TRABALHO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA CONTENDO 20 RESUMOS DA AREA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Serviço Social

Documento 1

Revisão 05. Revisão 06. Revisão 07. Revisão 08. Revisão 09. Revisão 20. REVISÃO 01 Título: Iniciação esportiva em ginástica rítmica: Abordagens tradicional e o clima motivacional para a maestria. Referência::<http://www. scielo. br/scielo. As pesquisas que abarcam o uso dessa metodologia demonstram que a mesma é eficiente para que ocorra a promoção da proficiência motora de crianças, que são habilidades essências para os climas que se mostram mais tradicionais. REVISÃO 02 Título: Ginástica artística e especialização precoce: cedo demais para especializar, tarde demais para ser campeão! Referência: <https://www. researchgate. net/publication/262630947> Resumo Em meio à ginástica artística é muito comum que seja observado ginastas que apresentam pouca idade treinando e até mesmo competindo, alcançando assim resultados expressivos em meio ao âmbito internacional.

Dessa forma, é muito comum que essa modalidade receba críticas severas acerca de suas práticas e também a necessidade dos ginastas darem início ao seu treinamento tão cedo. REVISÃO 03 Título: O futebol como uma modalidade esportiva popular no Brasil e as lesões mais incidentes nessa prática. Referência: RODRIGUES, Mateus Carvalho. O futebol como uma modalidade esportiva popular no brasil e as lesões mais incidentes nessa prática. Rev. Saúde em foco, Teresina, v. Acesso em:  17 outubro 2020. Resumo Em meio a cultura brasileira o esporte que mais recebe destaque é o futebol, o mesmo se faz presente no dia a dia dos brasileiros, o futebol como uma modalidade esportiva, acaba por obrigar os seus praticantes a trabalharem por meio de muito esforço físico, chegando a ficar perto de limites de exaustão, dado que tem que sustentar o peso de todo o corpo e realizar a movimentação em diversas direções e formas, tendo que estar sempre atendo a mudanças rápidas e também improvisadas de posição que ocorrem ao decorrer dos treinamentos e nos jogos em si.

Em diversos momentos esses esforços físicos podem acarretar em sobrecargas exageradas sobre as articulações, assim como os músculos, os tendões e os ligamentos, o que causa ao atleta o aparecimento de alguns tipos de distúrbios patológicos que podem se apresentar como um simples desconforto que tem por causa um quadro álgico em certo local do corpo, assim como lesões que são consideradas mais graves. Casos como esses podem provocar um afastamento do atleta da prática do futebol e até mesmo causar grandes prejuízos ao seu desempenho em meio a essa modalidade. Por ser um esporte praticado no mundo inteiro o mesmo vem crescendo cada vez mais, o Brasil o mesmo é considerado uma das suas principais potências na área do esporte.

Dado que aquelas crianças que antes jogavam nas ruas tiveram os espaços que utilizavam para jogar se transformar em construções residenciais ou comerciais, com isso as crianças, ainda mais as que moravam em cidades grandes, começaram a buscar outros espaços para jogar, buscando assim quadras de futsal, clubes, associações, entre outros. Além de realizar uma substituição de espaços que foram perdidos pelo futebol, o futsal se refere a uma das principais fontes de busca de talentos desportivos direcionados ao futebol. De uma maneira mais geral a prática do futsal tem seu início por volta dos cinco ou seis anos de idade, por conta de uma maior participação técnica e também motora da criança pode ser comparada ao futebol, causando assim um desenvolvimento mais rápido de bases que são fundamentais para o desenvolvimento e também o treinamento que serão realizados ao decorrer dos anos seguintes.

O aparecimento de escolinhas de futsal se ligam de forma direta ao processo de industrialização e o crescimento urbano, principalmente pela transformação ocorrida em locais livres que eram utilizados para praticar peladas, o que acarretou na construção de locais seguros e organizados para que o futsal seja realizado. Brincar é extremamente importante para o desenvolvimento da criança, dessa forma é importante que o início no futsal contemple muitas brincadeiras e também jogos lúdicos, para que o sistema nervoso central seja estimulado, melhorando assim o desenvolvimento motor dos que estão envolvidos. A mesma possui a capacidade de ter 90% do seu cérebro preparado para o que virá, até os seus cinco anos. O bebê já possui uma adaptação meio liquido, dessa maneira o mesmo demonstra uma performance encantadora e também surpreendente para aqueles que acompanham a aula de natação infantil, por meio do contato com a água nos primeiros meses de vida, a saúde é favorecida, além de ser um processo de prazer e descobertas para o bebê.

