CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL Um estudo de caso na empresa Vamfertil

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Administração

Documento 1

A cultura e o clima organizacional são responsáveis por traduzir o comportamento dos colaboradores dentro de uma organização. Quanto maior a disseminação e o entendimento da missão, visão, e valores entre os colaboradores, maior o comprometimento destes para com os objetivos estratégicos. Portanto, o estudo questionou se a cultura e o clima organizacional da empresa Vamfertil do Grupo Vamtec, eram favoráveis para a satisfação dos colaboradores. O objetivo principal do estudo foi analisar os fatores que influenciam o ambiente de trabalho na cultura e no clima organizacional da empresa Vamfertil no município de Camaçari/BA. O clima organizacional pode sofrer variação conforme o grau de motivação dos funcionários, a pesquisa de clima revelou fatores críticos que prejudicam uma maior colaboração dos colaboradores com a organização, e ainda, que a existência de valores conceituais pela empresa não garante sua aplicação.

Organizações que prezam pela qualidade de vida dos seus colaboradores são denominadas organizações saudáveis. GUERREIRO et al. A qualidade de vida no trabalho está intimamente ligada ao grau de satisfação dos colaboradores, para Carneiro et al. o trabalho pode estar associado ao bem-estar e satisfação pessoal, estando a qualidade de vida no trabalho ligada a fatores, psicológicos, pessoal, físico e profissional, nesta ordem. É preciso que as empresas melhorem as condições de trabalho e permitam maior participação de seus trabalhadores, a fim de estabelecer maior vínculo do trabalhador com a empresa. A pesquisa é classificada como qualitativa. Os objetivos do estudo caracterizam-se como pesquisa de cunho exploratório conclusivo, que, segundo Malhotra (2005), é “um tipo de pesquisa que tem como principal objetivo o fornecimento de critérios sobre a situação-problema enfrentada pelo pesquisador”.

Os procedimentos técnicos adotados serão pesquisa documental levantamento de campo. A pesquisa documental, segundo Gil (2007), é muito semelhante à pesquisa bibliográfica. No entanto, a diferença essencial entre ambas está na natureza das fontes, pois a pesquisa documental engloba além das contribuições de diversos autores, materiais que não receberam, ainda, um tratamento analítico, podendo ser reelaboradas de acordo com os objetos da pesquisa. A confiança dos colaboradores na organização é representada pelo comprometimento, o qual impacta de forma direta nos resultados organizacionais. Além disso, identificou-se que a qualidade de vida no trabalho fornece benefícios não somente aos colaboradores, mas à empresa, como a redução de doenças ocupacionais, maior produtividade, empatia, relacionamento interpessoal, e maior satisfação do colaborador e comprometimento com a organização (BARREN et al.

O presente estudo visa, portanto, buscar identificar como a qualidade de vida no trabalho é percebida pelos colaboradores da empresa Vamfertil. REFERENCIAL TEÓRICO 2. CLIMA ORGANIZACIONAL O clima organizacional é extremamente relevante dentro das organizações, sendo influenciador não apenas do comportamento do colaborador, mas também dos resultados da empresa.   Um dos conceitos mais amplos encontrado sobre clima é segundo Lima, Albano Apud Luz (2001), conforme ele, o clima demonstra o grau de satisfação material e emocional dos colaboradores. Este clima exerce influência na produtividade do indivíduo e, consequentemente da empresa  O clima possui variações entre as empresas, pois sofre influência de fatores como a cultura organizacional, trabalho em equipe, comunicação, liderança, motivação.  Além disso, está intimamente ligado à sua cultura, e esta dificilmente é alterada, pois, se trata da personalidade da empresa, já o clima pode ser modificado, melhorado, visto que os sentimentos a motivação das pessoas variam constantemente.

