O AVANÇO DA TECNOLOGIA E SEUS IMPACTOS NO MERCADO FINANCEIRO

Tipo de documento:Plano de negócio

Área de estudo:Turismo

Documento 1

BANCA EXAMINADORA _________________________________ Prof(ª). Titulação Nome do Professor(a) _________________________________ Prof(ª). Titulação Nome do Professor(a) _________________________________ Prof(ª). Titulação Nome do Professor(a) São Paulo, 06 de janeiro de 2022. aluno. Por conseguinte, a presente análise tem como objetivo demonstrar que uma organização para ser competitiva e evidenciar neste ambiente no qual esta estabelecida, é importante utilizar uma nova postura com a busca da informação e do conhecimento para controle eficaz, por meio dos especialistas financeiros, a qual desenvolvida de forma composta e adequada às necessidades das empresas possibilita uma maior compreensão, eficiência, agilidade e segurança aos administradores. Palavras-chave: Tecnologia, Mercado Financeiro, Impactos. aluno. O avanço da tecnologia e seus impactos no mercado financeiro. págs. SUMÁRIO INTRODUÇÃO. A TECNOLOGIA NO MUNDO FINANCEIRO. História da Tecnologia no Mundo Financeiro.

Gestão Financeira e Tecnologia. AS MUDANÇAS NO MERCADO. Isto ocorre devido a duas características que o mercado brasileiro vem passando: a grande concorrência entre determinados tipos de instituições de serviços, onde o sistema de trabalho é definidor da qualidade do atendimento; e as políticas econômicas do governo, que vêm criando condições variáveis e precárias para as instituições nacionais em geral. O problema desta pesquisa consiste em entender: Quais são as vantagens e as desvantagens dos avanços tecnológicos para o mercado financeiro? Hoje em dia as instituições vêm investindo em tecnologias, pois é uma ferramenta importante para facilitar e desenvolver os recursos, tanto produtivos quanto administrativos, dentro das empresas, o que reduz custos em longo prazo.

A relevância da análise proposta nesta pesquisa está relacionada à sua contribuição científica, em condições teóricas, em relação à análise dos principais importantes referentes aos avanços tecnológicos no meio do desenvolvimento do mercado financeiro. O enfoque da pesquisa proposto concentra-se em uma diversidade de questões que incluem um estudo histórico, econômico e social fundamentado. O estudo realizado para a elaboração deste trabalho traz embutidos dois objetivos específicos: • a identificação de quais são os impactos percebidos pelo mercado financeiro, uma vez decidida a implantação de novas tecnologias; • a determinação de como ocorre à reação das organizações a estes impactos, em nível de: organização prévia, produção de ajustes no sistema de implantação e sua capacidade analisarem o resultado da alteração realizada pelo uso da nova tecnologia.

De acordo REZENDE & ABREU (2003), as tecnologias aplicadas aos Sistemas de Informação Empresariais são as seguintes: Executive Information Systems (EIS); Sistema de Apoio a Decisões (SAD); Enterprise Resource Planning (ERP); Bancos de Dados (BD) – Data Warehouse (DW); Inteligência Artificial (AI); Sistemas de Telecomunicações; Recursos da Internet; Automação de Escritórios; Tecnologias OLAP E OLTP; e Database Marketing. Essas instituições têm modelos de negócio inovadores, usam a tecnologia como base e apresentam grande capacidade de desenvolvimento, e chegaram ao mercado financeiro para ofertar produtos antes exclusivos de bancos ou organizações financeiras tradicionais (OROY, 2017), como pagamentos móveis, transferências de dinheiro, empréstimos, captação de recursos, gestão de investimentos, criptomoedas e educação financeira. Os novos desafios para o mercado financeiro são na perspectiva da automação financeira.

É necessária a ampliação para diferentes canais, como a telefonia celular. A necessidade de um numera muito grande de usuários de celular com baixo acesso a serviços financeiros abre uma janela de oportunidade para acesso a uma população até agora inacessível. Na atualidade, presenciamos o paradoxo de ver os avanços da ciência e da tecnologia confundirem-se, misturando o celular, o computador, os robôs, a microeletrônica com o desemprego. A sociedade planetária está lado a lado com a crise permanente das instituições e o desencadeamento do mundo. Na América Latina, a partir da década de 50, estudos pioneiros de Jorge Sabato e outros pesquisadores ampliaram a compreensão das relações entre tecnologia, crescimento econômico e relações internacionais.

