A Loja da Esquina

Tipo de documento:Portfólio

Área de estudo:Finanças

Documento 1

Macroambiente 5 2. Microambiente 7 2. Análise das Cinco Forças competitivas 7 2. Estratégia Competitiva 9 2. Análise SWOT 10 2. As dimensões reduzidas da Loja da Esquina não permitiam o estoque de grande quantidade de itens. Por essa razão, Kelly focava em livros de alto valor agregado e best-sellers infantojuvenis, os quais sabia tão bem avaliar e selecionar. Kelly era muito respeitada em seu ramo de atuação em função de seu gosto impecável e sua habilidade rara em identificar os livros com alto potencial para venda e os com baixo potencial. Lançar um livro na Loja da Esquina era sinal de prestígio entre editores e escritores. As indicações avalizadas por Kelly popularizavam os lançamentos e aumentavam as vendas da loja durante algum período, trazendo até mesmo clientes de outras regiões da cidade.

Os funcionários da Fox Books eram capacitados, mas não especializados em segmentos de livros. Para eles, o emprego representava uma etapa de suas vidas, para pagar seus estudos ou sobreviver simplesmente. A estratégia de estressar o ponto de venda tinha por objetivo conquistar o máximo de participação de mercado no menor espaço de tempo possível. Esse objetivo era alcançado com a expulsão dos concorrentes do mercado. O modelo de descontos – conhecido como assassino de categoria (category killer) –, aliado aos grandes volumes, funcionava muito bem para a Fox Books em razão do apoio de outras lojas da rede, as quais se espalhavam pela cidade. Plano Estratégico para a Loja da Esquina 2. Missão, Visão e Valores da Loja da Esquina A missão, visão e os valores de uma organização são definidos tendo em vista a necessidade de diferenciação dos negócios, além de servir como ferramenta estratégica para engajar os colaboradores para as metas propostas e ganhar a confiança dos clientes.

Sendo assim, o Quadro 1 apresenta a Missão, Visão e Valores da Loja da Esquina. Missão Visão Valores Oferecer ao cliente momentos de prazer através dos livros, incentivar a leitura, o conhecimento e o aprendizado. Ser um local de promoção do bem-estar, cultura e entretenimento, fazendo-se espelho para os mais jovens. Neste sentido, implantar um sistema eletrônico para comercialização é uma forma moderna de fazer negócios, permitindo aumentar o alcance da empresa e possibilitando novas formas de atender o consumidor final e de faturar com as vendas, sendo que a tecnologia para a empresa deste estudo representa uma importante ferramenta de vendas e de relacionamento com os clientes e fornecedores, pois permite apresentar o negócio, a marca e os produtos à disposição dos clientes.

Além disso, os controles administrativos e financeiros são facilmente realizados a partir das ferramentas tecnológicas, otimizando os processos e dando mais segurança na geração de informações gerenciais. b) Cenário Cultural Neste item, o mercado tem sido dirigido para as compras online, através de empresas que possibilitam as compras, os pagamentos e as entregas sem muitas preocupações para o cliente. Os livros físicos têm sido substituídos inclusive, por produtos virtuais, onde o cliente paga para ter acesso ao e-book, sendo um fator a ser observado pela empresa. c) Cenário Político Segundo Bulla (2014), o ambiente político brasileiro é um dos maiores empecilhos para a realização de investimentos no país, dado a carga tributária cobrada do Governo aos setores produtivos, considerada uma das mais altas do mundo (PORTAL TRIBUTÁRIO, 2020), o que inviabiliza a manutenção de muitos negócios.

