesquisa bibliografia sobre A Importância do Brincar no desenvolvimento da capacidade de expressão entre crianças de 0 e 3 anos, visto que muitas crianças passam muito tempo brincando.

Deve-se valorizar e resgatar qualquer forma de brincar, pois é uma manifestação livre da criança e que desperta prazer e satisfação, que auxilia muito no desenvolvimento da criança. Diante da necessidade de resgatar esta cultura lúdica infantil, entendo que pode ser importante pesquisar sobre o assunto, já que estou envolvida com a educação infantil. A natureza da nossa pesquisa é de caráter qualitativo, que por sua perspectiva compreensiva e/ou interpretativa, apresenta características com o qual a área de educação se identifica, pelo fato de ser um campo com uma diversidade de questões de estudo, com diferentes conotações, sujeitos e práticas sociais e culturas bastante complexas. Entre as características da pesquisa qualitativa, podemos destacar o pesquisador como principal instrumento de investigação, e a necessidade de um contato intenso com a área, a fim de melhor captar e compreender os significados dos comportamentos observados.

Aspectos estes que levam Günther (2006, p. a afirmar que “a pesquisa qualitativa é uma ciência baseada em textos, ou seja, a coleta de dados produz textos que nas diferentes técnicas analíticas são interpretados hermeneuticamente”. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, que segundo Malheiros (2011), a pesquisa bibliográfica também deve ser a abordagem escolhida quando se busca uma visão geral do assunto, sem detalhamento de casos isolados. Para tal, esta revisão bibliográfica demonstrara como estudiosos apresentam o conceito de infância. Conceito de Infância Durante muitos anos as crianças eram vistas com invisíveis, ou a partir dos sete anos como miniadultos. Segundo Áries (1978), realizavam muitas vezes o trabalho dos adultos, ajudavam em casa, no trabalho agrícola, etc. O conceito de infância é determinado de acordo com a história da sociedade e organização da mesma.

Percebe-se que atualmente a criança está tornando cada vez importante para a sociedade. Segundo Zabalza ao citar Fraboni: A etapa histórica que estamos vivendo, fortemente marcada pela "transformação" tecnológico-científica e pela mudança ético-social, cumpre todos os requisitos para tornar efetiva a conquista do salto na educação da criança, legitimando-a finalmente como figura social, como sujeito de direitos enquanto sujeito social" (1998, p. Algumas transformações aconteceram com o passar dos anos, a infância fase tão importante para as crianças foi cada vez mais sendo respeitada, e cuidados essenciais com as crianças foram sendo transformados em direitos, mas atualmente ainda existem alguns casos em que as crianças são maltratadas, o número crescente da violência com as crianças esta ficando alarmante.

Muitas crianças são privadas de ‘’desfrutar’’ da sua infância de maneira a favorecer um desenvolvimento integral de todas as habilidades necessárias para que ela cresça e se torne um adulto realizado, também o crescimento e mau uso das tecnologias estão cada vez mais freqüentes, as crianças passam muito tempo dentro de casa e esquece de brincar efetivamente, brincadeiras essas que as levam ter o contato com meio ambiente, com pessoas diferentes, onde várias habilidades serão desenvolvidas. Lira e Rubio (2014, p. ressaltam: Brincadeira é coisa séria, pois brincando, a criança se expressa, interage, aprende a lidar com o mundo que a cerca e forma sua personalidade, recria situações do cotidiano, se expressa, desta percebe-se a importância do brincar como forma da criança expressar-se e desenvolver suas habilidades de criação, de relacionar-se e de interagir.

ressalta que ‘’A concepção de criança é uma noção historicamente construída e conseqüentemente vem mudando ao longo dos tempos, não se apresentando de forma homogênea nem mesmo no interior de uma mesma sociedade e época. ’’ A concepção de criança depende muito da sociedade a qual a criança está inserida, sua classe social, sua etnia, religião, por isso em uma cidade podemos observar diferentes tipos de infância. No Brasil infelizmente nos deparamos com uma desigualdade social muito grande, que também influencia muito na vida das crianças, pois poucos têm muito, e muitos têm pouco, muitas vezes não tem nem onde morar, seu cotidiano é cercado de desigualdade. Algumas crianças também passam por algumas vulnerabilidades sociais como: começam a trabalham desde muito cedo, vários tipos de abusos, péssima condições de vida, estes abusos são cometidos pelos adultos, os quais deveriam proteger as crianças.

