Portfólio O uso das novas tecnologias no ensino de língua

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Filosofia

Documento 1

Dessa forma, a situação-problema apresenta o professor Thiago do 9º ano do ensino fundamental que decide utilizar estes meios para tornar a aula mais interessante e proporcionar um maior envolvimento dos alunos durante as aulas. Neste sentido essa produção textual tem um intuito de informar a partir de embasamento teórico a importância do multiletramento e como essa pode ser uma ferramenta de muita importância e que muito pode agregar dentro do modelo de ensino remoto, visto que a partir desse conceito a aula sai da tradicional exposição que costuma apresentar dentro de sala de aula e passa a funcionar de uma maneira prática e dinâmica oferecendo Fontes interessantes e conteúdos atraentes para os alunos. DESENVOLVIMENTO 2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA O letramento em uma língua estrangeira, neste caso a língua inglesa, é uma etapa importante da formação do aluno, tendo em vista que ela fornece uma maior bagagem intelectual e cultural no contexto de comunicação, possibilitando ao aluno uma ferramenta essencial para uma comunicação mais ampliada e abrangente, além da alternativa de realizar trabalhos ou intercâmbios em outros países com o intuito de potencializar ainda mais o seu currículo acadêmico.

Desta forma, dentro da educação fundamental em um cenário pandêmico com o ensino híbrido, utilizar o multiletramento juntamente com a literatura e as mídias digitais para ensinar a língua inglesa se mostra como uma proposta de ensino muito interessante para promover e aprimorar a participação e o desempenho do aluno. Por esse motivo, o letramento é uma forma de ensinar com base na vivência utilizando ferramentas do cotidiano para enriquecer as práticas pedagógicas, visto que segundo o pesquisador LEMKE (2010): “O que figuras, desenhos, diagramas, gráficos, tabelas e equações fazem por nós que o texto verbal não pode fazer por si mesmo? O que fazer ainda muito melhor quando combinamos textos com estas outras mídias? O que é que há exatamente em uma figura que mil palavras não podem expressar tão apropriadamente? (LEMKE, 2010, p.

Tratando-se das práticas de multiletramento, então se têm a prática pedagógica de lecionar o conteúdo utilizando ferramentas que evidenciem o uso deste conteúdo no cotidiano. Como é exemplificado pela professora Rosa entrevistada para o artigo “LETRAMENTOS E MULTILETRAMENTOS: um estudo etnográfico com professores em uma escola pública estadual na cidade de Itabuna – BA. ” Diz que: [. “tem tudo haver com interpretação de textos, o letramento acontece quando o aluno é capaz de realizar uma leitura e depreender o sentido do que leu e mais ainda é. PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO Identificação da escola: ESCOLA DO SABER Período de realização: 4 aulas com 50 minutos de duração Turma: 9 ano Cronograma de atividade: AULA 1: 50 minutos AULA 2: 50 minutos AULA 3: 50 minutos AULA 4: 50 minutos Percurso metodológico: AULA 1: Sabendo que os alunos se interessam por literatura, nesta primeira aula o professor irá propor e explicar o conteúdo que será trabalhado nas próximas aulas sendo ele: O ensino da língua inglesa através da literatura e da leitura coloquial por meio do podcast.

Desta forma, será feito um trabalho em grupo onde os alunos deverão escolher um conto de fácil compreensão em inglês e gravarem um áudio em MP3 no estilo podcast, onde o grupo deverá conversar e fornecer informações básicas a respeito do conto. Por fim, o professor indicará um podcast específico para o estudo do inglês, como por exemplo, o English Experts Podcast que é um podcast muito interessante para o ensino de inglês e para um treino diário. Ainda em grupo, os alunos deverão escolher um episódio e uma temática abordada pelos autores e também criarem um segundo material em MP4 conversando em inglês a respeito da temática com o intuito de que os alunos aprimorem a sua oralidade.

AULA 2: Nesta aula, o professor irá apresentar os episódios e as temáticas abordadas pelo English Experts Podcast e irá selecionar os grupos e a quantidade de membros e também deverá se informar sobre qual conto da língua inglesa os alunos está interessado em falar a respeito. Padlet. com. Disponível em: https://pt-br. padlet. com/. br/plano-de-aula/2125/podcasts 3 CONCLUSÃO Essa produção textual foi de suma importância para abrangência dos conhecimentos já adotados com relação às práticas pedagógicas voltadas para o ensino da língua estrangeira, mais precisamente a língua inglesa, dentro do âmbito escolar. Em se tratando da estrutura de ensino híbrido e também remoto utilizar o multiletramento e se aproveitar das plataformas digitais e também tecnológicas para ampliar o conhecimento e as formas de aprendizagem neste período de pandemia, é uma estratégia muito boa para manter a atenção dos alunos e também o interesse deles no conteúdo que está sendo ministrado.

Portanto, estudar a importância do multiletramento, a literatura, a língua inglesa e unir tudo isso a metodologia de podcast para elaboração de um plano de aula interessante que veio desenvolver a oralidade, a cooperatividade e também a participação dos alunos dentro das salas de aula remota de língua inglesa visto que foram de extrema importância para a abrangência das tendências de práticas pedagógicas que podem ser adotadas e também para um desenvolvimento das maneiras as quais se podem selecionar o inglês de uma maneira criativa e que vem a ser eficaz para os alunos. Por fim, conclui que a língua inglesa é um conhecimento de extrema importância para abrangência do conhecimento e também das possibilidades sociais e culturais dentro da sociedade tendo em vista que o novo idioma significa uma nova vida em termos de comunicação.

REFERÊNCIAS BRAGA, D. p. jul. dez. GARCEZ, P. M. ifal. edu. br/educte/article/view/1627. p. Fragmento da BNCC que apresenta as ideias norteadoras do ensino de Língua Estrangeira, apresentando os eixos de ensino. br/Leitor/Publicacao/6971/pdf/0?code=qmJxnropKhcvAqzijH/ydrd LENHARO, Rayane Isadora; CRISTÓVÃO, Vera Lúcia Lopes. Podcast, participação social e desenvolvimento. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. n. p. com/cbn/podcast/feed/353/clube-dolivro-bh.

55 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download