Quando se encontram sob os cuidados de profissionais que possuem capacitação, os bebês podem realizar diversos movimentos natatórios, demonstrando dessa maneira diversos reflexos que são muito comuns na primeira infância. Isso ocorre por meio de estímulos chamados esterioceptivos, sendo assim, atividades que foquem no desenvolvimento de órgão sensórias dessas crianças, como por exemplo o tato, a audição, entre outros. É muito comum que as aulas sejam ministradas com os pais na piscina até os três anos, ou até o momento em que as mesmas se acostumem ao professor, sendo assim é possível proporcionar para as crianças um ambiente que seja alegre e também prazeroso. O primeiro conjunto de princípios está ligado aos atributos que regem um processo de ensino aprendizagem coerente e adequado; já o segundo conjunto de princípios procurar se ater na determinação das características relevantes de uma metodologia de trabalho e o terceiro conjunto de princípios procurar determinar a importância de se levar em conta a bagagem motora que a criança já trás consigo, dando um grande destaque para a utilização da cultura infantil como instrumento para a aprendizagem significativa do futebol.

O estudo fez uma análise dos alunos inseridos no projeto da escolinha de futebol, e percebeu-se neste processo que esta iniciativa, atuou como um agente criador e transformador do conhecimento desses educandos. Além de trabalhar um conjunto de princípios, resgatou a cultura infantil, adaptou brincadeiras infantis, e as adequou à aprendizagem do futebol. Para isto foi elaborado uma pesquisa com as crianças, assim, através das suas próprias brincadeiras elas aprenderam o futebol. No transcorrer do processo de ensino-aprendizagem do futebol, é necessário planejar a aula levando em conta o que a criança traz consigo, suas características, sua bagagem motora e cultural, aproveitando o conhecimento do aluno, para que este aprenda e avance, a partir do que já sabe. O foco do estudo de um lado foi a observação do ensino nas escolhinhas de futebol e, do outro, as declarações daqueles que ensinam.

Acredita-se que existam hiatos entre os modos de ensinar e aquilo que nas representações é apresentado como o estilo nacional, como “o jogo bonito”, como é reconhecido internacionalmente. Constatou-se que as escolinhas não centram seus esforços no desenvolvimento do estilo nacional de praticar o futebol. O “estilo brasileiro de jogar futebol” foi construído nas desigualdades sociais e históricas do país, as quais se tornaram palco para o desenvolvimento de um esporte que promoveu, ao longo do tempo, oportunidades de inclusão e ascensão social incutidas no imaginário do brasileiro. No entanto, parece que o efeito da mídia – em mostrar a elite do futebol nacional e em destacar os atletas internacionais, atuantes em quase todos os países que contam com futebol – reforça o sonho da profissionalização.

pdf Resumo O treinador é formado em Educação Física desde 1991 e pós-graduado em Gestão do Desporto e faz parte do Sindicato dos Treinadores Profissionais de Futebol do Estado de São Paulo. Sua experiência esportiva inclui passagens no futsal e no futebol trabalhou em clubes com o Vitória, Grêmio, Avaí, Figueirense e Flamengo. Possui experiência internacional na Hungria e Eslováquia, além de estágio no ano de 2001 na Espanha, nos clubes Espanyol e Barcelona. O planejamento dos treinamentos e jogos da equipe infantil da categoria de base é realizado com base na competição alvo, ou seja, no campeonato estadual da categoria. Este estudo teve como objetivo analisar os conteúdos das sessões de treinamentos de futebol da categoria de base de um clube profissional e de uma escolinha na categoria sub 15.

O estudo se caracterizou como sendo de natureza descritivo-exploratória, e foi desenvolvido com alunos matriculados em duas Escolinhas de futebol de campo e quatro Escolinhas de futsal, na cidade de Chapecó (SC), pertencentes às categorias Fralda e Pré-mirim, com idade variando entre seis e dez anos. Constatou-se a carência, por parte das escolinhas, de um Projeto Político e Pedagógico, explicitando suas intenções e objetivos, alicerçando suas ações através de um arcabouço teórico-prático mais consistente. As aulas observadas seguiram o modelo tradicional, com ênfase no ensino dos fundamentos técnicos, basicamente através do método parcial. O trabalho apontou para alguns princípios norteadores para a construção de uma nova concepção de ensino em escolinhas de futebol/futsal, nas categorias Fralda e PréMirim.

O estudo procurou abrir “novos olhares” sobre um campo bastante complexo e polêmico, contribuindo com o processo de ensinar e aprender futebol/futsal, através de uma perspectiva diferenciada de ação e reflexão, onde a instrumentalização tenha a relevância necessária, constituindo uma das dimensões do processo, e não a única. Todos os alunos são oriundos das escolas públicas da Região de Ingleses, Rio Vermelho e Vargem do Bom Jesus. Nove residiam no bairro Ingleses e um no bairro Rio vermelho; oito eram da raça branca e dois da raça negra; seis adotavam a religião católica e quatro a evangélica. Para o registro dos acontecimentos relevantes durante as intervenções, utilizou-se um diário de campo.

