Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos

Tipo de documento:PTI

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

DESENVOLVIMENTO 5 2. PASSO 1 5 2. PASSO 2 8 3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 14 4. REFERÊNCIAS 15 1. A BNCC assegura que são 10 (dez) as competências gerais da educação básica, de maneira resumida: • Garantir o uso de conhecimentos agregados estruturados no decorrer histórico de uma sociedade cultural e digita, de modo a causar compreensão de indivíduos territoriais democráticos e inclusivos. • Estimular a busca por novos conhecimentos, recorrendo à abordagem científica pautada em etapas tais como a investigação, reflexão, análise crítica, imaginação e criatividade a fim de que haja novas hipóteses, teorias, levantando problemáticas revertidas em soluções. • Promover valorização cultural local e global. • A fim de fornecer experiências faz-se imprescindível entregar conteúdos tais como matemática, ciências e artes a fim de que haja comunicação de diversos modos, tais como através da linguagem verbal, sonora, visual ou digital, a fim de transmitir conhecimento e comunicação efetiva.

• Compreensão dos meios digitais. O currículo em ação são razão da materialização de decisões que adequam o BNCC às realidades dos locais em que se almeja aplicá-lo. Essas decisões contextualizam a pauta de currículos a fim de identificar estratégias apresentáveis para que sejam significativos frente ao ambiente de aplicação. Outro ponto é decidir as maneiras de organização interdisciplinar a fim de fortalecer as competências pedagógicas de equipes escolares a fim de que sejam dinâmicas e colaborativas entre aluno, gerando ensino e aprendizado. Para que o projeto de vida seja efetivo deve explorar o potencial do adolescente incentivando a proatividade de modo a buscar o autoconhecimento, planejamento e preparação frente aos desafios fora da escola.

Além destes tópicos, cabe também salientar: Aplicação de metodologias diversificadas como conteúdos complementares, interdisciplinaridade e mescla de grupos de estudantes, a fim de fomentar a socialização. Para elaborar a apresentação utilizou-se o Canva, é importante salientar que todas as imagens foram elaboradas pelo autor. Sequência de slides 1 - Principais aspectos relacionados ao Projeto de Vida e sua construção 3. CONSIDERAÇÕES FINAIS Por meio do presente trabalho foi possível verificar a importância da relação que há entre as técnicas pedagógicas e a BNCC. Este relacionamento é imprescindível para que professores e alunos tenham um relacionamento produtivo tanto intelectualmente de maneira individual, quanto coletiva frente às necessidades comunitárias. O Projeto de Vida é uma iniciativa poderosa frente às necessidades de jovens e adolescentes, uma vez que permite e promove um norte para tomada de decisões, a fim de promover o sucesso pautado em planejamentos bem traçados, metas bem estipuladas e objetivos definidos.

Brasília. “Introdução” (da página 7 até 21). BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 13. Metodologias ativas para realizar transformações progressivas e profundas no currículo. Aprendizagem Conectada. Governo do Mato Grosso. s. a. mai. ago. SILVA, Aracéli Girardi da. Tendências pedagógicas: perspectivas históricas e reflexões para a educação brasileira. Unoesc & Ciência, v. n. p. DOI: 10. riep. v2i1.

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