Portfólio O caso do “Município Vitalidade” S/A – Semestre: 5°/6° Curso: Ciências Contábeis

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Contabilidade

Documento 1

Atividade 3 9 2. Atividade 4 10 2. Atividade 5 11 2. Atividade 6 15 2. Atividade 7 16 2. Dentre as obrigações acessórias no nível Federal, por exemplo, está o que se denomina de e-Social. DESENVOLVIMENTO 2. Atividade 1 Tabela 1 - Balanço Orçamentário do Município Vitalidade de 2019 e 2020 – Receita Orçamentária RECEITAS REALIZADAS 2019 AV (%) AH (%) 2020 AV (%) AH (%) RECEITAS CORRENTES 65. RECEITA TRIBUTÁRIA 13. Impostos 12. OPERAÇÕES DE CRÉDITO 674. Operações de Crédito Internas 386. Operações de Crédito Externas 287. ALIENAÇÃO DE BENS 272. AMORTIZAÇÃO DE EMPRÉSTIMOS 36. INVERSÕES FINANCEIRAS 331. AMORTIZAÇÃO DA DÍVIDA 1. SUBTOTAL 68. SUPERÁVIT 1. TOTAL 69. As despesas são muitos significativas nesta análise, pois as despesas correntes em 2019 correspondem a 85% do valor total e em 2020 tem a mesma porcentagem, analisando através da análise vertical, e essas despesas teve um aumento de 14% em 2020 através da análise horizontal.

As despesas com pessoal e encargos sociais quase se mantem estável em 2019 e 2020, ambas possuem respectivamente 42% e 43% na análise vertical e um aumento de 15% de 2019 para 2020 na análise horizontal. Despesas de capital teve aumento de 14% em 2020, comparado na análise horizontal de 2019. Na vertical ficou com 13% respectivamente 2019 e 2020. Investimento na análise horizontal em 2020 comparado em 2019 teve aumento de 16% e na vertical se manteve 13% sob o total de despesas. RECEITA AGROPECUÁRIA 1. RECEITA INDUSTRIAL 38. RECEITA DE SERVIÇOS 1. TRANSFERÊNCIAS CORRENTES 42. OUTRAS RECEITAS CORRENTES 3. PESSOAL E ENCARGOS SOCIAIS 29. JUROS E ENCARGOS DA DÍVIDA 992. – OUTRAS DESPESAS CORRENTES 28. DESPESAS DE CAPITAL 10. INVESTIMENTOS 8. RECEITA DE CONTRIBUIÇÕES 2. RECEITA PATRIMONIAL 1. RECEITA AGROPECUÁRIA 2. RECEITA INDUSTRIAL 28. RECEITA DE SERVIÇOS 1. TOTAL 76. Tabela 6 - Balanço Orçamentário Detalhado do Município Vitalidade de 2020 – Despesa Orçamentária Despesas Realizadas Despesas Prevista Despesas Empenhada Despesas Liquidada Despesas Pagas Saldo DESPESAS CORRENTES 67.

PESSOAL E ENCARGOS SOCIAIS 33. JUROS E ENCARGOS DA DÍVIDA 1. – OUTRAS DESPESAS CORRENTES 32. A eficiência de arrecadação de impostos, mostra em 2019 um índice de 1,02 e em 2020 de 1,08, isso nos diz que quanto maior esse índice, maior a contribuição mostra a eficiência da fazenda na arrecadação de imposto. A receita corrente nos mostra os seguintes índices no ano 2019 e 2020 respectivamente: 0,94 e 0,96, esse indicador nos mostra a participação da receita correntes em relação ao total de receitas arrecadadas. Na participação de capital, temos os seguintes índices em 2020 de 0,039 abaixo de 2019 que foi de 0,052, e nos indica o valor das receitas de capital em relação ao total de receitas arrecadadas. Já na despesa orçamentária, ficou com o índice aproximado em 2019 de 0,98 e também em 2020, isso mostra que a despesa teve sua execução autorizada.

Em 2019, foi o ano com menor desempenho relativo da despesa e em contraponto à maior concentração de receita de capital foi o ano que teve maior participação da receita corrente, assim possivelmente tem-se a aplicação de recursos de capital para pagamento de despesa corrente, o que configura um efeito negativo no desempenho de qualquer ente governamental. São créditos adicionais às autorizações de despesa não computadas ou insuficientemente dotadas na Lei de Orçamento. Os créditos adicionais classificam-se em: • Suplementares: são os créditos destinados a reforço de dotação orçamentária. • Especiais: são os créditos destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica. • Extraordinários: são os créditos destinados a despesas urgentes e imprevisíveis, como em caso de guerra, comoção interna ou calamidade pública (a Lei 4.

utiliza os termos “imprevistas” e “comoção intestina”). II – Análise dos impactos ambientais do projeto e de suas alternativas, através de identificação, previsão da magnitude e interpretação da importância dos prováveis impactos relevantes, discriminando: os impactos positivos e negativos (benéficos e adversos), diretos e indiretos, imediatos e a médio e longo prazos, temporários e permanentes; seu grau de reversibilidade; suas propriedades cumulativas e sinérgicas; a distribuição dos ônus e benefícios sociais. III – Definição das medidas mitigadoras dos impactos negativos, entre elas os equipamentos de controle e sistemas de tratamento de despejos, avaliando a eficiência de cada uma delas. IV – Elaboração do programa de acompanhamento e monitoramento (os impactos positivos e negativos, indicando os fatores e parâmetros a serem considerados).