Esse grupo formalizou um pensamento original sobre o desenvolvimento tecnológico local. Aplicado inicialmente à realidade argentina, proliferou em seguida para os demais países latino-americanos. Alguns desses aspectos sempre recebem ênfase maior que os demais, seja por formação dos executivos, pela conjuntura ou por outro fator. A Evolução da Tecnologia financeira trouxe muitos benefícios para o cliente, pois em qualquer lugar pode-se efetuar simples serviços, como a consulta de saldo e extratos, além da autonomia de compra e venda de ações. A opção de outros canais alternativos também promove a inclusão de muitos clientes, que antes não tinham acesso a Internet e hoje disponibiliza de utilizá-la para a inclusão. Superar os “desígnios do subdesenvolvimento" significa rejeitar a ideia propagada durante os anos 50 - e ainda presente em alguns segmentos da sociedade brasileira, segundo a qual países em desenvolvimento deveriam favorecer tecnologias primitivas que usassem abundante mão-de-obra não qualificada (.

Desde a década de 80, está claro que a competitividade das empresas das novas economias industrializadas depende de sua capacidade de gerar mudança tecnológica, e não na disponibilidade de recursos naturais ou abundante mão-de-obra barata (ERNST & O'CONNOR, 1989) A informação, atualmente, tem importância altamente expressiva e pode representar grande poder para quem a possui, seja pessoa, seja instituição. Como a maioria das decisões empresariais são medidas em termos financeiros, o administrador financeiro representa então um papel central nas operações da empresa (GITMAN, 2010, p. Modelo de gestão compreende-se de um conjunto próprio de concepções filosóficas e ideias e ações administrativas que operacionalizam as práticas gerenciais nas organizações (. os modelos de gestão ao longo dos anos apresentaram suas próprias características como: Era da massa: visava à obtenção da produtividade, com enfoque na quantidade produzida e na padronização de bens, com o intuito de baixar custos; Era da qualidade: visava à satisfação do cliente, através da melhoria contínua dos processos de bens e serviços; Era da informação/conhecimento: foco total na informação e no conhecimento, visando à sobrevivência e sustentabilidade das organizações num mercado cada vez mais competitivo, procurando atender não somente aos seus interesses, mas também dos seus stakeholders (clientes, colaboradores, sociedade e acionistas).

RODRIGUEZ, 2010). Chiavenato (2007, p 71) considera que além das competências e habilidades necessárias, o administrador é incumbido de realizar diversas atividades como: a. O bom e velho sistema de caneta e papel pode até ter seu lugar, no entanto, ele ficou restrito a poucas utilizações. Em um cenário altamente as organizações precisam promover inovações tecnológicas para sobreviverem a essa avalanche do mercado competitivo e globalizado, e uma forma de promover essas inovações é a efetiva utilização da gestão do conhecimento, (. Neste momento, observa-se claramente que em um cenário altamente inovador, as organizações precisam promover inovações tecnológicas para sobreviverem a essa avalanche do mercado competitivo e globalizado, e uma forma de promover essas inovações é a efetiva utilização da gestão do conhecimento.

SILVA, 2005). A inovação é fundamental, quando os processos adotados pela empresa deixam de proporcionar os efeitos esperados. As informações digitais passaram a ser predominantes em todos os setores, e, como exemplo disso, temos o uso do cartão do banco ou a leitura de e-mails no celular em qualquer lugar onde nos encontremos. Os avanços no universo digital proporcionaram a internet e a rede de computadores e os avanços desses meios de comunicação tendem a expandir novas tecnologias que interajam com os outros meios eletrônicos já existentes. Sabe-se que algumas tecnologias de comunicação que existem atualmente podem vir a ser substituídas por diferentes formas de interação. Era Digital São chamados de Era da Informação ou Era Digital os avanços tecnológicos advindos da Terceira Revolução Industrial e que impactaram na difusão de um ciberespaço, um meio de comunicação tornado possível pela informática e pela internet.

Essa concepção é também considerada como uma forma de perceber os avanços das técnicas atuais de transformação da sociedade comparadas às outras anteriores. A era da informação tem como particularidade a ampliação da capacidade de armazenamento e memorização de informações, dados e formas de conhecimentos. Uma outra marca dessa era é a integração mundial. Isso é visto na internet, onde pessoas do mundo inteiro estão interligadas, compartilham informações, divulgam impressões e difundem formas de cultura e saberes. As organizações brasileiras têm utilizado ampla e intensamente as tecnologias de informação e comunicação para viabilizar a integração interna, entre suas várias áreas e externa com seus fornecedores, clientes e parceiros, processar um número muito grande de transações e atender a uma quantidade de forma rápida, segura e, muitas vezes, personalizada.