CULTURA ORGANIZACIONAL Segundo Pires e Macêdo (2006) em uma definição social e normativa, a cultura possibilita o fortalecimento ou desintegração de um grupo, e expressa os valores e as crenças que os membros desse grupo compartilham. Assim, a equipe de trabalho é altamente influenciada pela cultura da empresa. “cultura organizacional é a maneira costumeira ou tradicional de pensar e fazer as coisas, que é compartilhada por todos os membros da organização e que os novos membros devem aprender e concordar para serem aceitos no serviço da organização”. Novos colaboradores serão inseridos no contexto cultural da organização, e deverão adaptar-se para que sejam comprometidos e contribuam para ao alcance dos objetivos organizacionais. De acordo com Dias (2007, p. “à medida que se constitui um grupo, vão manifestando-se determinadas formas de pensamentos, valores, que são o resultado da experiência compartilhada do modo de fazer as coisas”.

Assim, a cultura representa as normas informais e não escritas que norteiam o comportamento dos membros dentro da organização direcionando ao alcance dos objetivos do negócio. A definição da missão serve de critério geral para orientar a tomada de decisão, definir objetivos e ajudar nas escolhas das decisões estratégicas.   A visão de uma empresa é definida pela resposta de onde se quer chegar em um período.  Os valores da empresa são parâmetros orientadores para a base estratégica corporativa e para a tomada de decisão. Tavares (1991, p. define valores como:  O conjunto de crenças, sentimentos e motivações básicas que o indivíduo agrega ao longo da vida e que determinam sua forma de agir e pensar.

Dessa forma dificilmente um único conceito engloba tudo que abrange a qualidade de vida. AKETCH et al. É possível definir a qualidade de vida no trabalho como ações executadas pelo colaborador e partilhadas pelos colaboradores, para uma melhoria no ambiente organizacional, interligado com o clima e a cultura. Portanto uma junção de fatores que propiciam um bom lugar para o trabalho (ROYUELA, 2007). A QVT pode ainda ser definida como a relação das pessoas e organizações em prol do bem-estar do funcionário e da eficiência organizacional (AKETCH et al. A Vamtec Group tem definido como objetivo “gerir com mais eficiência e integração, adota uma política integrada e alinhada com valores da empresa”. Busca o reconhecimento pelos seus colaboradores, parceiros e clientes, como empresa referência em insumos e serviços para siderurgia e metalurgia.

O grupo tem definidos como valores: foco nas pessoas, transparência, cordialidade, gestão integrada, segurança, competitividade, sustentabilidade econômica, clima organizacional, e sustentabilidade ambiental. Entre as empresas pertencentes ao Grupo, a unidade fabril localizada no polo petroquímico de Camaçari – BA, denominada Vamfertil foi foco do estudo. Atua na produção, comercialização e distribuição de fertilizantes e micronutrientes para aplicação em culturas agrícolas, ofertando a seus clientes produtos com formulações diversas e de alta qualidade.     Gráfico 1 - Tempo de empresa Fonte: Autor, 2021.     Entre os participantes das pesquisas estavam ocupantes dos seguintes cargos: engenheiro químico, auxiliar de departamento pessoal, coordenador administrativo, assistente administrativo, técnico de laboratório, supervisor de produção, e analista de controle, qualidade e desenvolvimento. A maior parte dos participantes, 57,1%, possuem menos de 30 minutos de deslocamento entre a residência e o local de trabalho.

Entretanto, 14,3% possuem um tempo de deslocamento entre a residência e o trabalho entre 31 e 60 minutos, e 28,6% levam mais de 60 minutos nesse percurso. Sobre o meio de transporte utilizado para o deslocamento, 71,4% utilizam carro, 14,3% Uber, e o mesmo percentual assinalou “outros”.   Entre os que conhecem totalmente a missão, visão e valores da organização existe um maior comprometimento em seguir essas definições no trato diário na empresa, 71,4% dos participantes afirmam concordarem com o que está descrito.   Embora a maioria dos respondentes afirme conhecer e concordar com as diretrizes da empresa, 71,4% acreditam que o ambiente de trabalho está parcialmente apenas de acordo com essas políticas, e o mesmo percentual, considera que os colegas de trabalho seguem parcialmente as políticas da empresa. De forma positiva, 100% dos respondentes afirmam tem um bom relacionamento com os colegas de trabalho.

