A CARTOGRAFIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Tipo de documento:Pré-projeto

Área de estudo:Engenharia mecânica

Documento 1

LOCAL ANO INTRODUÇÃO A educação brasileira tem passado por um momento de adversidade, onde tem-se procurado cada vez mais proporcionar um ensino inovador para que os alunos aprendam os diferentes conteúdos escolares de forma eficaz e divertida. Isso demanda uma ampla discussão sobre quais os caminhos e metodologias utilizar na educação básica, e em especial na educação em cartografia. Por se tratar de uma área que abrange uma diversidade elevada de conhecimentos a serem aplicados, os professores, ao longo de suas aulas, muitas vezes não conseguem despertar de forma adequada o interesse dos alunos pelos conhecimentos cartográficos, o que dificulta o processo de ensino e aprendizagem. As tecnologias digitais de informações e comunicação podem ser utilizadas para o ensino de conteúdos relacionados a construção de mapas, sensoriamento remoto, cartografia digital, interpretação de objetos em mapas, entre outros.

Isso possibilita a criação de novas metodologias de ensino no campo da cartografia ensinada por profissionais da geografia. Neste sentido, a escolha deste tema se pautou pela necessidade de desenvolver novas técnicas de ensino de cartografia para subsidiar o trabalho do professor em sala de aula, contribuindo de forma direta e indireta para que o aluno possa se tornar um cidadão com um olhar crítico sobre as mudanças que ocorrem em sua volta. OBJETIVO GERAL Investigar e analisar as possibilidades de aplicação e desenvolvimento de novas metodologias de ensino de cartografia e sua aplicação no âmbito da disciplina de Geografia no ensino básico. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1. Identificar as diretrizes que norteiam o ensino de conteúdos cartográficos no ensino básico. Compreender os mecanismos de aplicação do lúdico no ensino de Cartografia na práxis docente em sala de aula.

A educação tem sido tema de discussão entre diversos indivíduos, desde leigos a pesquisadores e estudiosos, os quais estabeleceram esta como um fator de extrema importância para a existência de uma sociedade desenvolvida. A educação tem sido uma ferramenta capaz de transformar a vida pessoal e profissional das pessoas. Por isso, estudar metodologias e técnicas que contribuem para o aprendizado de técnicas e conhecimentos cartográficos mais eficaz é primordial para avançar neste processo de levar o conhecimento a todas as pessoas. O uso de metodologias diferenciadas tem contribuído com o processo de ensino e aprendizagem de cartografia e geografia, pois auxiliam os professores a repassar o conhecimento de uma forma diferente da observada no processo de aprendizagem tradicional. As metodologias alternativas auxiliam na compreensão de conteúdos considerados monótonos pelos alunos, além de contribuir com os processos de ensino e aprendizagem dos demais conteúdo da ciência geográfica.

Para Souza, Silva e Carvalho (2010) a busca em base de dados deve ser ampla e diversificada. Isso irá garantir que a pesquisa contemple trabalhos diversos disponíveis em bases eletrônicas. As literaturas utilizadas serão extraídas da base de dados de teses e dissertações da Capes, do Google Acadêmico e de revistas científicas da área de Geografia, Ensino de Geografia e Ensino de Cartografia. As palavras-chave utilizadas para encontrar textos referentes ao tema da pesquisa serão: Ensino de cartografia e geografia; ludicidade no ensino de cartografia; cartografia escolar; cartografia e geografia escolar; linguagem cartográfica. No quadro 1 é possível visualizar o título, autor, ano, tipo e base de dados das principais literaturas que serão utilizadas nesta pesquisa. gov. br/portals/pde/arquivos/89-4.

pdf. Acesso em: 2 jun. RAU, Maria Cristina Trois Dorneles. com. br/ojs/index. php/revistaedugeo/article/view/511/252 SILVA, Priscilla Chantal Duarte; SHITSUKA, Ricardo; DE MORAIS, Gustavo Rodrigues. Estratégias de ensino/aprendizagem em ambientes virtuais: estudo comparativo do ensino de língua estrangeira no sistema EaD e presencial.  Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. p. Disponível em: https://www. scielo. br/pdf/eins/v8n1/pt_1679-4508-eins-8-1-0102. pdf Acesso em: 03jun.

180 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download