O ambiente empresarial, tanto em nível mundial como nacional, tem passado por inúmeras mudanças nos últimos anos, as quais têm sido consideradas diretamente relacionadas com a Tecnologia de Informação. SCHMIDT & COHEN, 2013) Houve avanços nas comunicações que alcançaram um nível de integração inimaginável. Um exemplo disse é a onda de protestos e revoltas que se iniciou em 2011, denominada Primavera Árabe. Nesse evento, ações organizadas pela população com vistas à derrubada de ditadores e governantes foram organizadas através das redes sociais e tiveram a sua divulgação mundo afora propiciada por técnicas avançadas e cada vez mais velozes de informações. A sociedade transita hoje no que se convencionou denominar Era Digital. Os computadores ocupam espaço importante e essencial no atual modelo de sociabilidade que configura todos os setores da sociedade, comércio, política, serviços, entretenimento, informação, relacionamentos.

Cada vez mais alcançaremos pessoas muito distantes de nossas fronteiras e grupos linguísticos e nos aproximaremos delas, compartilhando ideias, fazendo negócios e construindo relacionamentos genuínos. A cada dia, a maioria de nós vai viver e trabalhar em dois mundos ao mesmo tempo e ser regida por eles. No meio virtual, todos experimentaremos algum tipo de conectividade, de forma rápida e por uma variedade de meios e equipamentos. No mundo físico, continuaremos tendo de lidar com a geografia, a aleatoriedade do nascimento (os filhos ricos das nações abastadas e os muitos despossuídos dos países pobres), o azar e o lado bom e o ruim da natureza humana. SCHMIDT & COHEN, 2013) Percebe-se que, na era da informação, ocorre também uma era da interação.

Os recursos investidos em tecnologia da informação (TI), durante décadas, tornaram as instituições financeiras muito avançadas nessa área, comparativamente a outros segmentos da economia. Em síntese, a reestruturação do sistema de pagamentos, de forma global, apresentou vantagens e desvantagens ao sistema financeiro. No que se refere às vantagens, observa-se: • A liquidação plena das ordens de pagamentos; • A redução do tempo decorrido entre o início da transação e sua liquidação final; • A adoção de práticas internacionais, oferecendo maior segurança ao investidor estrangeiro; • O surgimento de novas oportunidades de negócios para as instituições financeiras. Por outro lado, as desvantagens do novo sistema referem-se ao alto custo de implantação e ao custo adicional de manter reservas bancárias.

Fortuna (2015) conceitua o sistema financeiro como um conjunto de instituições que proporcionam condições apropriadas para a manutenção de um fluxo de recursos entre poupadores e investidores. Diferencial competitivo são características que a tornam única em relação aos seus colaboradores, clientes, parceiros e fornecedores, este diferencial é gerado pelos recursos disponíveis no qual a empresa é detentora, estes podem ser tangíveis e intangíveis. Os recursos tangíveis são os que podemos mensurar, que são vistos, como os financeiros e físicos. Já os intangíveis são de difícil mensuração, alguns nem aproximadamente, e atualmente estão entre os recursos mais valiosos de uma empresa. Podemos citar como recursos intangíveis a reputação, que rege a relação entre empresas e consumidores, a tecnologia, confiança entre colaboradores e gerentes, ideias, conhecimento, cultura que define a forma como a empresa trabalha, suas rotinas, seus comportamentos, entre outros.

CONTRASTES ENTRE O BOM E RUIM NAS TECNOLOGIAS ATUAIS A tecnologia também apresenta prós e contras, pois, na mesma medida em que facilita nossas vidas, pode nos tornar escravos dela, pois exige nossa atenção. o conhecimento apresenta importância central, sendo a informação um elemento fundamental para seu desenvolvimento. A construção do conhecimento está essencialmente ligada à ação humana. A informação constitui um fluxo de mensagens, enquanto o conhecimento é criado pelo fluxo dessa informação, ancorado nas crenças e compromissos de seus detentores. É importante ressaltar que tanto a informação como o conhecimento só possuem significância em relação ao contexto, sendo específicos ao mesmo tempo e criados de forma dinâ- mica na interação social entre as pessoas. Portanto a informação e a tecnologia em si não são boas nem tão pouco más mas o uso que se faz delas é que representará a sua essência.

DUARTE, 2000) Atualmente as empresas vem investindo na tecnologia, sendo a mesma uma ferramenta importante para facilitar e agilizar nos processos administrativos dentro das organizações reduzindo custos a longo prazo. Na tecnologia, quanto mais conhecimento produzido, mais rápida é sua evolução. Com a inovação tecnológica, é possível oferecer um produto/serviço de qualidade. A tecnologia hoje é fundamental nas organizações de grande porte e “é inegável que as inovações tecnológicas introduzidas nas organizações aumentaram sua produtividade, seja pelas melhorias que incorporam aos processos produtivos, seja pela racionalização da mão de obra” (OLIVEIRA, 2004). Essa ferramenta propiciou o crescimento dos negócios, pois é utilizada para planejar, organizar e controlar o funcionamento das empresas. Esse serviço e aplicativos estão em vários datacenters no mundo.

