Em Studybay, você pode encomendar sua tarefa acadêmica a um de nossos 10000 escritores profissionais. Contrate seu escritor diretamente, sem pagamentos extra de agências e afiliados!
Não consigo fazer. Preciso urgente até gestão ambiental. Tem só 1 dia Título do pedido «PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E OS EFEITOS PARA A QUALIDADE DE VIDA ».
Em Studybay, você pode encomendar sua tarefa acadêmica a um de nossos 10000 escritores profissionais. Contrate seu escritor diretamente, sem pagamentos extra de agências e afiliados!
RESUMO
Este artigo tem como objetivo mostrar que uma nova visão de mundo está cada vez mais ganhando entre as pessoas graças à educação ambiental, que visa melhorar a qualidade de vida em nosso planeta. A educação ambiental busca valorizar a vida, modelar um novo estilo, sem consumismo excessivo, sem desperdício de recursos e sem degradação ambiental. Também apresenta a visão de alguns autores sobre o "desenvolvimento sustentável" como forma de crescimento econômico aliado à justiça social e ao atendimento das necessidades das pessoas excluídas.
PALAVRAS-CHAVE: educação ambiental, qualidade de vida e sustentabilidade.
1. INTRODUÇÃO
De acordo com a 1ª Conferência Intergovernamental de Educação Ambiental, realizada em 1977 em Tbilisi, Geórgia (ex-URSS), a educação ambiental é tratada como um processo permanente em que os indivíduos e a comunidade se tornam ambientalmente conscientes e adquirem conhecimentos, valores, habilidades, experiências e determinação que lhes permite atuar individual e coletivamente para resolver os problemas ambientais atuais e futuros (DIAS, 1992, p. 92).
Tem sido definida como uma dimensão dada aos conteúdos e práticas da educação, orientada para a resolução de problemas ambientais específicos através de uma abordagem interdisciplinar e da participação ativa e responsável de cada indivíduo e comunidade. Esta definição é aceita no Brasil e pela maiori
Mostrar todosa dos países membros da ONU (DIAS, 1994).
A educação ambiental, segundo DIAS (1994), se tem uma dimensão social, política, econômica, cultural, ecológica e ética, o que significa que ao lidar com qualquer problema ambiental, todas as dimensões devem ser levadas em consideração. E continua o autor ... “a maioria dos problemas ambientais tem suas raízes na pobreza, que por sua vez é gerada por concentradores de riqueza política e econômica, e pelo desemprego e degradação ambiental”.
A educação ambiental deve abranger todas as etapas da educação formal e informal; deve estudar as questões ambientais de um ponto de vista local, regional, nacional e internacional, analisando suas causas, consequências e complexidade. Ele também deve desenvolver o senso crítico e as habilidades humanas necessárias para resolver tais problemas e usar métodos e estratégias adequadas para adquirir conhecimento e comunicação, valorizando as experiências e enfatizando as ações práticas delas decorrentes (DIAS, 1994).
A educação ambiental, segundo DIAS (1994), se tem uma dimensão social, política, econômica, cultural, ecológica e ética, o que significa que ao lidar com qualquer problema ambiental, todas as dimensões devem ser levadas em consideração. E continua o autor ... “a maioria dos problemas ambientais tem suas raízes na pobreza, que por sua vez é gerada por concentradores de riqueza política e econômica, e pelo desemprego e degradação ambiental”.
A educação ambiental visa, portanto, formar a consciência dos cidadãos e se tornar uma filosofia de vida conducente à adoção de comportamentos pró-ecológicos e processos ecológicos no meio ambiente. A educação ambiental contribui para a construção do processo de cidadania e melhoria da qualidade de vida da população.Ocultar
1. INTRODUÇÃO
De acordo com a 1ª Conferência Intergovernamental de Educação Ambiental, realizada em 1977 em Tbilisi, Geórgia (ex-URSS), a educação ambiental é tratada como um processo permanente em que os indivíduos e a comunidade se tornam ambientalmente conscientes e adquirem conhecimentos, valores, habilidades, experiências e determinação que lhes permite atuar individual e coletivamente para resolver os problemas ambientais atuais e futuros (DIAS, 1992, p. 92).
Tem sido definida como uma dimensão dada aos conteúdos e práticas da educação, orientada para a resolução de problemas ambientais específicos através de uma abordagem interdisciplinar e da participação ativa e responsável de cada indivíduo e comunidade. Esta definição é aceita no Brasil e pela maiori
Mostrar todosa dos países membros da ONU (DIAS, 1994).
A educação ambiental, segundo DIAS (1994), se tem uma dimensão social, política, econômica, cultural, ecológica e ética, o que significa que ao lidar com qualquer problema ambiental, todas as dimensões devem ser levadas em consideração. E continua o autor ... “a maioria dos problemas ambientais tem suas raízes na pobreza, que por sua vez é gerada por concentradores de riqueza política e econômica, e pelo desemprego e degradação ambiental”.
