USO DE TECNOLOGIAS NAS BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Administração

Documento 1

O objetivo geral é apresentar as principais contribuições das Tis, nas práticas bibliotecárias. Para alcançar o objetivo geral, foram definidos os seguintes objetivos específicos: a compreender o fenômeno da tecnologia; analisar o processo de inclusão das tecnologias da informação nas práticas bibliotecárias. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental que incluiu livros, artigos científicos, revistas, teses e outros meios de cunho científico, disponibilizados em meio eletrônico. Ao término dessa pesquisa conclui se que a evolução tecnológica da informática, transformou a biblioteca em um ambiente mais interativo, dinâmico e acessível remotamente de qualquer local, aproximando a sociedade, ampliando o seu acesso, proporcionando menos burocracia, e mantendo um contato menos formal e agilizando o atendimento dos usuários.

Palavras chave: Bibliotecas universitárias. BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA Durante séculos a biblioteca foi considerada fator decisivo na aquisição e formação do conhecimento, pois é através dela que se dá o acesso à informação da maneira mais tradicional, é a primeira fonte de pesquisa que vem à mente para adquirir de conhecimento. Certamente as bibliotecas universitárias (Bus), surgiram na Idade Média e foram evoluindo ao longo do tempo de acordo com o desenvolvimento da sociedade. Porém, inicialmente quando se falava em biblioteca pensava-se apenas em um local para armazenamento de livros. Contudo, com a evolução dos suportes de informação e do acesso ao aprendizado da leitura e escrita pela população o conceito e a função da biblioteca foram se modificando. Dessa forma, por não existirem independentes das instituições às quais se vinculam é que as bibliotecas acompanham as tendências da sociedade.

Para isso, diferindo da biblioteca tradicional, surgem as bibliotecas digitais, também chamadas de bibliotecas do futuro, eletrônicas, virtuais, sem paredes. A biblioteca eletrônica virtual pode ser acessada remotamente de uma localidade, por meio de uma rede de computadores, favorecendo a acessibilidade de todos. Nesta concepção de mudança, os livros virtuais não sofrerão mais os problemas de suas contrapartes físicas, podendo ser duplicados quantas vezes se desejar. Essa mudança faz com que a própria biblioteca seja infinita, pois não haverá limites para o número de livros que possa conter, desde que estruturada e disponibilizada em computadores poderosos, interligados a redes de alta velocidade. Também há a biblioteca híbrida, que mescla material impresso com digital, refletindo o meio informacional em que os diferentes tipos de usuários da sociedade hodierna estão inseridos.

Representa avanços fantásticos no processo de organização do trabalho e, através de sua lógica específica, sintetiza, organiza informações e reduz a quantidade de operações em diversas áreas. A contribuição da Ciência da Computação nas atividades biblioteconômicas é apontada como um dos principais fatores do surgimento da ciência da informação, que buscou lidar com a informação em seus múltiplos aspectos alcançando maior compreensão do fluxo informacional, fundamentada na sua capacidade interdisciplinar. As evoluções foram imensas e constantes basta saber se a reflexão que fica é a de saber se o profissional da informação, principalmente os que são da biblioteconomia conseguem acompanhar pari passo todo esse processo de inovação pela qual as tecnologias da informação estão submetidas.

A INOVAÇÃO NOS SERVIÇOS E PRODUTOS DAS BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS A inovação é uma das propulsoras para as transformações que vem ocorrendo na educação superior, considerando que as tecnologias são consideradas necessárias para contribuir com o processo de organização, recuperação e transmissão da informação. Diante disso, as bibliotecas universitárias precisam se adaptar às alterações provocadas por essas mudanças que são intrínsecas a educação superior e assim, oferecer serviços e produtos informacionais para a pesquisa, ensino e extensão de modo a melhorar a educação do sujeito em formação. A necessidade de adaptá-lo ao uso pessoal, fez com que novas tecnologias fossem desenvolvidas para diminuir seu tamanho e aumentar sua capacidade de processamento.

Sua popularização se deve, no entanto, a criação de uma interface mais amigável, que dilui consideravelmente os obstáculos que impediam maior usabilidade por parte dos usuários não-técnicos. A Internet sem dúvidas gerou uma verdadeira mudança nos ambientes de trabalho do bibliotecário, causando um processo de expansão dos “limites territoriais” no qual ele atua. Não mais se atêm aos espaços das bibliotecas, conquistaram novas posições de trabalho em empresas e espaços públicos, como especialistas na organização e disseminação da informação. A Internet também permitiu novas sociabilidades entre bibliotecários e usuários, não mais restritas a ambientes físicos. Por fim os bibliotecários precisam acompanhar os avanços tecnológicos e o trabalho interativo inerente as redes de computadores, assim como conhecer as ferramentas apresentadas pela Web 2.

para apurar o senso crítico em relação a essas tecnologias. ANALISE DOS RESULTOS O presente trabalho teve na pesquisa bibliográfica seu principal instrumento para a coleta de dados. Estes dados foram processados e analisados de forma a fornecer informações capazes de chegar a um resultado. Sendo assim, os resultados apresentados a seguir são derivados de uma análise norteada pela literatura pesquisada, que por sua vez, foi possível pelos objetivos propostos. CONCLUSÃO Ao término dessa pesquisa conclui se que a evolução tecnológica da informática, transformou a biblioteca em um ambiente mais interativo, dinâmico e acessível remotamente de qualquer local, aproximando a sociedade, ampliando o seu acesso, proporcionando menos burocracia, e mantendo um contato menos formal e agilizando o atendimento dos usuários.

O uso intensivo de tecnologias multimídia nos serviços e coleções de biblioteca está contribuindo para a velocidade da disseminação da informação e para a excelência no atendimento ao usuário. Fazendo uma análise pessoal da literatura, percebe-se que a relação do bibliotecário com as tecnologias da informação já não é tão nova, mais por vezes complexa, por fatores que estão mais ligados a própria percepção do profissional. A boa notícia é que atualmente os profissionais da nova geração possuem uma visão menos conservadora e estão mais acessíveis às mudanças. Essa nova geração ingressa no mercado de trabalho, nem sempre com a preparação adequada, mas trazem consigo conhecimentos adquiridos como usuários das tecnologias.

Opac social: tendências e desafios para as bibliotecas universitárias. Disponível em: https://repositorio. ufba. br/ri/handle/ri/14633>. Acesso em: 15/dez/2021. Educação e estudos de usuários em bibliotecas universitárias brasileiras: abordagem centrada nas competências em informação. f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília, 2008. Disponível em:< http://bdtd. bce. Página inicial do site. Disponível em:< http://www. flickr. com/>. Acesso em: 15/dez/2021. pdf. Acesso em: 20/12/2021. LEITÃO, Bárbara Julia Menezello. Avaliação qualitativa e quantitativa numa biblioteca universitária: grupos de foco. Rio de Janeiro: Interciência, 2005. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v. n. p. jan. dez. Disponível em: https://repositorio. ufsc. br/handle/123456789/190885. Acesso em: 19/12/2021. ORGANIZAÇÃO DE COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO.

Acesso, apropriação e uso da informação na sociedade em rede: desafios na formação do profissional da informação. In: SILVA, José Fernando Modesto da; PALETTA, Francisco Carlos (Orgs. Tópicos para o ensino de Biblioteconomia. v. São Paulo: ECA/USP, 2016. Acesso em: 15/dez/2021. ZANINELLI, T. NOGUEIRA, C. A. HORIMI, D.

120 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download