A UBERIZAÇÃO NO TRANSPORTE INDIVIDUAL E COLETIVO NA CIDADE DE SÃO PAULO E SUAS FALHAS NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO

Tipo de documento:Plano de negócio

Área de estudo:Administração

Documento 1

Elaborado por. Data da aprovação: _____ de ________________de __________ ___________________________________ Orientador ___________________________________ Orientador Resumo Esse artigo se aplica no estudo de um novo atrativo de negócio para facilitar a vida dos usuários de transporte público por meio de aplicativo para smartphones e tablets. Com as novas tendências do mercado globalizado, o avanço tecnológico e a ampliação da nova realidade da era digital, há o surgimento de oportunidades para adquirir habilidades de investidores que saibam aproveitar as tendências empreendedoras e evolutivas para aumentar o lucro do negócio e trazer benefícios aos usuários. Com a economia colaborativa que mostra um novo modelo de negócio de tecnologia disruptiva , o assunto abordado nesta pesquisa, refere-se ao estudo de caso da startup digital Uber, que a partir de um aplicativo para celulares smartphones proporciona a seus usuários um serviço de transportes semelhante ao de taxi.

Foi realizado através de um estudo de caso feito na cidade de São Paulo com o objetivo de apresentar os benefícios e os possíveis problemas e falhas na prestação do serviço de transporte de pessoas que ainda precisam ser corrigidas, diante do ponto de vista dos consumidores e motoristas que vêm aumentando devido a situação econômica do país como a falta de empregos, sendo até mesmo uma segunda fonte de renda tanto para homens quanto para as mulheres. Para concretizar essa idéia, segundo o “Portal do Transito Brasileiro”, em média, são mais 150 mil veículos emplacados por mês e mais de 6 milhões de veículos rodando pela cidade. Para completar a situação estressante do Paulistano, os transportes públicos que o país oferece são precários, sendo assim o número de pessoas comprando transportes privados é crescente, o que acarreta num transito cada dia mais intensificado.

Esse é um dos maiores fatores que estressam todos os habitantes, deixando a cidade menos atrativa para futuros moradores. O Uber veio para desafiar a forma de transportes convencionais, todos os taxistas, estavam vibrando com as plataformas para a utilização de seus serviços. Sendo que os usuários dos aplicativos começaram a migrar para o novo serviço de aplicativo, Uber, que oferece corridas com o preço inferior aos tradicionais taxis. O caminho durante o desenvolvimento da startup é de ações de um ambiente incerto para em busca de solução que pode demorar e encontrar uma solução para pagar o que foi investido durante a construção e desenvolvimento do produto referentes aos custos que foram gastos durante esses processo. RIES,2011). As startups podem brotar em qualquer lugar, ser financiadas por capitalistas de risco em qualquer parte do mundo e oferecer bens e serviços a uma grande variedade de consumidores, independentemente da localização.

DRAPPER, 2011). Segundo Torres (2015), pensando em startup não é uma forma de negociação e sim um experimento a citação de um homem que possui uma startup,que busca encontrar as melhores soluções de problemas para os clientes e ter uma resposta de ganhar dinheiro oferecendo a solução desses problemas, nos tópicos abaixo são abordadas algumas desculpas pelo motivo do atraso no lançamento de um produto ao mercado. Os capitalistas estão a busca um meio de ganhar dinheiro rápido e estão a procura de pessoas inovadoras para mudar o mundo e nosso estilo de vida. A implementação de novas oportunidades no negócio startup. Segundo Dornelas (2015), as organizações têm que possuir um ambiente propício para que as ideias venham surgir em todos os níveis da organização, uma empresa procura novas idéias de formas diferentes, tendo em vista necessidades às quais são apontadas a seguir: • Ter sempre inovação; • Conquistar novos clientes e produtos; • Identificar (gaps) para solução desses problemas; • Melhorar os custos financeiros; • Incentivar a criatividade e recompensá-las; • Prever tempo e recursos que serão utilizados; • Seguir a cultura da organização; • Tolerar possíveis erros e falhas; Avaliando as oportunidades devem ser relacionadas a várias questões e deve ser analisado detalhadamente para evitar gastos de recursos financeiros, ter conhecimento dos ramos da atividade, identificar o retorno financeiro, quais as pessoas que estão envolvidas seu nível de comprometimento, o mercado que será atendido, quais são as vantagens competitivas que a ideia colaborará para o negócio.