A educação ambiental deve abranger todas as etapas da educação formal e informal; deve estudar as questões ambientais de um ponto de vista local, regional, nacional e internacional, analisando suas causas, consequências e complexidade. Ele também deve desenvolver o senso crítico e as habilidades humanas necessárias para resolver tais problemas e usar métodos e estratégias adequadas para adquirir conhecimento e comunicação, valorizando as experiências e enfatizando as ações práticas delas decorrentes (DIAS, 1994).
A educação ambiental, segundo DIAS (1994), se tem uma dimensão social, política, econômica, cultural, ecológica e ética, o que significa que ao lidar com qualquer problema ambiental, todas as dimensões devem ser levadas em consideração. E continua o autor ... “a maioria dos problemas ambientais tem suas raízes na pobreza, que por sua vez é gerada por concentradores de riqueza política e econômica, e pelo desemprego e degradação ambiental”.
A educação ambiental visa, portanto, formar a consciência dos cidadãos e se tornar uma filosofia de vida conducente à adoção de comportamentos pró-ecológicos e processos ecológicos no meio ambiente. A educação ambiental contribui para a construção do processo de cidadania e melhoria da qualidade de vida da população.Ocultar
REFEREÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BARONI, M. Ambigüidade e deficiências do conceito de desenvolvimento sustentável. Rev. Adm.Empr. 1992.
BRASIL. Constitu&aoda Repúblba Federativa Brasil. São Paulo, IMESP, 1988. cap. II Art. 196 e cap. IV art. 225, 1988.
CARVALHO, l. Ecologia, desenvolvimento e civil. In: Rev. Adm. Publba, 45, 1991
COIMBRA, J. de A.A. 0 01fr01aÓ ambiente. São Paulo, CETESB/ASCETESB, 1985.
COMISSÃO MUNDIAL PARA MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO. Nosso futuro comum. Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas, 1988.
DIAS, G.F. Educação ambiental: vincípios e váticas. São Paulo, Gaia, 1992.
DIEGUES, A.C.S. Desenvolvimento ou sociedades sustentáveis- da crítica dos modelos aos novos paradigmas. S. Paulo em Perspec- q1/2): 22-9, 1992.
ESPINOSA, H.R.M. Desenvolvimento e meio ambiente so
Mostrar todosb nova ótica. Ambiente, 1993.
FORATTINI, O.P. Qualidade de vida e meio urbano: a cidade de São Paulo, Brasil. Rev. Saúde Pública, 25:75-86, 1991.
HERCULANO, S.C- Do desenvolvimento (in)sustentável à sociedade feliz. In: VIOLA, E. et al. Ecobgiaciêncja eplítica: participação social, interessesemjogoelutade idéias no movimento ecológico. Rio de Janeiro, Devan, 1992. p. 9-45.
HORNQÜIST, J.O. Quality of life: concept and assessment. Scand. J. Soc. Mede, 18:6979, 1990.
IANNI, O. A sociedade global. 2a .ed. Rio de janeiro, Civilização Brasileira, 1993.
MINAYO, M.C. de S. Saúde e ambiente no processo de desenvolvimento. CEnc. Saúde Coletiva, 1998.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Plano nacional de saúde e ambiente no desenvolvimento sustentável diretñzes para implantação. Brasília, DF, 1995.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Glossário devomoçao da saúde. Genebra, 1998.
PELICIONI, M.C.F. Qualidade de vida das mulheres trabalhadoras das creches conveniadas do bairro Bela Msta do Município de São Paulo. São Paulo, 1995. [Tese de Doutorado - Faculdade de Saúde Pública da USP].
REIGOTA, M. oque Cortez, São Paulo, 1994.
SADER, E. A ecologia será política ou não será. In: GOLDENBERG, M. org. Ecologia, ciência e política: paticipç% social, interesses e luta de idéias no movimento Rio de Janeiro, Revan, 1992, p. 135-42.Ocultar
StudyBay é uma plataforma de freelance. Todos os trabalhos apresentados no site são enviados por nossos usuários que tenham concordado com regras d a colocação de trabalho no site e ter todos os direitors autorais necessários para esses trabalhos. Baixando o trabalho, você concorda que ele não será apresentado como o seu próprio, mas será usado apenas como um exemplo ou fonte, com a referência obrigatória para a autoria do trabalho. Se você é o proprietário dos direitos autorais e considera que este trabalho é postado aqui sem a sua permissão - por favor preencha o formulário e nós removemos o trabalho do site.
Preencher os campos
Avaliamos em 10 minutos de graça
Não gostou do trabalho?
Compare as ofertas dos melhores especialistas e escolha o de sua preferência
Fazer um pedido
Receba o seu R$10 bonus agora!
Olá! Cada cliente é muito importante para nós, por isso lhe damos R$10 bonus. Crie o seu primeiro pedido e veja, que o serviço funciona bem!