O ensino de língua portuguesa em contexto de ensino remoto considerando a necessidade de adequação da didática e prática docente

Tipo de documento:PTI

Área de estudo:Serviço Social

Documento 1

DESENVOLVIMENTO 2 3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 2 4. REFERÊNCIAS 2 1. INTRODUÇÃO Os podcasts educacionais estão em ascensão, e por boas razões. Embora não haja substituto para o ensino presencial, os recursos que se utilizam para o complementar podem fazer ou quebrar a qualidade dos alunos. Quanto mais fácil for para eles encaixarem a sua educação no resto das suas vidas, mais probabilidades têm de tentar. • Faltar aula pode ser estressante e desmotivante. Uma vez que se esteja atrasado, é difícil não ficar sobrecarregado por uma acumulação crescente de trabalho em atraso. Tudo isto é muito comum para os jovens. No meio de uma pandemia global, este problema só se agravou. Os manuais escolares podem ser uma tarefa difícil no melhor dos tempos, mas para pessoas com deficiências visuais ou dislexia, são uma luta ascendente desnecessária.

Em vez de dependerem apenas de material escrito, os podcasts dão aos estudantes mais opções na forma como trabalham. • Os podcasts podem dar a todos informações essenciais para o curso, para que estejam prontos a explorá-lo plenamente nas aulas. Tanto a aprendizagem ativa como a passiva são necessárias para uma educação bem fundamentada. A aprendizagem passiva implica rever o conteúdo independentemente, por exemplo, lendo-o ou ouvindo-o. Conseguir que os estudantes façam as suas próprias apresentações, ou façam algo inspirado no conteúdo de um podcast, pode ser uma ótima forma de consolidar os seus conhecimentos. • Os podcasts são uma ferramenta de revisão para o material passado. Os estudantes podem ir ao seu próprio ritmo, pausando e reproduzindo em partes em que precisam de mais tempo.

A repetição espaçada, ou a repetição das suas anotações com intervalos entre cada repetição, é a melhor forma de lembrar a informação. Assim, ser capaz de se lembrar de apresentações passadas sempre que quiserem poder revelar-se inestimável na preparação para exames. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo. Instigando: O uso de ferramentas virtuais como fonte de conhecimento. Habilidades: (EF15LP13) Escuta, leitura, produção de conteúdo, análise linguística e semiótica. Área da BNCC: Linguagens.

Campo de Atuação: Campo jornalístico-midiático Objetivos: • Ouvir sempre e onde quer que seja • Os podcasts tornam mais fácil para os estudantes aprenderem • Ouvir pode ser melhor do que ver ou ler • Dar prioridade à aprendizagem ativa na sala de aula • Os podcasts são adaptáveis a todos os estilos de aprendizagem • Os podcasts são a ferramenta de revisão excelente • Os podcasts são fáceis de fazer e rentáveis Conteúdo: Melhorar a escuta na prática da aprendizagem da língua portuguesa. Haverá um único campo de resposta aberto para que várias percepções sejam abrangidas. Referências: Fragmento da BNCC que apresenta as ideias norteadoras do ensino de Língua Portuguesa, apresentando os eixos de ensino. Páginas 491 a 526). Disponível em: http://basenacionalcomum.

mec. scielo. br/pdf/edur/v32n1/1982-6621-edur-32-01-00307. pdf Acesso em: 17 out. O uso do podcast nas aulas de línguas. Disponível em: https://www. Os podcasts não só podem libertar tempo para discussão, trabalho colaborativo, e outras atividades de aprendizagem ativa durante reuniões sincronizadas, como também proporcionam aos alunos formas adicionais de rever o material do curso no seu próprio tempo. REFERÊNCIAS A mídia podcast como um instrumento no processo de ensino-aprendizagem. LENHARO, Rayane Isadora; CRISTÓVÃO, Vera Lúcia Lopes. Podcast, participação social e desenvolvimento. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. gov. br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site. pdf Acesso em: 17 out. O uso do podcast nas aulas de línguas. Disponível em: https://www.

80 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download