Não existe uma maneira definida para medir a oportunidade se será boa ou ruim. A comunicação nesse processo é essencial e o diferencial para o cliente é o menor custo que será oferecido para ele do preço final do serviço ou produto, que tem como ser monitorado e controlado conforme as necessidades dos clientes e as tendências do mercado e seus concorrentes. Os benefícios também contribuem para um bom relacionamento com clientes e fornecedores e cria oportunidades para os negócios e melhorias nos serviços, oferece menores riscos, alto desempenho de quem utilizam os recursos com mais eficiência. Inovação Segundo Kuczmarski (1996), a inovação é o que traz satisfação para os clientes cada vez mais as pessoas e as empresas necessitam de inovação em seus processos e alcançarem estratégias estabelecidas pelas necessidades dos usuários ou organizações.

Ao identificar áreas com grande nível de problemas que necessitem de ajustes a estratégia de inovação pode solucionar de forma eficaz os problemas gerados a oferecer ferramentas que ajudem e auxiliam os recursos a serem alocados. As empresas que usam estratégias inovadoras tem habilidade de gerenciar vários negócios da empresa e administração de desenvolvimento das atividades para o sucesso com inovação nos processos. A inovação não é apenas referente a produtos e serviços, mas também a forma evolutiva que a empresa conduz o mercado e seus negócios. Flexibilidade Segundo Slack (1991), a flexibilidade é toda operação dividida de recursos que ao se juntar vira um sistema com diversas habilidades de modificar produtos, datas de entrega de produtos ou serviços, habilidades de mudança de produtos durante período determinado pelo cliente, habilidades de criar novos produtos e mudar o volume de entrega das saídas dos produtos.

A flexibilidade se trata do processo constante de mudança tecnológica de cada processo ou serviço. Segundo Bolwijn e Kumpe (1990), para competir em um mercado tecnológico às empresas para garantir qualidade tem que se esforçar para minimizar tempo para atender os clientes em suas necessidades e acompanhar as evoluções das tecnologias, aumentado a velocidade do processo e oferecer várias opções de produtos e desenvolvimento de novos. Qualidade Segundo Kaydos (1991), a qualidade é relacionada em atender as necessidades do cliente, e a entrega do produto ou serviço dentro da conformidade e é considerada em satisfazer a prestação de serviço de formas diferentes conforme o cliente solicita ou necessita com especificações desejadas por eles. O desempenho e o crescimento de qualquer negócio dependerão da qualidade na execução e deverá ser tratado de forma critica, que pode alterar de cliente para outro.

A inovação desses serviços é uma estratégia, que está presente na nova era da revolução tecnológica nos últimos anos sem se tornado uma ferramenta para as empresas que estão buscando vantagem competitiva. E tem como objetivo principal a redução de custo para ter aumento da eficiência operacional às empresas tem preocupações, mas as inovações vão se tornar cada vez mais um poder potencial para as empresas a alcançarem seus objetivos das suas metas estratégicas e financeiras. Fonte: https://sustentabilidadecolaborativa. files. wordpress. O conceito e o surgimento do aplicativo As novas tecnologias transformam a vida dos seres humanos na experimentação dos serviços digitais e agregam valor ao novo modelo de negócio por meio dos aplicativos. LOPEZ, 2016) Segundo Rodriguez (2015), O Uber é uma plataforma para celulares que utiliza o cartão de crédito para pagamento, conectando o usuário ao motorista particular.

Segundo Gurovitz (2015), a criação do modelo inovador por meio do aplicativo no celular- Uber surgiu há sete anos, pelos americanos Garrett Camp e Travis Kalanick, que estavam em Paris e não conseguiam achar táxi, visto a demanda ser muito grande, como é em São Paulo. A prefeitura de Paris,tinha muita resistência em liberar licenças de táxi, visto que o custo era muito alto. Desta forma, os dois americanos, decidiram criar esse modelo de negócio, pois viram que haviam menos táxis no mercado do que a população necessitava. Segundo Bruno (2015), a nova realidade como exemplo do Uber que desafiou ao modelo tradicional da forma transporte individual ou coletivo, com modelo existente dos taxistas o Taxijá, Easy Táxi, 99taxis e entre outros mudou completamente a forma de atuação pelo um serviço consideravelmente melhor e com o custo melhor.

