O USO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Serviço Social

Documento 1

As bases de dados utilizadas neste estudo, embasaram-se acerca de buscas no EBSCOhost, Periodicos CAPES, Google Acadêmico. Depois da seleção, foi necessária uma análise para identificação do que é importante para a construção do projeto, para com obtenção dos artigos, desta forma utilizando-se descritores como: metodologias ativas, língua inglesa, ensino e tecnologias. Por fim, acredita-se que a utilização das tecnologias no ensino de Língua Inglesa pode fornecer para educação na rede pública muitos benefícios, contribuindo para a construção de um ambiente de produção de conhecimento mais interessante e rico. PALAVRAS-CHAVE: Metodologias. Tecnologias. Entender o papel desempenhado pelo professor e pelos alunos nessa forma de metodologia que foge totalmente ao ensino tradicional e essencial, visto que essa forma de ensino promove momento de colaboração, interação entre os pares, além de integrar as tecnologias digitais ao currículo escola.

Para o desenvolvimento metodológico da presente pesquisa foram levantados artigos publicados em periódicos científicos brasileiros da área de educação, para tanto utilizamos como base para nossa pesquisa, artigos selecionados através do site de dados Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e em livros específicos do tema selecionado. Depois da seleção, os artigos encontrados foram lidos e analisados a fim de identificar quais se aproximavam tema escolhido. Trata-se, portanto, de pesquisa qualitativa e bibliográfica que dá ênfase a interpretações e significados que serão encontrados e atribuídos às elaborações teórico-práticas encontradas nos artigos selecionados (Cruz e Ribeiro; 2004). A articulação entre desenvolver a competência em informação e as habilidades da docência, pode contribuir nas práticas educacionais, promovendo o desenvolvimento do estudante para a busca e, ao mesmo tempo, ao uso da informação, para que conduzam ao pleno avanço de sua aplicação.

Nas Diretrizes Curriculares Nacionais, o ensino de Língua Estrangeira Moderna aparece no artigo 15, como parte do currículo diversificada. Art. A parte diversificada enriquece e complementa a base nacional comum, prevendo o estudo das características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da comunidade escolar, perpassando todos os tempos e espaços curriculares constituintes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, independentemente do ciclo da vida no qual os sujeitos tenham acesso à escola. § 1º A parte diversificada pode ser organizada em temas gerais, na forma de eixos temáticos, selecionados colegiadamente pelos sistemas educativos ou pela unidade escolar. § 2º A LDB inclui o estudo de, pelo menos, uma língua estrangeira moderna na parte diversificada, cabendo sua escolha à comunidade escolar, dentro das possibilidades da escola, que deve considerar o atendimento das características locais, regionais, nacionais e transnacionais, tendo em vista as demandas do mundo do trabalho e da internacionalização de toda ordem de relações.

Sendo, portanto, necessário buscar diferentes formas de ensinar. A escola deve apresentar aos alunos o que é o mundo. Apenas assim será possível pensar em uma transformação social. Ouvir o aluno sempre, respeitar sua realidade, seu ponto de vista e sua forma de aprender. Abordar, nos textos, nos trabalhos e nas atividades em sala temas atuais, buscando sempre relacionar os conteúdos desenvolvidos com questões sociais atuais. A educação escolar, sempre foi vista por processos históricos e culturais em que tende a proporcionar um conhecimento efetivo, conduzindo e guiando os modelos de instrução nas famílias, nas escolas, nas comunidades, e atualmente, ambientes fora dela. Assim, com a grande evolução tecnológica a favor do educador é possível proporcionar um conhecimento de forma mais efetiva ao educando.

Nessa proposta as tecnologias são utilizadas com caráter pedagógico, complementando e enriquecendo o ambiente presencial, oportunizando novas interações e possibilidades para os alunos, buscando extrair o melhor de cada um dos métodos, objetivando a construção de um ambiente de produção de conhecimento mais interessante e rico (BACICH; NETO; TREVISANI, 2015, p. As novas tecnologias que atendem o contexto educacional vêm sendo cada vez mais implantada nas escolas, em busca de integrar os alunos em forma mais modernizada de pesquisas para o aprendizado escolar. Os recursos tecnológicos passaram a ser considerados básicos no dia a dia das pessoas e como fonte de pesquisa rápida, tornou-se de extrema importância seu uso no contexto educacional, pela necessidade para a obtenção de informações com um fácil acesso nas escolas regulares nos tempos atuais.

