RELATÓRIO DE ESTAGIO UNOPAR ANHANGUERA GESTÃO ADAPTADO À COVID 19

Tipo de documento:Relatório

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Nestes trabalhos veremos as formas de atuação de um diretor escolar, as formas de resoluções de situações problema, o regimento escolar e a atuação dos profissionais nessa profissão que forma todas as outras profissões! 1 PROCESSO DE GESTÃO ESCOLAR O universo do pedagogo em expansão Desde os primórdios, a educação sempre foi o ponto de partida para a interação e socialização da espécie humana para com o mundo ao seu redor, a partir da consciência que somos os responsáveis em guiar nossa história e modificar a nossa realidade, o ensino e aprendizagem se tornaram um motor de evolução e progresso. Na antiga Grécia e em Roma, os berços da nossa cultura, essa consciência se tornou forte e eficaz para controlar e separar a população, uma forma de classificar os providos do saber e os que culturalmente agiriam como máquinas do estado.

Com a expansão das navegações e com os novos mundos descobertos, a única forma de qualificar e “educar” era baseada no instinto mais primitivo da sociedade, a religião. As crenças da humanidade foram os motores propulsores da educação de como a conhecemos hoje, ela criou uma maneira efetiva de controlar e domesticar a população. O controle populacional era a ênfase da educação, podemos assim dizer os resultados foram efetivos, mas à luz surgiram pensadores e revolucionários, pessoas que começaram a desenvolver um pensamento crítico e auto responsável. Ao meu mestre com carinho. REGIMENTO ESCOLAR Qual a função do regimento no ambiente escolar? Uma escola necessita de uma série de leis e regras para funcionar e é necessário que todos os atores envolvidos no processo educativo se reúnam e discutam a melhor forma de se operar o processo educativo e administrativo da instituição.

Uma empresa é baseada em boas relações e atitudes que resultam em um processo fluido e direcionado para o bem-estar geral tanto dos clientes quanto de seus funcionários, pensando nisso, uma empresa cria seus regimentos internos de conduta direcionada e de possíveis resoluções de conflitos e situações-problema. Quando vamos a um parque ou a uma festa, intrínseco está em nossas mentes a conduta que devemos adotar e como devemos nos posicionar em relações a ações pré-imaginadas e solucioná-las. Na instituição escolar é de suma importância pensar que há uma gama de agentes ativos e passivos, com ações e resultados que interferem nas relações interpessoais e na relação com o todo e com a sociedade. A atuação do diretor escolar faz a diferença no funcionamento geral da instituição em todos os aspectos.

Um ambiente harmonioso, com boas relações e sensação de seriedade contribui para que os objetivos dos alunos, pais e professores sejam alcançados com êxito. O diretor deve instruir os funcionários acerca dos primeiros dias, acolher e colaborar com o planejamento dos espaços. A sua presença neste momento e muito importante. Tanto os novos educandos como os que já estão na instituição necessitam de atenção especial nos primeiros dias de aula. Os objetivos deste plano de ação será o esclarecimento sobre a importância da higiene pessoal para os alunos, pais, funcionários e comunidade, assim como o uso do tema para o ensino de habilidades e competências em várias disciplinas; Conscientizar a comunidade escolar sobre os parasitas e as formas de controle dos mesmos assim como soluções para possíveis surtos; Usar o tema para o estudo dos seres vivos, parasitologia e ciências naturais; Desenvolvimento de atividades multidisciplinares sobre o tema, exemplo: teatro, matemática, arte, português, história e ciências; Interação da sociedade com a comunidade escolar.

Abordagem teórico-metodológica. Essa abordagem contou com a participação de todos os professores que se organizaram e usaram o tema gancho para uma base interdisciplinar de conteúdos e planos de ensino; Foram realizadas pesquisas na rede e de campo, por professores, alunos e equipe diretiva para esclarecimentos sobre surtos e possíveis soluções; Elaboração de planos de aulas e projetos de ensino-aprendizado. Recursos Panfletos de comunicação aos pais e textos para os alunos; Uso do espaço escolar para apresentação de peças de teatro organizadas pelos alunos das séries iniciais do ensino fundamental, tema: Xô Piolho; Uso do laboratório de ciências pelos alunos das series finais do ensino fundamental para desenvolvimento de habilidades e competências da disciplina de ciências naturais; Pesquisa de campo na rede, uso de mídias, filmes e documentários; Investigação, com a colaboração dos pais, sobre o uso de remédios caseiros e tradições antigas para a cura de doenças e pragas desenvolvendo habilidades e competências na disciplina de história; Palestras com profissionais de saúde; Reunião com os pais.

Considerações finais Este plano de ação desenvolverá habilidades e competências na área de higiene pessoal e saúde; Desenvolvimento da percepção de cuidados consigo e com o grupo; A comunidade escolar deve se conscientizar da importância da higiene para o bem estar geral e que sua colaboração tem impacto no ambiente tanto familiar quanto escolar e também na sociedade como um todo; Conscientizar os alunos do trabalho em conjunto para o bem comum; Trabalho interdisciplinar com desenvolvimento de competências em todos os níveis, com objetivo único visando o sucesso nas áreas trabalhadas; Planejamento e alcance de objetivos juntos; Atribuição das artes como conscientizadora de conteúdo; Pesquisa de campo para alunos funcionários e comunidade; Inserção da comunidade local em projetos da escola; Higiene e saúde como bem primordial de todos CONSIDERAÇÕES FINAIS O estágio em gestão e espações não escolares foi, sem dúvidas, esclarecedor e motivador.

brasilescola. uol. com. br/sugestoes-pais-professores/pediculose-na-escola. htm> acesso em 24 de abril de 21. com. br/6-recomendacoes-importantes-sobre-piolho-na-escola/> acesso em 24 de abril de 21. ALVARES, adrian; RIGO, Mariana. PEDAGOGIA EM AÇÃO: O PAPEL DO PEDAGOGO E SUAS DIVERSAS ATUAÇÕES. Recebido para publicação: 5. PLANO DE AÇÃO NA GESTÃO DA ESCOLA 2012 A 2014. Disponível em: <http://www. cbrcarolinalupion. seed. pr.

100 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download