A empresa tem grandes expectativas quando uma startup dá certo, como por exemplo Google, Ebay e a Yahoo que são consideradas empresas solidas para o mercado. Segundo Lopez (2016), as empresas estão em busca de recursos digitais, afim de criar novos mercado para novas possibilidades de mudanças fundamentais, que consequentemente traria lucros ao negócio e economia. O dispositivo do Uber E-hailing Segundo Kazam, (2016), os motoristas que desejam utilizar o serviço do Uber, não precisam de intervenção de nenhuma operadora e sim de um aparelho smartphone, onde foi criado o conceito “E-hailing”, e baixar o aplicativo do Uber. O dispositivo eletrônico E-hailing substitui os métodos comuns de chamar táxi por telefone ou aplicativo possui diversas vantagens aos motoristas e passageiros como por exemplo a dispensa o pagamento em dinheiro e de máquinas de cartão de crédito que geram custos para os motoristas, o aplicativo possui um sistema de GPS que faz a localização dos passageiros e ir em busca deles na rua o novo serviço oferece preços acessíveis que é feito de forma eletrônica, geralmente celular ou smartphone, o serviço prestado com qualidade para o passageiro cobrado direto no cartão de crédito do usuário que o mesmo para solicitar o carro do Uber, consegue ver o itinerário antes mesmo da corrida e a estimativa de preço a ser cobrado dos passageiros e mostra o carro mais próximo do serviço solicitado.

Em pesquisa realizada em um site de reclamações. As reclamações são diversas, referentes as prestações do serviço Uber, as principais são: erro na hora de passar o cartão de crédito e o pagamento não é efetivado, motoristas que não encerram a corrida e o valor é cobrado absurdamente na fatura de cartão de crédito, cobrança em duplicidade, o valor cobrado é muito maior do que a estimativa de preço dada pelo o aplicativo, cupom de desconto que os motoristas não aceitam o valor apresentado. Segundo Mazatto (2016), as reclamações que também são apontadas são referentes ao cancelamento da corrida em comparativa com o aplicativo de táxi, é oposto do Uber que faz uma cobrança de taxa, se usuário do serviço não cancelar a corrida até cinco minutos após de ter solicitado o serviço tem que ser pago uma tarifa de 8 reais para o Uber X e 10 reais para o Uber Black.

A proposta de valor de uma empresa é muito mais do que se posicionar em um único atributo; é uma declaração sobre a experiência resultante que os clientes obterão com a oferta e seu relacionamento com o fornecedor. A marca deverá representar uma promessa relativa à experiência total resultante que os clientes podem esperar.   O Uber encontrou maneiras de criar novas expectativas para a cidade de São Paulo e as demais cidades que atua, para as pessoas trabalharem e se movimentarem para prosperar na forma de economizar dinheiro pelas corridas que segundo o site Uber diz ser seguro e também aos motoristas que ganham dinheiro dirigindo o seu carro próprio fazendo suas jornadas. O uso de novas tecnologias disruptivas como o Uber e seus impactos As empresas sempre terão resistências quando os seus interesses sofrerem algum tipo de risco e for abalados em cidades como São Paulo, provocando fortes reações nos setores de negócios disruptivos e atividades profissionais com o risco do modelo tradicional a serem substituídos pelos motoristas particulares da startup.

Nos dias atuais, a mobilidade entra na vida diária das pessoas e criam oportunidades e riscos para as empresas que fazem a diferença com a utilização do aplicativo que tem valor no mundo da mobilidade a disponibilizar esse serviço virtual. Segundo Christense (2014), a startup Uber é considerada uma estratégia no conceito de inovação disruptiva, atribui ao processo do mercado ou novo produto que anteriormente estava carente rompendo com o modelo antigo e criando um novo mercado ou novo produto, com custo mais baratos e a tecnologia de inovação disruptiva é a busca de novos consumidores de produtos inferiores e novos mercados é o desenvolvimento por meio da transformação de produtos sofisticado para se tronar acessível para o maior números de pessoas que querem algo melhor e um padrão de vida que tornará melhor o cotidiano dessas pessoas, pagando com o preço menor pela utilização da tecnologia.

Segundo Clayton (2014), que foi o responsável em mostrar a população o termo Uber, possui a tecnologia de fácil entrega do serviço e de baixo custo, que permite agregar valor aos clientes que utilizam o serviço de transporte. A Uber, como se passou a chamar, recebeu seu primeiro investimento alto de risco no final de 2008, sendo que em 2011, o total de investimentos girava em torno de 11 milhões de dólares.   Em 2012, a empresa já atendia o público de Nova York, época em que surgiu o UberX. Considerada como tecnologia disruptiva, por ser uma inovação com poder de criar e destruir mercados, a nova opção permitia ao passageiro que sua corrida não seja apenas em carros executivos, mas em carros populares e com o preço mais acessível do que a corrida executiva.