A educação para o século XXI, declarada como profissional e tecnológica, requer uma aprendizagem significativa, contextualizada, orientada, que favoreça o uso intensivo dos recursos da inteligência e que gere habilidades em resolver problemas. Além disso, deve estar cada vez mais distante da aprendizagem tradicional, fundamentada no poder do verbo, teórica e dependente do uso intensivo da memória. Com esse objetivo surgem as metodologias ativas, que proporcionam uma aproximação com essas habilidades exigidas. Aprendizagem ativa, ocorre quando o aluno ouve, fala, pergunta, discute, faz e ensina, sendo estimulado a construir o conhecimento ao invés de recebê-lo de forma passiva do professor. Com métodos ativos, os alunos assimilam maior quantidade de conteúdo, aproveitam as aulas com mais satisfação e prazer.

p. Pois é através das tecnologias e do uso da internet que o aluno pode acessar diversos sites de pesquisas, museus, acervos sem mesmo sair do ambiente escolar, acessar os diversos banco de dados de universidades do mundo levando a seu conhecimento as pesquisas mais recentes, através da Internet o aluno pode acessar vários sites de pesquisas, ver acervos de museus sem nem ter que sair da escola, pode se acessar diversos bancos de dados de Universidade do mundo inteiro e trazer para o ensino das escolas as pesquisas mais recentes, tudo o que há de novo para o ensino. Em consonância Masetto (2015) assinala que há outros dois grandes desafios para os professores dessa categoria, sendo um deles as condições de trabalho e contextos profissionais totalmente novos, o que exige a superação de desafios intelectuais e emocionais diversos.

Assim sendo, portanto, a educação na contemporaneidade tem como atribuições “contribuir para que todos possam selecionar coletar, ordenar, gerenciar e utilizar informações e servir-se desse recurso para melhorar sua condição social e econômica” (MASETTO, 2015, p. A condição de trabalho docente está muito relacionada com a habilidade de reinventar sua prática pedagógica. à proporção que se reconheça o processo de ensino/aprendizagem como uma realidade multidimensional tanto cognitiva quanto afetiva. Sendo assim é importante que o Ensino de Língua Inglesa tenha seus objetivos definido, e ao educador é necessário um conjunto de habilidades, competências e virtudes para ajudar seus alunos e alunas a se desenvolverem, e não apenas transmitir conteúdos, como se fosse possível, pela mera transmissão de algo, ensinar a alguém.

Diante deste trabalho, concluímos que o ensino de Língua Inglesa é de fundamental importância para o desenvolvimento integral dos alunos; visto que, é relevante que ela conheça as questões históricas e sociais que as envolvem, nas quais todos os sujeitos estão submetidos, uma vez que todos os sujeitos possuem uma sócio história. Cumpre salientar ainda, que no ensino de Língua Inglesa, assim como de qualquer outro, é preciso partir do conhecimento que o aluno já possui para que se possa avançar ao conhecimento científico e, assim, contribuir para o desenvolvimento da identidade dos alunos. Torna-se importante o uso das tecnologias de comunicação e informação nos espaços escolar, trazendo a melhor utilidade possível ao processo educativo. Ensino híbrido: relato de formação e prática docente para a personalização e o uso integradodas tecnologias digitais na educação.

UNIT. Aracaju - SE. ANAIS. BRASIL,2013. p. Disponível em: http://www. educacion. udc. es/grupos/gipdae/documen tos/congreso/xcongreso/pdfs/t3/t3c73. T. Desafios para a docência no Ensino Superior na contemporaneidade. In: CAVALCANTE, M. M. D. Org. Didática e prática de ensino: diálogos sobre a escola e formação de professores e a sociedade. Fortaleza: EdUECE, 2015. v. p. A. Língua Estrangeira para Crianças: Ensino-Aprendizagem e Formação Docente. Orgs. Campinas, SP: Pontes Editores, 2010,p.

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