O RIMA é um documento público que confere transparência ao EIA, um resumo em linguagem didática, clara e objetiva, para que qualquer interessado tenha acesso à informação e exerça controle social. Assim, as informações devem ser traduzidas em linguagem acessível, ilustradas por mapas, cartas, quadros, gráficos e demais técnicas de comunicação visual, de modo que se possam entender as vantagens e desvantagens do projeto, bem como todas as consequências ambientais de sua implementação. A filosofia de projeto é evitar a geração dos resíduos ao invés de cuidar do seu tratamento. Todas as etapas de um processo precisam ser otimizadas para que os fluxos residuais sejam minimizados. As tecnologias limpas foram concebidas para substituir processos que denigrem e acabam com o meio ambiente.

São conhecidos também como processos verdes e sustentáveis que utilizam alternativas e novas tecnologias para produzir a mesma quantidade de energia ou produtos sem que haja poluição ambiental. As tecnologias limpas podem ser compreendidas como novos processos industriais ou mesmo processos industriais já existentes, porém alterados, com o objetivo de reduzir os impactos ambientais, o consumo de matérias-primas e o consumo energético utilizado durante o ciclo produtivo. Sendo assim, os gestores precisam criar estratégias preventivas para garantir a segurança das movimentações e dos profissionais envolvidos. Diante desse cenário, o seguro de carga traz uma série de benefícios para o segurado. Uma das maiores vantagens da sua contratação é, sem dúvida, o pagamento de perdas, o que reduz ou até mesmo elimina todo o prejuízo em caso de ocorrências indesejadas.

Mas há de se considerar também o cumprimento dos requisitos legais. De acordo com o Comunicado nº 001/2018, de 16 de janeiro de 2018, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), “toda operação de prestação de serviço de transporte realizada por quaisquer categorias de transportador rodoviário remunerado de cargas deve estar acobertada pelo seguro RCTR-C“. de 11 de dezembro de 2014. Este projeto tem como objetivo coletar as informações trabalhistas, previdenciárias e tributárias, e armazená-las em um ambiente Nacional Virtual, para possibilitar aos órgãos participantes do projeto, de acordo com a necessidade de cada um, a utilização de tais informações para fins trabalhistas, previdenciários, fiscais e, ainda, para a apuração de tributos e contribuição para o FGTS. De acordo com a Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), ao todo 15 obrigações acessórias deixarão de ser enviadas de maneira separada com a chegada do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (e Social).

Saiba quais são: • Livro de registro de empregado • Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) • Perfil Profissional Previdenciário (PPP) • Manual Normativo de Arquivos Digitais (MANADA) • Guia de Recolhimento do FGTS • Informações à Previdência Social (GFIP) • Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) • Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) • Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF) • Comunicação de Dispensa • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) • Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF) • Quadro Horário de Trabalho (QHT) • Folha de pagamento • Guia da Previdência Social (GPS) Na regra geral, o prazo de envio do e-Social é até o dia 15 do mês subsequente ao do início da obrigatoriedade do evento ou, no caso de alteração, no dia 15 do mês subsequente ao que ocorrer alteração.

A partir do dia 16 de julho de 2021, todas as empresas privadas do país, incluindo micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais (MEIs) que possuam empregados, deverão utilizar o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (e-Social). CONSIDERAÇÕES FINAIS De acordo com a realização deste estudo, pode-se concluir que o tema abordado é de grande importância, pois aponta os mecanismos e estratégias que podem ser utilizados para aumentar o desempenho no município. Neste sentido, o planejamento estratégico é uma importante forma de atender à necessidade de obtenção das melhores diretrizes e planos para a empresa, para que essa tenha garantido o cumprimento de sua missão, além de assegurar sua continuidade. Planejamento e equilíbrio são as palavras de ordem que garantirão O desenvolvimento de uma gestão eficaz não se trata apenas de orçamentos, mas para desempenho financeiro, assuma a responsabilidade por promessas, evite dívidas e Déficits públicos que não permitem atingir metas e diretrizes De acordo com o Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Orçamentárias e Orçamento anual, instrumento norteador da ação pública.

O município vem desde o planejamento de suas atividades, direcionando suas operações de forma responsável, tendo como diretrizes ambientais a preservação da biodiversidade, o uso responsável dos recursos e a mitigação dos riscos. REFERÊNCIAS Abertura de créditos especiais. Disponível em: https://www. significados. com. br/meio-ambiente/. Acesso em XXXXX O que é o E-SOCIAL. Passivo ambiental. Disponível em: https://www. todamateria. com. br/passivo-ambiental/. net/blog/seguro-de-carga-o-que-e/. Acesso em XXXXX.

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