Segundo Christensen (2014), os motoristas associados ao Uber, passam por checagens de antecedentes criminais e treinamentos para estarem aptos para exercer a função, sendo que os carros devem ser novos. Não havendo necessidade de possuir nenhuma licença, apenas habilitação com permissão para exercer atividade remunerada. No serviço do Uber x, que oferece aos passageiros carros mais simples e com preços competitivos comparados aos táxis, os motoristas usam a plataforma algumas horas por semana, geralmente para completar a sua renda. Os motoristas fazem um cadastro e logo após recebem um treinamento que dura em média 2 horas apenas para pegar os passageiros. A pessoa que deseja utilizar o serviço baixa o aplicativo do Uber e faz um cadastro e já pode em seguida requisitar um carro, na qual a localização é feita através do GPS.

A cobrança é feita automaticamente, no cartão de crédito do passageiro as informações ficam armazenadas no software, os valores cobrados ficam 80% com o motorista, e os outros 20%, com o Uber. O usuário chama o carro pelo aplicativo e é colocada a indicação do destino e origem e mostra o percurso e a estimativa do valor que será cobrado da viagem ao seu destino final. O item problema no cartão de crédito, com média 4 das respostas atribuídas aponta um grande potencial de melhoria para o Uber. No gráfico a seguir, são apresentados os problemas ligados a segurança na utilização do serviço. Gráfico Como os motoristas são avaliados após as viagens, eles buscam obedecer as leis de trânsito e fazer as manutenções no veiculo par não deixar o passageiro exposto a riscos, porém a um problema apontado com nota 4,5 , onde passageiros relatam que nem sempre o motorista que é mostrado no aplicativo, é o mesmo que aparece para fazer a corrida.

No gráfico a seguir, são apresentados os problemas ligados a acessibilidade ao serviço. Gráfico Conforme verificado, a acessibilidade é um item que impacta bastante na prestação do serviço, e acaba deixando de fora uma parte do nicho do mercado que são os cadeirantes e deficientes visuais, onde os carros não são adaptados e os motoristas não tem preparo em ajudar esses passageiros e a ausência de uma central de atendimento é limitada apenas ao aplicativo. Tendo essas soluções aplicadas ao seu serviço, a Uber irá oferecer maior comodidade a seus clientes e resolverá esses problemas que impactam na prestação de seu serviço principalmente nas apontados na pesquisa realizada. Conclusão Analisar a Startup Uber ajudou a confirmar a pesquisa de estudo de caso feito pelo Conselho de Administrativo de Defesa Econômica (CADE) órgão do Ministério da Justiça, do impacto que pode afetar os modelos de transportes já existentes nas cidades onde o serviço Uber está presente no Brasil, validando que as prestações de serviço do Uber possuem falhas que a escassez de informações sobre o valor final da corrida e de outras opções para pagamentos pode representar em algum momento empecilho para o padrão de qualidade que a empresa procura oferecer.

Em decorrência disto, ficou clara a importância de a Startup Uber possuir novas formas de pagamentos, a não cobrança da taxa de cancelamento da corrida, corridas caras, resoluções eficazes para questões envolvendo débitos indevidos, corridas não encerradas e valor final da corrida diferente da estimativa de preço que o aplicativo informou, ente outros, estes são os principais apontados na pesquisa em campo e em sites de reclamações. Através desta pesquisa, foi possível validar de maneira empírica os fatores que apontam falhas na prestação de serviço da Startup Uber, que é a proposta desta pesquisa. As falhas na prestação de serviço encontrados em pesquisa e literatura foram validadas pelos respondentes dos questionários. A. B.

BANKER, R. D. KAPLAN, R. Long Range Planning, v. n °4, p. GUILLEBEAU, CHRIS. A startup de $100/chris Guillebeau; [tradução Cristina Yamagami]. São Paulo : Saraiva. A revolução das Startups: O novo mundo do empreendedorismo de alto impacto. Alta Books. RIES, Eric. A Startup Enxuta. Leya Editora. How-we-fooled-ourselves-into-delaying-our-startups-launch,2012. com/2012/04/02/. Sites: https://optclean. com. br/saiba-como- funciona-o- aplicativo-uber/ Acessado: 04/06/2016 Horário: 10:30 http://www. com. br/inovacao-disruptiva-o-que-a-sua-startup-pode-aprender-com-o- uber/ Acessado: 10/07/2016 Horário: 22:04 https://www. sebraemg. com. br/Atendimento/Imagens/1309-SEBRAEMG-O%20que%20%C3%A9%20uma%20empresa%20startup. br/economia-digital- seria-uberizacao- uma-industria- por-si Acessado: 16/07/2016 Horário: 09:30 www. inglesnapontadalingua. com. br/2015/07/o-que- e-uber- o-que- significa-uber. html Acessado: 16/07/2016 Horário: 10:13 http://convergenciadigital. br/indices/87803/uber/ Acessado: 17/07/2016 Horário: 14:41.

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