XADREZ: FERRAMENTA PEDAGÓGICA DE ENSINO APRENDIZAGEM

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Educação Física

Documento 1

Neste contexto, o presente artigo teve como objetivo apresentar os benefícios da prática do xadrez no ambiente escolar, sendo ele uma ferramenta pedagógica de ensino aprendizagem. Concluindo com este estudo que se o jogo de xadrez sendo bem praticado, bem trabalhado e bem aproveitado acarreta enormes benefícios aos praticantes, sendo uma ferramenta de ensino aprendizagem excepcional.    Palavras-chave: Xadrez; Ensino; Educação Física. Introdução Hoje em dia nas escolas municipais e estaduais de todo o Brasil os alunos vem tendo dificuldades na aprendizagem, algumas delas na hora da concentração e memorização. Muitas crianças e adolescentes tem essa grande dificuldade em se concentrar e memorizar determinadas atividades em sala de aula e no dia-a-dia fora da escola. Geralmente, alunos e professores relacionam rapidamente o xadrez como uma válvula de escape em dias chuvosos ou como um passatempo nos casos em que alunos não realizam aulas práticas de educação física.

Professores de educação física geralmente não dão o devido valor ao xadrez e tratam o esporte de uma maneira totalmente inadequada, não considerando sua grande contribuição cultural, racional e principalmente educacional. Algumas causas podem ser apontadas como o possível problema de professores não trabalharem o xadrez com efetividade no âmbito escolar, entre elas estão a falta de materiais, falta de vontade por ambas as partes, tanto aluno quanto do professor, a monotonia de sempre trabalhar os esportes considerados mais tradicionais em nosso país, deixando de lado outros esportes como  a peteca, a bocha, tênis de mesa e o próprio xadrez. O professor como intermediário entre o conhecimento e o aluno deve apresentar o xadrez de uma forma mais dinâmica onde transpareça ser simples de compreender e executar, além de estar capacitado o suficiente a entender o propósito de ensinar xadrez.

Saber conciliar teoria com a prática é algo que poucos professores conseguem executar com êxito, não basta somente o professor se dedicar a ensinar se os alunos não estejam dispostos a aprender. Desenvolvimento O xadrez é um jogo de tabuleiro conhecido mundialmente, reconhecido como esporte pelo Comitê Olímpico Internacional, pode ser praticado por qualquer pessoa, sendo um dos jogos mais democráticos e também acessível para pessoas com necessidades especiais. Cada indivíduo após aprender a jogar foca-se em vencer o oponente, para que isso aconteça precisa encontrar a melhor estratégia a fim de encurralar o rei adversário. Sendo o xadrez uma prática que demanda muita atividade cerebral,  o SNC (Sistema Nervoso Central) passa exclusivamente a focar na atividade realizada, fazendo com que o xadrez desempenhe um papel importante na manutenção e desenvolvimento das funções cerebrais.

O xadrez apresenta-se como um importante instrumento de tomada de consciência, pois ele é interativo e pode ser executado por qualquer pessoa, independentemente de quaisquer divergências (RODRIGUES, 2008 apud DELORS, 2001, p. Pela visão da ciência o xadrez realmente é alvo de estudos, uma vez que oferece uma série de jogadas diferentes que só poderiam ser vislumbradas pela experimentação. Ao iniciar o xadrez no âmbito escolar se faz necessário primeiramente a apresentação do jogo, seu contexto histórico, de forma cronológica. Após deverão ser apresentados o tabuleiro e as peças, explicando a movimentação de cada peça no tabuleiro. Dando seguimento ao processo de ensino do xadrez, apresenta-se o movimento de captura de cada peça. Cada conteúdo aplicado exige mais do SNC do aluno, realizando um trabalho contínuo e paciente, colocando os alunos para jogarem entre si a fim de aplicarem o que foi mostrado nas aulas, os benefícios começarão a aparecer.

