RESOLUÇÃO PORTFOLIO A atuação da gestão escolar na promoção da aprendizagem dos estudantes

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Educação Física

Documento 1

O segredo para garantir a excelência do ensino ministrado está na qualidade e eficiência da sua gestão. A melhoria da educação é um processo que deve ser realizado em todos os departamentos: Governo, responsáveis pela promulgação e cumprimento das leis, administradores escolares, professores, auxiliares, pais, alunos e toda a Comunidade escolar. Este é um processo que deve ser participativo e democrático. O desenvolvimento de um país depende de sua educação e educadores. É responsabilidade de todos criarem um processo de educação de qualidade. Os alunos não só precisam se lembrar de todas as tabelas de multiplicação, mas também precisam entender suas responsabilidades, direitos e obrigações para com a sociedade, e ter autonomia para programar-los. Ele precisa se tornar um cidadão autônomo, sabendo se posicionar ideológica, social e politicamente, e se limita a desenvolver esse conceito apenas no país.

Há muitas discussões sobre a importância da educação, essa questão parece simples, mas é muito complicada de imaginar. Temos que analisar a escola como um todo, que é um processo que envolve todos os aspectos. As partes que compõem a sociedade têm sua função específica diante desse tipo de situação humanística, diversos autores de diferentes áreas do conhecimento questionam as diversas possibilidades da função social da escola em relação ao sistema de ensino aristocrático, se ela pode realmente se tornar uma instituição que desempenha suas funções. É uma espécie de educação racional. A visão da educação está ligada à formação global das pessoas. É uma forma de capacitar os indivíduos para o desempenho de tarefas para ganhar mais Numa sociedade racionalizada, burocratizada e estratificada, o dinheiro (ARON, 1993).

As escolas têm a responsabilidade de cultivar alunos críticos, reflexivos, autoconscientes e conscientes de seus direitos e obrigações, compreender as realidades econômicas, sociais e políticas do país, construir uma sociedade mais justa e tolerar diferenças culturais, como orientação sexual, Pessoas com necessidades especiais, cultura, raça religiosa, etc. Transmitir a importância da tolerância a este aluno, não só no ambiente escolar, mas também na sociedade como um todo. Veja outras funções do diretor: Manter reuniões regulares com pais, professores e coordenadores de escolas; Supervisionar o Projeto de Política Educacional (PPP); Gerenciar o desempenho da equipe docente; Organizar atividades escolares; Envolver a comunidade escolar no dia a dia da instituição; Programar políticas públicas e diretrizes formuladas por órgãos governamentais; Realizar a gestão financeira da instituição; Analisar e acompanhar o desenvolvimento dos alunos.

O coordenador pedagógico também é um dos profissionais que mais recebe demandas internas e externas. Como especialista na prática pedagógica, tornou-se consultor de professores e pais interessados ​​na aplicação de métodos de ensino. Portanto, o coordenador é responsável por orientar e supervisionar o trabalho pedagógico realizado pela escola e trabalhar arduamente para ajudar os professores a encontrar a melhor forma de aperfeiçoar o aprendizado dos alunos (GOMES, 2017). Por possuir um bom conhecimento da prática pedagógica e muita experiência, ele trabalha com a diretora para divulgar o trabalho em sala de aula e demonstrar as vantagens da prática utilizada. Os alunos do século XXI têm uma característica muito marcante: eles se comunicam por meio de redes sociais e mensagens instantâneas de diversos personagens.

Como resultado, falta-lhes paciência (e capacidade de concentração) com métodos mais longos, que marcaram o ensino das gerações anteriores; Eles acreditam no coletivo, buscam mais justiça e esperam que suas escolas sejam responsáveis ​​pela ecologia e pela sociedade; Eles precisam ser motivados pelos professores e receber feedback constante; Eles não se preocupam apenas com os aspectos financeiros das coisas, mas também não são bons em lidar com regras rígidas, procedimentos, normas inquestionáveis ​​ou sistemas hierárquicos; Eles procuram ativamente por informações todos os dias e usam a Internet para esse fim; Eles ficam felizes em construir relacionamentos com professores fora da sala de aula e compartilhar redes sociais; Eles podem fazer várias coisas ao mesmo tempo (CIZOTO, 2016).

Não há uma maneira única de convencer os alunos com esta imagem do século XXI. Mas alguns professores sempre adotaram uma fórmula que funciona bem, focando nos chamados 4Cs: "comunicação", "colaboração", "criatividade" e "crítica". Um conjunto de habilidades consideradas essenciais para as pessoas de sucesso de hoje. Garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e da não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável. Ação 2: Métodos pedagógicos apropriados ao desenvolvimento dos conteúdos.

Construir e melhorar instalações físicas para educação, apropriadas para crianças e sensíveis às deficiências e à igualdade de gênero, e que proporcionem ambientes de aprendizagem seguros e não violentos inclusivos e eficazes para todos. Ação 3: Tecnologias educacionais e recursos pedagógicos apropriados ao processo de aprendizagem. Inferir que o uso de tecnologias educacionais liga-se à qualidade do ensino, claro que se utilizado com propostas bem planejadas e de acordo com as concepções filosóficas e educacionais. br/artigos/22819>. Acesso em: 20 maio 2014. BRASIL. Constituição Federal. Disponível em:http://www. br /renote/jul2006/ artigosrenote / a20_21173. pdf. Acesso : 23, maio,2009. CONCLUSÃO Há muitas discussões sobre a importância da educação, essa questão parece simples, mas é muito complicada de imaginar. Temos que analisar a escola como um todo, que é um processo que envolve todos os aspectos.

ed. São Paulo: Martins Fontes, 1993. ARAÚJO, Thiago Cássio D'Ávila. Tecnologias educacionais e o direito à educação. Jus Navigandi, Teresina, ano 17, n. br/ccivil_03/constituicao/constituicao. htm. Acesso em: 14 jul. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96. EDILAINE Vagula, Sandra Cristina Malzinoti Vedoato. Educação Inclusiva e Língua Brasileira de Sinais. São Paulo: UNOPAR, 2014. GOMES, Thauana Paiva de Souza. Educação Formal e Não Formal.

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