Além do diário, foram realizadas conversas com os alunos-atletas a cada início e término dos treinos. Elaborou-se um questionário para ser respondido pelos pais ou responsáveis dos atletas, cujo objetivo era identificar em que medida os três valores trabalhados no projeto estavam sendo cultivados pelos alunos-atletas fora do ambiente de treino. Durante as ações pedagógicas de iniciação em ginástica artística, aplicaram os conteúdos teóricos e práticos da disciplina dos cursos. Participaram 700 meninas na faixa etária de dez a 12 anos de diferentes classes socioeconômicas. Os acadêmicos concluíram o estágio com a apresentação das crianças na Copa UEL de Ginástica Artística, no Torneio Escolar Londrinense (TORNESCOLON) e Festivais Recreativos de Ginástica Artística.

Compreende-se a Ginástica Artística como uma das modalidades esportivas mais antigas e populares do programa olímpico, e teve seu início no Brasil com a colonização alemã, no Rio Grande do Sul, no ano de 1824 como forma de lazer Em 1996, foi incluída nos Parâmetros Curriculares Nacionais. A cidade de Londrina e a Universidade Estadual de Londrina estão envolvidas com a Ginástica Artística desde 1980 quando iniciaram uma parceria com a então Secretaria de Cultura e Esporte do Estado do Paraná com a implantação do projeto Polos Esportivos. O controle da duração das sessões e da carga semanal de treino está relacionado com a ocorrência de lesões. A prática da GA inicia-se entre cinco e seis anos de idade, e para atingir resultados de nível internacional são necessários de oito a 10 anos de treinamento.

A avaliação da GA competitiva baseia-se em índices quantitativos e qualitativos. Há rigor técnico na execução dos movimentos acrobáticos e ginásticos e valorização da expressividade e da criatividade na coreografia. Há ampla “liberdade” na criação das combinações dos elementos, mas essa obedece às exigências indiretas das regras sobre a diversidade e a originalidade dos movimentos. gov. br/redeescola/escolas/27/2790/56/arquivos/File/apostila_de_handebol_4_bimestre. pdf Resumo A apostila sobre Handebol do Professor Amarildo, trata de um pequeno histórico sobre o Handebol e os princípios fundamentais do Handebol consiste, no aperfeiçoamento e execução dos elementos que são: a) Recepção; b) Passes; c) Arremessos; d) Progressão; e) Fintas. Essa apostila auxilia profissionais da Educação Física, principalmente os que estão no início de sua formação para compreender o esporte e ensiná-los em projetos de handebol.

Em 1898, HOLGER NIELSEN, (Professor Dinamarquês), criou o Primeiro Esporte parecido com o Handebol atual que foi o HANDBOLD. É o meio para que a bola chegue ao companheiro. Os passes podem ser executados com uma das mãos ou com as duas. É um fundamento de grande importância. O passe quanto a trajetória pode ser : direto, picado e parabólico. Direto é o mais rápido, pois a bola percorre o caminho mais curto e preciso. uk/download/pdf/303957765. pdf Resumo O tema do artigo: Trajetórias esportivas de jogadoras de handebol e suas narrativas sobre ser profissional da modalidade, analisando o processo de profissionalização de atletas praticantes de handebol de um time do Rio Grande do Sul, considerando suas trajetórias e narrativas. A fundamentação teórico-metodológica está ancorada na História Oral, e sua captação de informações está centrada na realização de quinze entrevistas com atletas da equipe adulta da APAHAND/UCS/Prefeitura de Caxias do Sul.

A partir das análises, foi possível verificar a centralidade que o handebol adquire na vida dessas atletas, assim como a estreita relação construída entre sua trajetória esportiva e sua formação acadêmica. Por fim, percebemos que o entendimento que expressam sobre ser uma profissional da modalidade se dá mediante a relação que estabelecem com a prática do esporte e não a partir de vínculos trabalhistas que façam dessa atividade uma profissão. Onde está criança desenvolverá os fundamentos, princípios, características, regras e movimentações do esporte neste caso o basquetebol. Junto com a iniciação sempre está vinculada a especialização esportiva precoce, não se confunda com especialização esportiva, a primeira é dada antes dos quatorze anos da criança, a segunda, e essa sim devemos incentivar, é dada por volta dos quatorze anos de idade no estagio de utilização permanente, quando já se encontra no ápice do seu desenvolvimento motor, porém não devemos esquecer que o desenvolvimento segue por toda vida.