Quando se trabalha com o xadrez em sala de aula não basta, no entanto, que o aluno saiba solucionar o problema ou o exercício proposto, analisando apenas uma parte do tabuleiro. Todo esse processo pedagógico deve ser levado em conta para a melhor aprendizagem e desenvolvimento dos alunos. Segundo Moura Netto (2011), o xadrez pedagógico promove também aos indivíduos que o praticam a discussão de valores morais, sociais, cognitivos e posturas individuais e coletivas. Além de seus benefícios cognitivos e psicológicos, ele é uma potente ferramenta no processo de ensino - aprendizagem do aluno, como  cita (BAPTISTONE, 2000) “o jogo de xadrez se mostrou uma ferramenta facilitadora no desenvolvimento de estruturas mentais e cognitivas, revelando a importância do jogo para o processo de ensino – aprendizagem’’.

Christofoletti (2007) afirma ser necessário propiciar processos enxadrísticos de ensino e aprendizagem, envolvendo seus aspectos pedagógicos, culturais e científicos, tornando o xadrez uma manifestação maior, capaz, inclusive de propiciar educação. Com relação à necessidade da introdução do xadrez nas escolas se dá pois hoje em dia a facilidade de informações que correm de um lugar para outro é tanta que vários alunos se veem com dificuldade de focar-se em apenas uma coisa, seja ela o estudo ou um cálculo matemático ou até a escrita de uma redação. Levando para além das aulas de Educação Física, todo esse progresso cognitivo traz uma melhora para todas as matérias da grade curricular. Como vimos acima o xadrez desenvolve uma série de benefícios, imaginação, memorização, planejamento e paciência.

Em escolas de primeiro mundo por exemplo o xadrez já é praticado há décadas, onde os alunos além de todo esses benefícios citados, melhoram muito sua disciplina, relacionamento com as pessoas, respeito às leis, às regras tanto dentro das escolas, quanto no seu dia-a-dia. Em (FADEL, 2009) ele cita em sua pesquisa que do mesmo modo, através do jogo de Xadrez pedagógico, pode-se  trabalhar nos alunos, valores éticos e morais, a conduta do saber ganhar e perder, do respeito às regras, respeitar um ponto de vista diferente. Na tabela abaixo apresentam-se as comparações das Características do Xadrez com as Implicações nos aspectos educacionais e de formação de caráter. Cabe ao profissional buscar as informações necessárias para a introdução do xadrez no ambiente escolar, tanto para iniciantes quanto para os alunos que quiserem se aprofundar no esporte e iniciar treinamento para participar das competições.

Concluímos que o xadrez tem uma grande contribuição para o ensino aprendizagem, fazendo assim necessário a sua utilização para o desenvolvimento dos alunos. Os benefícios de sua prática, tanto neurológicos quanto motores auxiliam no desenvolvimento do aluno como um todo, proporcionando uma melhor coordenação motora fina das mãos, melhora no raciocínio e memorização, entre outros benefícios já citados. Fica evidente que o xadrez ao ser introduzido nas escolas inicialmente de um forma lúdica desenvolve habilidades e capacidades motoras podendo ser utilizado também como uma poderosa ferramenta pedagógica que quando manipulada corretamente só tem a acrescentar aos alunos. Para que o xadrez seja introduzido de vez no âmbito escolar, professores e coordenadores pedagógicos devem se aprofundar mais em relação a sua prática e seus benefícios, desta maneira e  aos poucos em um processo gradativo, profissionais da área da educação física escolar passariam a incorporar o xadrez em seus conteúdos de uma maneira mais regular onde alunos teriam o privilégio de usufruir de sua prática.

Opinião dos professores de 1ª a 4ª séries em relação aos benefícios do xadrez na melhora do rendimento escolar. SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2008, Cascavel. Unioeste, 2008. p. CHRISTOFOLETTI, D. p. MOURA NETTO, Charles. Xadrez Pedagógico. São Paulo, Papirus, 2011. OLIVEIRA, Cléber Alexandre Soares de. PALHARES, Pedro. O jogo e o Ensino/Aprendizagem da Matemática. Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Escola Superior de Educação. Revista da Escola Superior de Educação. Edição dos autores, 2003. SILVA, R. R. V. Práticas pedagógicas no ensino-aprendizado do jogo em escolas.

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