Exemplos disso são os serviços disponibilizados por vários servidores de internet. Essa tecnologia fornece espaços de memória, armazenamento e compartilhamento. Isso pode ocorrer pela internet ou por algum aplicativo em um computador, auxiliando no agendamento de serviços e na transmissão de dados a longa e curta distância. A tecnologia faz parte do dia-a-dia das empresas. Além disso, não depende da distância entre origens para aumentar ou diminuir, estando relacionado a um valor fixo. Esse serviço é de interesse para uma organização, devido à diminuição de custos no que se refere a ligações. As tecnologias da informação estão descortinando novas oportunidades de pesquisa. Através dos computadores, (. pode-se decidir quais temas de pesquisa atraem maior interesse. Essa tecnologia possibilita trabalhar com pessoas de espaços geográficos distintos, sem que seja necessária a locomoção.

Aspectos Negativos da Tecnologia Atual Pode-se considerar o impacto da tecnologia sobre a saúde social, mental, física e ambiental como algo devastador, caso não mantida sob controle. Não se pode negar os benefícios que ocorreram com os avanços tecnológicos, mas é preciso moderação me seu uso. É preciso estar ciente dos aspectos nocivos do uso excessivo das tecnologias, pois isso ajuda a evitar quaisquer problemas mais graves. O medo ou temor surge como uma reação à possibilidade de perda do emprego decorrente da substituição do homem pela máquina ou da possibilidade de cometer erros. FARAH, 2000) Com o avanço da internet, a privacidade deixa de existir, e informações e dados pessoais podem ser acessados. Além disso, ainda há especialistas, os hackers, que utilizam mecanismos para encontrar todas as informações que desejam obter.

Perdeu-se o senso de privacidade online com a divulgação pública de localização, opiniões, contatos e relações pessoais, dentre outras informações que circular na internet livremente. A conectividade, possibilitada pela Internet, ao mesmo tempo em que atinge o processo de trabalho do sujeito, interfere em sua vida privada. Uma pesquisa (. A mão de obra humana que está sendo substituída por máquinas que realizam o trabalho com mais agilidade e menor custo. A poluição do meio ambiente é um grande problema, pois a maioria das empresas não têm lugares apropriados para despejo do lixo eletrônico. Percebe-se que com a falta de vigilância em alguns setores que envolve tecnologia, facilitam a proliferação de crimes cibernéticos. Dar-se pelo fato de não haver politicas de segurança bem definidas e processos de auditoria.

Devido à rapidez na evolução de mídias digitais, hardwares ou até mesmo por consumismo exagerado, a troca de equipamentos torna-se constante, tendo como consequência o deposito dos “lixos eletrônicos” em ambientes não adequado. Dessa forma, percebe-se uma forte interação entre os avanços tecnológicos, o ambiente social e o mercado internacional. A partir da análise verificou-se a aplicação da T. I. para o crescimento dos serviços financeiros. Do apresentado neste estudo, constatou-se que, conforme o referencial teórico realizado, a T. São Paulo, 2005. Ed. ASSAF NETO, Alexandre. FINANÇAS corporativas e valor. São Paulo, 2012. ipv. pt/millenium/19_arq1. htm 12 abril 2021 Byrd, T. A. and Turner, E. DUARTE, A. R. As Novas Fronteiras Culturais das Tecnologias da Informação. Revista Comunicação e Política, nº 25, 08 de Março de 2000.

DEJUORS, C. Caderno Mundo. Folha de São Paulo, São Paulo, 23 jun. GATTI, B. A. NUNES, M. The Industrialization of Service. Harvard Busines Review, p. Sep. Out. KOHN, K. O Contexto Dinâmico da Informação: Uma Análise Introdutória. Trad. Helena Lemos. Brasília: Brique de Lemos, 2000. MEADOWS, A. OLIVEIRA, M. C. S. A Inteligência Empresarial nas Organizações Industriais da Paraíba na Percepção de seus Executivos. João Pessoa. BOTANA, N. La Ciencia y la Tecnología en el Desarrollo Futuro de América Latina. In: Sábato, J. A. comp. São Paulo: Tese (Doutorado) - Departamento de Engenharia de Produção, Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, 2005. SOUZA, Marcelo Silva. A utilização da TI como ferramenta para atuar na estão organizacional, 2008.

Disponível em: https://books. google. Rio de Janeiro: Saraiva, 2008. WEICK, K. Technology as Equivoque: Sensemaking in New Technologies. In: GOODMAN, Paul. Technologyand Organizations.

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