A finalidade do trabalho é investigar a importância da iniciação esportiva no basquetebol e analisar os aspectos que os autores consideram importante para a iniciação esportiva. A pedagogia esportiva é um campo de conhecimento que também vem cada vez mais crescendo na área esportiva e que muito tem cooperado para a valorização e a prática do esporte, buscando ajustar situações às condições de ordem sociológicas, psicológicas, motoras, educacionais e morais no desenvolvimento do aluno. A iniciação esportiva estruturada pedagogicamente, será de tamanha importância para o desenvolvimento do praticante. org. br/online/artigo Resumo A iniciativa do SESC, para a escola de basquete conta com uma história que nasce no gueto, nos anos 70, e amadurece dentro do sistema prisional norte-americano, o basquete 3x3 se prepara para mais um marco em sua trajetória: ao lado de esportes como o surfe, o skate e o BMX Freestyle, a modalidade passa a engrossar a lista de esportes olímpicos.

Com mais de 250 milhões de adeptos, no mundo, a modalidade é um dos esportes urbanos mais praticados em todo o mundo, segundo a Federação Internacional de Basquete (FIBA). Originário do Streetball, vertente que divide sua origem entre as ruas de Nova York e os muros de Alcatraz, famoso presídio localizado na Baía de São Francisco, reza a lenda que foi na prisão californiana que o 3X3 começou a ganhar a forma que tem hoje. Para evitar confusões (que não eram raras nas disputas em Alcatraz), a direção da instituição exigiu que os jogos ocorressem em uma quadra menor e com apenas três jogadores de cada lado. ufpr. br/bitstream/handle/1884/59510/POLIANA%20LUBASZEWSKI. pdf?sequence=1&isAllowed=y Resumo Entrar na terceira idade para algumas pessoas é um processo natural, já para outras significa o início de um período incerto, onde ocorre uma preocupação do indivíduo sobre seu papel na sociedade.

As hipóteses do estudo em questão foram duas: Hipóteses 1: A natação na terceira idade provoca alterações benéficas sobre a saúde geral dos indivíduos, quando orientada por profissionais especializados. Hipótese 2: A natação na terceira idade pode oferecer alterações negativas (riscos) aos seus praticantes, se não for orientada corretamente. Os exercícios físicos são responsáveis por melhorar a saúde, prevenir lesões, melhorar a estética corporal, fortalecer nossa postura para realizarmos tarefas diárias. REVISÃO 18 Título: Hidroginástica na terceira idade Referência: https://www. scielo. br/scielo. php?script=sci_arttext&pid=S1517-86921998000100007 Resumo O processo de envelhecimento no indivíduo saudável está relacionado com inúmeras alterações psicológicas e físicas que interferem na área motora, concorrendo para a inatividade e contribuindo para o aparecimento e agravamento de determinadas doenças, além de influenciar negativamente a realização das atividades de vida diária.

Além disso, as quedas e suas consequências são também episódios bastante comuns. Embora a hidroginástica não seja uma atividade exclusiva para idosos, é neste público que encontramos o maior número de praticantes. Muitos vêm procurar a atividade sob recomendação médica e apresentam grande número de restrições que devem ser consideradas na prescrição e na escolha dos objetivos. Além disso, no que se refere às atividades aquáticas, nesse grupo, cuidados especiais devem ser considerados para evitar infecções de ouvido e de pele. REVISÃO 19 Título: NATAÇÃO PARA DEFICIENTES VISUAIS: SONHOS DE MUITOS OPORTUNIDADE DE POUCOS Referência: https://semanaacademica. Todo cidadão tem direito à inclusão social, evidenciando assim a missão de promover a realização de qualquer atividade de lazer envolvendo a satisfação de aspirações dos seus praticantes, uma vez que tais atividades procuram atender as pessoas no seu todo.

Para tanto, é necessário conhecer as opções que o lazer oferece. A metodologia e as práticas de ensino da natação para deficientes visuais a serem utilizadas dependerão de diferentes fatores, dentre os quais estão os objetivos que se pretende atingir; a idade do aluno; e, suas condições físicas mentais e afetivas. Parte-se, portanto, do pressuposto de que os objetivos gerais da natação podem ser diversificados, tais como: reabilitador; utilitário; educativo; recreativo; social; e, competitivo, conforme orientações do Comitê Paraolímpico Brasileiro. Portanto, a utilização da modalidade natação como atividade motora para pessoas com deficiência visual é sem duvida uma das modalidades esportivas mais adequadas para verificar o processo de inclusão do deficiente visual no esporte devido as regras, as competições entre outros fatores que favorecem a inserção dessas pessoas no ambiente da atividade física.

Tremor, rigidez e outros sintomas de movimento afetam os dois lados do corpo. Problemas para caminhar e má postura podem ser aparentes. A pessoa ainda é capaz de viver sozinha, mas as tarefas diárias são mais difíceis e demoradas. E o Estágio 3: Instabilidade Postural Moderada, considerado o estágio intermediário, a perda de equilíbrio e a lentidão dos movimentos são características. Quedas são mais comuns.

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