RELATÓRIO DO ESTÁGIO ESPAÇOS NÃO ESCOLARES E DEMAIS MODALIDADES DE EDUCAÇÃO

Tipo de documento:Relatório

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Nessa vivencia, a que se destacar a sociabilidade, a solidariedade e a importância que a boa formação nos traz. Ao caracterizar em seguida as formas de gestão, se percebe um vasto campo em que os profissionais são acolhidos no mercado de trabalho. Nesse sentido, cabe incutir que as teorias sempre se transformam na realidade laboral do pedagogo, afirmando sua indispensabilidade nos espaços de trabalho coletivo. Na análise das atividades, se percebe realmente a importância da formação, que, quando realizada com qualidade se reflete em enormes ganhos para a realidade do formando. Portanto, o objetivo principal é perpassar mais sobre a pedagogia não escolar, percebendo-a num campo vasto de atuação profissional, condizendo com as realidades impostas pelas vivencias sociais e resilientes nos espaços sociais em que alçamos nossa colaboração.

Conforme Torres; Santos e Carvalho (2012) se trata de uma atuação que segue nas últimas décadas e vem sendo considerada enquanto uma oportunidade de valorização aos conhecimentos do especialista nessa área. Noutro sentido, essa especializada vem se constituindo numa excelente via de sucesso para as empresas por ela atendidas. Nos campos de atuação, são as recomendações do pedagogo que atuam em favor do crescimento comercial da mesma, tendo em vista uma prática que caracterize curta e direta interligação com a expertise do colaborador e de sua equipe. Percebe-se que esse conteúdo foi excelente ao desenvolvimento dessa atividade pois contribuiu imensamente para construção de conhecimentos tanto acadêmicos quanto os práticos, devido a seu grau de informação e teorização do conteúdo estudado.

RELATO DA REFLEXÃO SOBRE AS COMPETÊNCIAS DA BNCC PARA A EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR Na atualidade, sabemos que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017) se caracteriza como um documento que norteia muitas das experiências que possuem relação com à pedagogia e viabilizam o amplo acesso aos saberes, artes e conhecimentos científicos. Isto se justifica na medida em que pessoas se constituem na primeira ou segunda maior despesa da organização, o que se ganha é de suma importância ao crescimento humano. Portanto, a BNCC inclui esse novo espaço no mercado educacional, constatando sua necessidade e apontando caminhos a serem seguidos nessa nova seara de ensino no Brasil. Contudo, cabe a cada um profissional envolvido nesse processo perceber quais as maiores dificuldades e possibilidades dentro do campo de sua atuação.

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A SITUAÇÃO-PROBLEMA 1- O que é uma Organização não Governamental (ONG)? Em resumo, as organizações não governamentais (ONGs) são as entidades privadas que atuam em serviços de Estado, ou seja, elas nascem da sociedade civil, e são registradas em regime próprio - sem fins lucrativos - O propósito desse tipo de instituição é atuar na defesa e promoção de uma causa social oi política. E ou político-religiosa etc desde que em prol da sociedade. Resumindo as ações, o quadro 1 relaciona o seu desenvolvimento: Quadro 1 – planejamento do projeto Tema Arte e cultura: substituindo drogas por livros Objetivos Dar oportunidade de acesso a livros e revistas sobre drogas Permitir a pesquisa a respeito dos malefícios que as drogas trazem ao corpo Mostrar como as drogas destroem a família Perceber que o melhor caminho é dizer não as drogas e sim a leitura Metodologias Trabalhos em grupos; Aula expositiva; Ensino hibrido; Momentos remotos Proposta de atividades Realização de Grupo focal e whats Apresentação de filmes Reuniões com Palestras Dinâmicas e jogos O tempo de duração do projeto será de 6 meses, com momentos eventualmente marcados semanalmente.

O local será o aparelho social disponível no bairro e haverá a convocação de uma equipe multiprofissional para ministrar palestras, além do educador físico com gincana e jogos com o tema drogas versus livros. A justificativa é de que se possa contribuir com o incentivo a leitura e ao mesmo tempo a evacuação de jovens do mundo das drogas. Em uma visão mais estratégica, atua-se no sentido de fortalecimento de vínculos, principalmente com a escola, percebendo a inovação social cidadã. CONSIDERAÇÕES FINAIS A pedagogia não escolar é um campo vasto, percebendo muitos espaços que chamam pela competência do profissional. Educação não-formal na pedagogia social. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA SOCIAL, 1, 2006 Proceedings online. Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, BRASIL.

Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação.

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