ATUAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Turismo

Documento 1

Partindo deste princípio, este trabalho traz uma revisão integrativa a respeito da atuação de diferentes profissionais da área da saúde dentro da Atenção Básica em Saúde, e como estes profissionais podem atuar para melhorar este atendimento. PALAVRAS-CHAVE: Atenção básica; Interdisciplinaridade; Profissionais da saúde. INTRODUÇÃO No sistema de saúde brasileiro, a Atenção Básica em Saúde constitui a principal porta de entrada, principalmente após a implantação da Estratégia Saúde da Família (ESF). Atualmente, grande parte dos profissionais de saúde atuantes no Sistema Único de Saúde (SUS) estão empregados dentro do programa de Atenção Básica (TANAKA, 2011). Podemos definir a Atenção Básica como um conjunto de ações de assistência de saúde, tanto individuais quanto coletivos, nas quais estão englobadas ações de prevenção, promoção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e manutenção da saúde.

De acordo com a autora, estratégias devem ser elaboradas para que a atuação dos psicólogos se torne mais compatível com os objetivos do SUS, tendo como base o compromisso profissional da psicologia. A atuação dos nutricionistas foi avaliada no trabalho conduzido por Cervato-Mancuso et al. Os autores analisaram a atuação de 123 profissionais atuantes na rede básica de saúde e 51 atuantes em Núcleos de Apoio a saúde da Família (NASF) na cidade de São Paulo. Os autores analisaram que as crianças são as que recebem menor atendimento, e uma maior prioridade do modelo de atendimento em grupos. O caráter multidisciplinar é algo essencial na atenção Básica em Saúde. A adoção de programas de residência multidisciplinar se mostrou uma estratégia eficaz para isto, pois permite que desde cedo, os profissionais de diferentes áreas interajam e troquem experiências.

REFERENCIAS CERVATO-MANCUSO, Ana Maria et al. A atuação do nutricionista na Atenção Básica à Saúde em um grande centro urbano. Ciência & Saúde Coletiva, v. p. Saúde & Transformação Social/Health & Social Change, v. n. p. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Atenção à Saúde. n. p.

58 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download