‘’ As crianças possuem uma natureza singular, que as caracteriza como seres que sentem e pensam o mundo de um jeito muito próprio’’, (RCNEI. ’’ Portanto podemos dizer que os conhecimentos produzidos pelas crianças são construídos através da interação que ela tem com os outros, então como professores temos que proporcionar um ambiente que possibilite as crianças interagirem, auxiliando-as na construção deste conhecimento, desde que ela seja protagonista desta construção e o professor e o objeto utilizado sejam mediadores neste processo. A Importância do Brincar A Importância do Brincar  Segundo Adriana Friedmann (2012) o brincar já existia na vida dos seres humanos ao longo da história, nas diversas regiões geográficas, há evidências de que o homem sempre brincou.

 Mas o que se observa atualmente é uma enorme diminuição no ato efetivo do brincar, provavelmente pelo fato de que o espaço físico e temporal que antes era destinado a essa atividade também sofreram algumas mudanças, devido à criação de instituições escolares, pelo aparecimento de indústrias de brinquedos e o aumento do uso das novas tecnologias cada vez mais cedo pelas crianças. Reforçando a diminuição do brincar, segundo Lira e Rubio (2014, p. ressaltam: Brincadeira é coisa séria, pois brincando, a criança se expressa, interage, aprende a lidar com o mundo que a cerca e forma sua personalidade, recria situações do cotidiano, se expressa, desta percebe-se a importância do brincar como forma da criança expressar-se e desenvolver suas habilidades de criação, de relacionar-se e de interagir.

e 21) destaca que embora Piaget e Vygotsky apresentem algumas diferenças de enfoque, evidencia-se que, na prática, suas propostas não são tão diversas. A questão é ampla e controvertida. Não podemos defender somente uma teoria, pois elas caminham de forma paralela e complementar. Vygotsky enfatiza a dimensão interacionista, defendendo, portanto quanto ao papel do meio social e cultural na formação das funções psicológicas.   De acordo com Adriana Friedmann (2012, p.   Na instituição de educação infantil, pode-se oferecer às crianças condições para as aprendizagens que ocorrem nas brincadeiras e aquelas advindas de situações pedagógicas intencionais ou aprendizagens orientadas pelos adultos. É importante ressaltar, porém, que essas aprendizagens, de natureza diversa, ocorrem de maneira integrada no processo de desenvolvimento infantil.

Portanto, é necessário que compreender como é importante a brincadeira na Educação Infantil, proporcionando o desenvolvimento integral das crianças, pois é essencial para a evolução integral de todos os aspectos de desenvolvimento infantil. O professor como instigador do saber, tem um papel fundamental de mediador dessa troca de experiência, o professor deve estar atento para propor uma proposta didática com diferentes brincadeiras, sempre observando a faixa etária a qual ela se destina para que o aprendizado e o resultado sejam satisfatórios e que auxilie a criança no desenvolvimento integral. O Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil, afirma que: O desenvolvimento integral depende tanto dos cuidados relacionais, que envolvem a dimensão afetiva e dos cuidados com os aspectos biológicos do corpo, como a qualidade da alimentação e dos cuidados com a saúde, quanto da forma como esses cuidados são oferecidos e das oportunidades de acesso a conhecimentos variados.

“brinquedo será entendido como objeto, suporte de brincadeira, brincadeira como a descrição de uma conduta estrutura, com regras e jogo infantil para designar tanto o objeto e as regras do jogo da criança (brinquedo e brincadeiras)”. O brinquedo é o instrumento utilizado pela criança durante as brincadeiras, durante as brincadeiras as crianças podem construir, reconstruir e criar um mundo somente delas, utilizando a imaginação e criatividade, um simples objeto que para nós as vezes não tem muito significado para a criança ele pode ser o que ela desejar, a brincadeira também propicia aos adultos conhecer um pouco do universo em que a criança está inserido seus medo e anseios. Por intermédio das brincadeiras a criança vai construído conceitos e até mesmo seu caráter.

Segundo  Moyles (2002) os movimentos usados  pelas crianças nas brincadeiras desenvolvidas facilitam a interação com as outras crianças e com o ambiente. Ainda sobre o brinquedo Vygotsky (1998) afirma que: O brinquedo difere muito do trabalho e de outras formas de atividade, uma vez que nele a criança cria uma situação imaginária, algo reconhecido pelos estudiosos, e que, portanto não é novo.   4 As Contribuições da Brincadeira do Faz de Conta para o Desenvolvimento da Expressão da Criança. As Contribuições da Brincadeira do Faz de Conta para o Desenvolvimento da Expressão da Criança. A Educação Infantil é uma modalidade de ensino oferecida em creches e pré-escolas e faz parte da educação básica, algumas instituições de ensino da educação infantil atualmente ganharam o título de CEMEIS, esta modalidade de ensino é responsável por inserir a criança no contexto escolar.

