Em Studybay, você pode encomendar sua tarefa acadêmica a um de nossos 10000 escritores profissionais. Contrate seu escritor diretamente, sem pagamentos extra de agências e afiliados!
Em Studybay, você pode encomendar sua tarefa acadêmica a um de nossos 10000 escritores profissionais. Contrate seu escritor diretamente, sem pagamentos extra de agências e afiliados!
Neste trabalho trataremos de entender quais foram as principais propostas de Theodor W. Adorno, filósofo alemão e membro da Escola de Frankfurt, para a educação do qual teve como objetivo principal a emancipação do homem. Emancipação, como veremos, significa criar condições para que todos vivam livremente e, assim, possam desenvolver todo o seu potencial. Porém, se por um lado tais objetivos nos são apresentados com alguma obviedade, por outro, como aponta Adorno, sua implementação será em caminhos acidentados. Diante de tais questionamentos, a pesquisa visa mostrar como é possível construir uma educação voltada para a emancipação. Suas propostas de educação permitem repensar a prática docente, a organização da escola e os recursos utilizados pelos agentes educacionais para moldar a socie
Mostrar todosdade dentro e fora da escola. Nesta discussão, consideraremos, com base em pesquisa bibliográfica, sobre: educação para a emancipação.
A educação não é necessariamente um fator emancipatório. Numa época em que educação, ciência e tecnologia são "globais", essas considerações de Theodor W Adorno podem soar como melancólica. A questão da educação é analisada para Adorno, especialmente a partir de meados do século XX, especialmente das décadas de 1950 e 1960.
A declaração de Theodor W. Adorno de que a educação, que deveria criticar uma sociedade que reproduz a pobreza e traz consigo o retorno à barbárie, visa formar pessoas integradas a ela. A educação só pode contribuir para a emancipação dos indivíduos se adotar como princípio a oposição à barbárie e reconhecer que as condições que a tornaram possível ainda estão presentes. Segundo Adorno, a educação desde a primeira infância deve criar um clima espiritual,
Mostrar todos cultural e social (ADORNO, 1985).
Em uma sociedade administrada, o pensamento crítico e autônomo torna-se cada vez mais urgente. Este é o grande desafio da educação: possibilitar o pensamento crítico e desenvolver a autonomia individual. As questões que a educação tem que enfrentar, caso contrário, seu objetivo emancipatório ficará limitado ao domínio do utilitarismo. (ADORNO, 1995)
Adorno (1996) afirma que para uma transformação radical do processo de reformas pedagógicas isoladas elas se tornam insuficientes e é necessário modificar as condições objetivas. Na verdade, existem educadores que defendem a urgência de resolver os problemas educacionais, o que pode contribuir para a concretização direta da teoria. Assim, o processo educacional contribuiu para a subordinação dos indivíduos.
Diante dessa situação, Adorno destaca a necessidade de romper com a educação a partir da apropriação de ferramentas técnicas. Adorno argumenta que a educação emancipatória pode ajudar a realizar uma autorreflexão crítica. é o próprio autor que percebe a falta da posição decisiva da educação para a emancipação na literatura pedagógica e acrescenta que a única possibilidade efetiva de emancipação é o esclarecimento que consiste na saída de um homem de sua minoria, que ele mesmo deve. Uma minoria é a incapacidade de usar o próprio entendimento sem a orientação de outra pessoa.
O filósofo ressalta, porém, que a explicação é possível e com liberdade ela é inevitável, e deve ocorrer aos poucos para que o modo de pensar de cada pessoa seja verdadeiramente reformulado. Pessoas que são capazes de pensar por si mesmas e transformar o estado de menoridade em que se encontram contribuirão para a avaliação racional dos valores e a vocação de uma pessoa para pensar por si mesma.
Para Adorno, educação pode ser considerada sinônimo de emancipação. Emancipação principalmente da situação em que se encontra o homem, pois cada vez mais se perde o contato com a possibilidade de exercer a autoconsciência crítica. No entanto, o capitalismo tardio, por meio da negação da formação cultural, educa os indivíduos para aceitar as exigências do processo de difusão da semicultura e as demandas da sociedade administrada.Ocultar
1. INTRODUÇÃO 10
2. DEFINIÇÃO DE EMANCIPAÇÃO 11
3. RAZÃO ENQUANTO DOMINAÇÃO 14
4. A razão instrumental 14
5. THEODOR W. ADORNO: Educação e emancipação 15
6. POR UMA PROPOSTA EDUCACIONAL PARA EMANCIPAÇÃO 17
7. OBJETIVOS 18
7.1 Objetivo geral 18
7.2 Objetivos específicos 18
8. METODOLOGIA 19
9. RESULTADOS 19
10. CONSIDERAÇÕES FINAIS 20
11. REFERÊNCIAS 21
11. REFERÊNCIAS
ADORNO, Theodor W. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Theodor Adorno, Max Horkheimer; tradução, Guido Antônio de Almeida. Rio de Janeiro: Zahar, 1985,
ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. Tradução: Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro, 3ª edição, Editora: Paz e Terra, 1995a.
ADORNO, Theodor W Palavras e sinais: modelos críticos 2. Tradução de Maria Helena Ruschel; supervisão de Álvaro Valls. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995b.
ADORNO, Theodor W Introdução à Sociologia. Tradução: Wolfgang Leo Maar. São Paulo. Editora UNESP, 2008.
KANT, Immanuel. Crítica da Razão Pura. Editora: São Paulo, Nova Cultural, 1999.
KANT, Immanuel. Fundamentação da Metafísica dos Costumes. Tradução: Paulo Quintela. Lisboa, Portugal, edições 70, 2007,
Educação e emancipação. Tra
Mostrar todosd. Wolfgang Leo Maar. 7 reimp. São Paulo: Paz e Terra, 2012.
OLIVEIRA, Avelino; OLIVEIRA, Juliana Damasceno. Educação na Crise da Racionalidade: Reflexões a partir de Horkheimer e Freire. In: Revista Eletrônica “Fórum Paulo Freire” Ano 1, nº 1, Juho/2005. Disponível em: Acesso em: 27/06/21.Ocultar
StudyBay é uma plataforma de freelance. Todos os trabalhos apresentados no site são enviados por nossos usuários que tenham concordado com regras d a colocação de trabalho no site e ter todos os direitors autorais necessários para esses trabalhos. Baixando o trabalho, você concorda que ele não será apresentado como o seu próprio, mas será usado apenas como um exemplo ou fonte, com a referência obrigatória para a autoria do trabalho. Se você é o proprietário dos direitos autorais e considera que este trabalho é postado aqui sem a sua permissão - por favor preencha o formulário e nós removemos o trabalho do site.
Preencher os campos
Avaliamos em 10 minutos de graça
Não gostou do trabalho?
Compare as ofertas dos melhores especialistas e escolha o de sua preferência
Fazer um pedido
Receba o seu R$10 bonus agora!
Olá! Cada cliente é muito importante para nós, por isso lhe damos R$10 bonus. Crie o seu primeiro pedido e veja, que o serviço funciona bem!