Sobre o relacionamento com colegas de trabalho fora do ambiente profissional, 85,7% dos afirmam manter contato em ambiente externo à organização.  Além disso, 57,1% acreditam que a empresa estimula o bom relacionamento entre os colegas de trabalho. Ressalta-se o reconhecimento de um participante sobre as ações de melhoria já em desenvolvimento na empresa “acredito que a empresa já está caminhando para uma melhor gestão em todos os níveis, melhorando o ambiente organizacional do grupo”. CONSIDERAÇÕES FINAIS A cultura e o clima organizacional são fundamentais para a organização. Esses elementos são responsáveis por traduzir o comportamento dos colaboradores dentro de uma organização. Um clima organizacional positivo pode contribuir diretamente para ao alcance de resultados, assim como uma cultura organizacional que não vá de encontro à base estratégica (missão, visão e valores) da organização podem prejudicar, ou ainda desviar o objetivo do negócio.

  A cultura organizacional influencia diretamente o clima entre os colaboradores da organização.   Melhorar o clima organizacional e fortalecer a cultura contribui diretamente para o aumento da produtividade e o alcance de objetivos. Diante disso, construir métodos de pesquisa com aplicações intercaladas a fim de identificar fatores críticos que possam estar desestimulando os colaboradores, e não menosprezar os seus resultados, utilizando-os como forma de antecipação à problemas, pode ser considerada uma vantagem competitiva para a organização. REFERENCIAS AKETCH, J. R. ODERA, O. n. p. julho/agosto de 2000. BARREN, A. P. Disponível em: < https://www. fateb. br/fateb. cientifica/downloads/1a_edicao/artigos/001_qualidade_de_vida_no_trabalho. pdf>. P. SILVA, H. S. Aposentadoria e planejamento para vida pós-trabalho: um estudo com servidores de um Instituto Federal de Educação.

Rev. G. KUBO, E. K. M. FARINA, M. CHIAVENATO, I.  Teoria Geral da Administração. ª ed, São Paulo: McGraw-Hill, Ltda, 1987. Gestão de Pessoas: O novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 1999. GERHARDT, T. E. SILVEIRA, D. T. Org. D. H. BARROSO, A. M. M. DOI: https://doi. org/10. HONÓRIO, L. C; MARQUES, A. L. KLEIN, L. L. LEMOS, R. B. PEREIRA, B. J. M. Recursos humanos: princípios e tendências. ed. São Paulo: Saraiva. OKSANA, Y. ANASTASIA, F. The higher education impact on the quality of young people working life.  Procedia-Social and Behavioral Sciences, v. p. ed. São Paulo: Atlas, 2001. MORIN, E. M. Recursos humanos: Os sentidos do trabalho. MULLINS, L. J. Gestão da Hospitalidade e Comportamento Organizacional. ° ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

A. Bem-estar pessoal nas organizações e qualidade de vida organizacional: O papel mediador da cultura organizacional. Revista de Administração Mackenzie, v. n. p. Disponível em: <https://www. cairu. br/riccairu/pdf/artigos/2/06_QUALIDADE_VIDA_TRABALHO. pdf>. Acesso em: 10 maio 2021. Comportamento organizacional / Stephen P. Robbins, Timothy A. Judge, Filipe Sobral; [tradução Rita de Cássia Gomes]. Ed. – São Paulo: Pearson Prendesse Hall, 2010. br/pdf/rap/v40n1/v40n1a05. pdf>. Acesso em: 02 jun. SILVA, U. L. São Paulo: Harbra, 1991.     VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. ed.

135 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download