Sobre esta modalidade no art. da LDB 9394/96 é ressaltado:  A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade no ambiente escolar.   A brincadeira do faz de conta proporciona esta socialização e interação, por isso ela é essencial para auxiliar a criança no desenvolvimento da expressão, momento em que o professor conhece a criança, pois através desta expressão a criança se comunica com o meio, expondo seus medos e anseios. Desde pequena a criança já demonstra um esforço para imitar, reproduzir gestos dos outros sendo eles adultos ou até mesmo criança e sons reproduzidos pelos animais, na faixa etária de dois a três anos a criança utiliza da imitação na comunicação entre seu grupo durante as brincadeiras.

Sobre a imitação RECNEI (1998, p.  afirma que: A imitação é resultado da capacidade de a criança observar e aprender com os outros e de seu desejo de se identificar com eles, ser aceita e de diferenciar-se. É entendida aqui como reconstrução interna e não meramente uma cópia ou repetição mecânica. ‘’Não há nenhuma atividade significativa no desenvolvimento da simbolização da criança, da sua estruturação, que não passe pelo brincar’’. WINNICOTT, 1982) Quando falamos em brincar também temos que enfatiza o outro aquele que brinca com a criança, principalmente na fase de bebê, primeira infância, sobre isso Bondiolli (1998 p. ‘’se o adulto é o primeiro brinquedo, o único objeto com o qual a criança pode experimentar o seu poder, então as primeiras brincadeiras são constituídas por situações felizes compartilhadas por adulto criança”.

A brincadeira também é um componente fundamental no processo de construção do sujeito, o sujeito é formado pelas primeiras relações e interações com o meio cultural ao qual está inserido, sendo assim a criança se desenvolve psiquicamente e socialmente quando está brincando. ‘’Brincar constitui- se, em uma atividade interna das crianças, baseada no desenvolvimento da imaginação e na interpretação da realidade, sem ser ilusão ou mentira. V. ‘’Durante a brincadeira, portanto, cria-se um espaço no qual as crianças podem experimentar o mundo e internalizar uma compreensão particular sobre as pessoas, os sentimentos e os diversos conhecimentos’’. RECNEI (1998, p. V. O professor durante as brincadeiras possui um papel fundamental o de mediador, aquele que oferece o espaço e objetos adequados a cada faixa etária, a serem explorados pela imaginação e criatividade da criança, sobre o papel do professor durante as brincadeiras, o RECNEI (1998, p.

Durante a elaboração da pesquisa tive a oportunidade de refletir sobre conceitos relacionados à importância das brincadeiras simbólicas colocadas por diferentes autores, onde eles ressaltam que as mesmas proporcionam a interação e socialização entre as crianças, mas a foi possível observar que esses conceitos, na prática do contexto a em que estou inserida, houve uma divergência, pois observei que durante determinadas brincadeiras simbólicas algumas crianças, por vontade própria, se isolavam mesmo com a interferência da professora a criança preferia brincar sozinha. Posso afirmar que a pesquisa contribuiu muito para minha formação, visto que estou inserida no contexto escolar lidando com a faixa etária pesquisada, o que possibilitou confrontar a teoria com a prática, percebendo que o lúdico em sua imensa dimensão traz muitos benefícios para o desenvolvimento da criança e deve ser um aliado para os professores da Educação Infantil.

Que podemos encontrar divergências sim entre conceitos, mas ressaltando que o lúdico e as brincadeiras simbólicas são essenciais para aquisição de um desenvolvimento significativo da criança. REFERÊNCIAS BIBIANO Bianca. Por que brincar é importante para as crianças pequenas. Disponível em < em: http://www. webartigos. com/artigos/concepcao-de-infancia-e-educacao-infantil-a-construcao-de-um-novo-perfil-para-o-professor-de-educacao-infantil/21322/#ixzz4AzNn54tN> Acesso em abr de 2016. BRANCO, Angela Uchôa; MACIEL, Diva Albuquerque; QUEIROZ, Norma Lucia Neriz de. Brincadeira e Desenvolvimento Infantil: Um Olhar Sociocultural Construtivista. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. com/cuidar-e-educar-na-educacao-infantil/ Cuidar e Educar na Educação Infantil, Publicado em Educação, Educação Infantil.

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