Análise das Cinco Forças competitivas Para Hitt, Ireland e Hoskisson (2011) as empresas precisam conhecer os ambientes que influenciam os seus negócios, ou seja, o ambiente interno e externo, sendo sua importância justificada pela necessidade de compreender o presente e prever o futuro da organização As Cinco Forças de Porter são as ameaças de novos entrantes; o poder de negociação dos fornecedores; o poder de negociação dos compradores; a ameaça de produtos substitutos e a rivalidade entre concorrentes (HITT; IRELAND; HOSKISSON, 2011, p. Ao se analisar o ambiente da Loja a Esquina conforme as cinco forças de Porter tem-se: a) Ameaça de novos entrantes Os novos concorrentes são uma grande ameaça para a Loja da Esquina. No caso da Fox Books, com processos mais enxutos e menos serviços ao cliente, ela tende a tirar clientes que antes eram da Esquina.

A internet propicia maiores facilidades de pesquisa, então o cliente já chega na loja sabendo todas as informações do que precisa, e neste caso, o preço passa a ser mais importante. b) Poder de negociação dos fornecedores Os fornecedores são considerados críticos para mudança de fornecedor, já que os best sellers não podem ser deixados de comprar, então é preciso que a negociação seja na quantidade e não pode deixar de serem comprados. Segundo o autor, as empresas podem adotar uma ou mais estratégias competitivas genéricas, que são: estratégia de liderança em custos; estratégia de diferenciação; e estratégia de foco. A gestão da Esquina decidiu optar pela Estratégia de Diferenciação e dentre as características e razões para a sua escolha, estão: a) Características da estratégia: Há busca por diferenciar os produtos e serviços comercializados, que justificam até a cobrança de preços mais elevados.

Nesta estratégia as empresas se preocupam menos com os custos mas mais com as diferenças que oferecem aos consumidores. b) Razões da escolha: A Esquina sempre praticou um serviço diferenciado, com funcionários comprometidos em ajudar o cliente, além de que os best sellers e lançamentos são facilmente encontrados na loja. O espaço é aconchegante e bem familiar, algo diferente do que as megastores oferecem, que é algo frio e nada familiar. Falta implantar novos canais de distribuição para aumentar o seu alcance de público e investir em estratégias de marketing. A pouca diferenciação que a empresa oferece também é uma fraqueza. Forças: Na análise dos pontos fortes é possível destacar: a localização da empresa, a clientela já fidelizada, a qualificação e capacitação da mão de obra, além da motivação dos mesmos para o trabalho.

Oportunidades: As oportunidades correspondem com o crescimento do mercado literário, que oferece inúmeras opções em produtos, podendo abrir diversas especialidades e públicos de interesse. O comercio eletrônico sem dúvida amplia as margens de vendas e faturamento, sendo definitivamente o maior canal de vendas na atualidade. O comportamento do consumidor mudou, estando mais atento e rápido na busca para as suas demandas. As empresas devem se adiantar às necessidades dos clientes, e assim, inserir os diferenciais competitivos necessários para ter sucesso no mercado; e - Traçar metas estratégicas possíveis de serem gerenciadas e alcançadas, trazendo mais confiança para os colaboradores que serão mais receptivos aos novos direcionamentos da empresa, bem como para não haver desmotivação e decepção quanto aos desafios que sempre surgem.

Abrir um canal eletrônico para comercialização dos produtos. A internet se tornou uma excelente opção de venda, pois o alcance da empresa passa a ser ampliado. Inserir opção de entrega no bairro e arredores, visando tornar mais cômoda a compra para o cliente que não precisará se deslocar até a loja, podendo escolher o produto na plataforma eletrônica da empresa e receber grátis na sua residência. br/noticias/geral,ambient e-. politico-e-entrave-para-investir-diz-pesquisa,176012e. Acesso em: 20 jan. COMPRE&CONFIE. Relatório NeoTrust 2ª edição. p. FARIA, Rubens Tavares de. A Gestão Estratégica com o uso do Balanced Scorecard como diferencial competitivo no setor supermercadista. Juiz de Fora, 2007. Disponível em: <http://www. Administração Estratégica: competitividade e globalização. ª ed. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

PORTAL TRIBUTÁRIO. Os tributos no Brasil.

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