Ética na Enfermagem perante à Covid-19

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Enfermagem

Documento 1

DESENVOLVIMENTO. Autonomia do profissional de enfermagem em tempo de pandemia. Ética perante redes sociais. CONCLUSÃO. BIBLIOGRAFIA. O termo representa as normas e condutas que regem a atuação dos profissionais. A palavra ética tem origem grega (ethos) e significa caráter. O seu estudo se relaciona com o comportamento humano dentro da sociedade em que estão estabelecidos. A ética dos profissionais, em diversos espaços de atuação, se modifica à medida que compreendemos nossas práticas e consideramos que o comportamento ético está para além de procedimentos no espaço de trabalho. As iatrogenias são alterações patológicas no paciente, causadas por práticas possivelmente evitáveis e impróprias, realizadas por profissionais de saúde. Até mesmo faz-se necessário o conhecimento e uso da ética para a vacinação, onde muitos querem burlar o sistema de Saúde e desrespeitar as normas e padrões.

DESENVOLVIMENTO Imprescindível para manter a ética na saúde é prezar por um bom relacionamento com os demais participantes da equipe multidisciplinar. Embora isso pareça simples em um primeiro momento, os desafios do dia a dia e a própria rotina podem tornar essa tarefa mais árdua. Para que o profissional de enfermagem se mantenha dentro das normas de ética, primeiro faz-se necessário ter o título de enfermagem para atuar na profissão, e consequentemente estar inscrito nos Conselhos de enfermagem. Existem dois Conselhos em que o enfermeiro deve se inscrever, tais são: o COFEN (Conselho Federal de Enfermagem) e o COREN (Conselho Regional de Enfermagem), pois são estes que fiscalizam as atividades de cada profissional para que se enquadrem em todas as normas para prestarem um bom serviço a população.

É desse tipo de autonomia que se extrai o poder profissional, sendo acompanhado pelo Código de Ética para nortear as atividades, com caráter e responsabilidade. O conhecimento, quando adquirido através de uma formação acadêmica, constitui a base da autonomia profissional e do critério de ação. É o caso das(os) enfermeiras(os), pois apresentam formação específica de nível superior e um corpo teórico peculiar. Além disso, seu exercício ético se estabelece através do código de ética, requerido no âmbito interno da profissão, disciplinado e fiscalizado por órgão representativo próprio. A autonomia profissional da(o) enfermeira(o) é considerada uma questão complexa devido às influências que sofre da estrutura social em que o trabalho é realizado e dos obstáculos impostos no cotidiano para a concretização deste exercício.

Questões relativas ao cuidado com as informações do usuário e a relação de comunicação com a família. O cuidado com os documentos do usuário, a responsabilidade na prática do cuidado, o sigilo das informações e a segurança do paciente. Todos os cuidados em relação as condutas que de uma certa forma podem interferir nesse processo deve ser avaliado, para isso o conhecimento ético é fundamental. • Cuidado com os documentos do usuário; • Responsabilidade na prática profissional; • Sigilo profissional; • Segurança e respeito ao paciente. A Resolução COFEN nº 564/2017, confere aos Profissionais de Enfermagem o Direito de negar-se a ser filmado, fotografado e exposto em mídias sociais durante o desempenho de suas atividades profissionais e o dever de respeitar o pudor, a privacidade e a intimidade da pessoa, em todo seu ciclo vital e nas situações de morte e pós-morte.

org/reflexoes-sobre-etica-e-saude-publica-segundoedmundo-granda/. Acesso em 15 de junho de 2021. artmed. com. br/blog/enfermagem/cofen-coren-enfermagem/. Acesso em 20 de junho de 2021 https://www. educamaisbrasil. com. br/educacao/carreira/o-que-e-eticaprofissional-e-por-que-ela-e-importante-para-a-sua-carreira. Acesso em 22 de junho de 2021.

95 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download