UMA PROPOSTA DE ANÁLISE DOS DESCRITORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DO SAEB NO GÊNERO VIDEOANIMAÇÃO POSSIBILIDADES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Administração

Documento 1

Além da pesquisa teórica, como produto final do presente trabalho, será elaborada uma coletânea de questões pautadas nos descritores de língua portuguesa propostos pelo SAEB/INEP, voltadas para a leitura de vídeoanimações, com vistas a contribuir para o processo de formação de professores. PALAVRAS-CHAVE: Pedagogia dos multiletramentos. Formação de professores. Vídeoanimação. Descritores de Língua Portuguesa. A autora destaca que é de fundamental importância que a Escola traga para o seu interior as práticas de letramento utilizadas no cotidiano da comunidade escolar atendida, fazendo com que essas práticas sejam compartilhadas e valorizadas, enquanto identidade cultural e de comunicação desta comunidade e, paralelamente, a escola possa desenvolver o letramento escolar, aquele que é utilizado dentro dos processos educacionais com objetivos tradicionalmente escolares.

A proposta da Pedagogia dos Multiletramentos apresenta a proposta dos trabalhos com os textos multimodais e, dentre eles, Belisário (2001 apud SILVA et al, 2019, p. aponta que a “utilização de animações, vídeos ou arquivos de áudio favorece a motivação, na medida em que diminui a eventual monofonia da leitura de 2 textos escritos e ressignifica os textos de forma lúdica, garantindo um certo movimento interativo e uma atitude mais ativa do leitor”. No Brasil, o ensino é regulamentado e acompanhado por avaliações externas, denominado Sistema de Avaliações da Educação Básica – SAEB. A avaliação de língua portuguesa é orientada por meio de uso de descritores. A primeira questão diz respeito 3 à avaliação em língua portuguesa e ao uso de descritores de habilidades e competências de leitura.

A segunda questão a ser abordada refere-se à Pedagogia dos Multiletramentos, que enfatiza a relevância de uma proposta de ensino que contemple as diferentes semioses constitutivas dos textos que circulam na sociedade da informação, de suas potencialidades para a produção de sentidos e de construção de identidades culturais. Essa abordagem terá apoio em Rojo (2009; 2012; 2013), Kalazantis e Coper (2000; 2006), Dionísio (2005). A terceira questão, a ser abordada, refere-se à caracterização do gênero videoanimação e de um inventário teórico de suas potencialidades para a formação de leitores, uma vez que este é um gênero textual digital que traz, em sua estrutura, diversos elementos multimodais e a representação da multiculturalidade proposta pela Pedagogia dos Multiletramentos. Rojo, 2012). RESULTADOS ESPERADOS Espera-se, com o presente trabalho, apresentar uma análise das possibilidades metodológicas do uso de descritores para a proposição de atividades de leitura de videoanimações, a partir de um estudo que envolva a análise das propostas das avaliações externas em língua portuguesa e o uso de descritores de habilidades e competências de leitura, identificando, para tanto, algumas das contribuições da Pedagogia dos Multiletramentos na formação dos professores de língua portuguesa, a partir da caracterização do gênero textual vídeoanimação e suas potencialidades para a formação de leitores.

Ao final deste trabalho, espera-se elaborar uma coletânea de questões pautadas nos descritores propostos pelo SAEB/INEP, voltadas para a leitura de videoanimações, com vistas a vislumbrar contribuições para o processo de formação de professores. CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES Atividade Elaboração do cap. levantamento bibliográfico, leitura de consumo, fichamento, produção do capítulo) Elaboração do cap. levantamento bibliográfico, leitura de consumo, fichamento, produção do capítulo) Elaboração do cap. cedes. unicamp. br>. Acesso em: 20/06/2019. COSCARELI, Carla Viana. php?pid=S010246982010000300016&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 20/06/2019. ROJO, Roxane Helena Rodrigues. MOURA, Eduardo [Orgs. Multiletramentos na escola. Disponível em: <http://www. scielo. br/pdf/er/n65/01044060-er-65-00149. pdf>. Acesso em: 01/05/2019.

500 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download