IMPACTO DO TRABALHO NA SAÚDE DO INDIVÍDUO

Tipo de documento:Análise

Área de estudo:Geografia

Documento 1

Ao submeter-se a um emprego com condições precárias de segurança e adequações em equipamentos, sua saúde fica exposta à riscos de doenças e acidentes, além de estar sujeito a pressões, cobranças, estresse, desgaste e outros fatores que levam os funcionários a sofrer com ansiedade, fadiga, estresse, afetando a si e seu relacionamento familiar e social, com isolamento, depressão, tristeza, entre outras doenças psicológicas, emocionais e físicas. O emprego cujo resultado é o prejuízo em saúde geralmente tem maior rotatividade e as empresas que não investem em capacitação, treinamento, adequações, segurança e valorização do funcionário podem ser até processadas, pagando indenização pela redução da saúde e qualidade de vida do funcionário.

O bem estar e a satisfação estão ligados a busca de melhores empregos e ao crescimento pessoal e profissional. Palavras Chave: Sustento, Realização, Saúde, Estresse, Segurança. INTRODUÇÃO A saúde, conceito de bem estar, disposição e qualidade de vida, quando ausente, é lembrada como a necessidade mais importante para o ser humano. A busca por melhores condições de moradia, saúde, educação e qualidade de vida exigem que o indivíduo busque melhores empregos e maiores salários, ou exceda sua carga horária para adicionar um extra em seu pagamento, a fim de manter um melhor padrão de vida. Para atender a demanda em alimentação, saúde e itens de consumo, as pessoas tem buscado melhores fontes de renda ou se sujeitado aos empregos que encontram, a fim de garantir seu sustento, ignorando muitas vezes os padrões de segurança e as leis trabalhistas, de modo que cargas excessivas de trabalho, condições precárias ambientes nocivos causem doenças nos trabalhadores.

O emprego, sustento, necessidades básicas e sustento são indispensáveis para o cidadão, e estas são diretrizes da constituição, onde o emprego é um direito adquirido. O trabalho é uma forma de manter-se com dignidade dentre a sociedade. Segundo Barbosa Filho (2008, p. Neste trabalho serão apresentados os aspectos positivos e negativos do trabalho na saúde das pessoas. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 2. IMPACTOS NEGATIVOS DO TRABALHO NA SAÚDE Muitos profissionais das empresas de produtos e serviços são levados aos limites de suas forças e capacidades, para atender a demanda produção e consumo da sociedade. Uma das doenças mais graves que refletem o desgaste, cansaço, estresse e cargas horárias excessivas é a Síndrome de Burnout. Existem inúmeras doenças e situações onde o trabalho impacta de forma negativa, entretanto, a Síndrome de Burnout é conhecida por afetar a saúde no aspecto físico, psicológico e emocional dos acometidos.

É o contraste de quem sofre Burnout e tem a certeza de que o trabalho não coincide com seus valores. Essas pessoas sentem que estão perdendo tempo ou até mesmo causando danos. ZH Vida e Estilo, setembro, 2016). Muitos são os aspectos e fatores que impactam na saúde do trabalhador, como espaços e equipamentos inadequados, falta de ergonomia e de mobilidade física podem gerar problemas musculares, problemas de circulação, postura, problemas de visão, humor e satisfação pessoal e acidentes de trabalho. Atividades que exigem empregabilidade de força e movimentos repetitivos, sem os devidos cuidados, podem causar danos sérios à saúde humana. Asma, Alergias E Problemas Respiratórios Em geral a asma é causada por ácaros ou bactérias, assim como alergias, a poeira ou fatores naturais.

Quando está relacionada ao ambiente de trabalho, é chamada de Asma Ocupacional, causada pelo contato e inalação de produtos químicos e agentes biológicos que provocam alergia e irritação no aparelho respiratório. Para Cocco (2005) o diagnóstico de asma relacionada ao trabalho inclui o diagnóstico da obstrução ao fluxo aéreo e a relação dessa doença com a atividade laboral. Este diagnóstico deve ser considerado em todo caso de asma com início ou piora dos sintomas respiratórios na idade adulta. Os sintomas da Asma Ocupacional são tosse seca, falta de ar, causados pela contração dos brônquios, com o fechamento das vias respiratórias, causando a dificuldade de respirar. A qualidade de vida está ligada aos aspectos sociais básicos, onde ainda existe muita exclusão e discriminação para com quem possui deficiência.

Da mesma forma que a perda auditiva, a perda da visão por acidentes ou exposição a elementos e compostos químicos impacta a qualidade de vida e a saúde. A cegueira ou deficiência visual, parcial ou total, impede que a pessoa possa exercer suas funções, além de impedir que faça atividades do dia a dia, como leitura, dirigir, praticar esportes e atividades físicas. A perda da visão resulta em necessitar constantemente de apoio e auxílio, resultando, assim como na perda auditiva, de perda ou redução da autoestima, insegurança, tristeza, ansiedade, estresse, depressão, perda de sono e apetite, irritabilidade, isolamento, entre outros sintomas que impactam na vida digna do cidadão. Distúrbios E Transtornos Psicológicos Alguns trabalhos e empregos podem causar transtornos psicológicos relacionados a pressão, estresse, abusos e cargas excessivas de trabalho.

Quando são respeitadas e consideradas as necessidades do funcionário, sua cultura, experiências, ritmos, capacidades, conforme Camelo (2008), o ambiente de trabalho proporciona a formação e qualificação do funcionário em segurança e possibilita seu crescimento pessoal e profissional. Como aponta Santos (2009), a saúde do trabalhador não depende unicamente da condição como o ambiente se apresenta, mas de sua satisfação e realização em desempenhar as suas atividades. O autor ainda aponta para a tênue linha entre saúde e trabalho, satisfação e insatisfação, sofrimento e prazer. O funcionário aplica sua inteligência, experiência e recursos em suas atividades e quando existe o reconhecimento e a valorização, suas necessidades de satisfação, necessidades básicas, saúde, respeito, dignidade, serão atendidas.

A imagem a seguir representa as necessidades básicas e psicológicas do cidadão, como forma a estabelecer a vida em qualidade plena, ao alcançar as realizações em todos os níveis da pirâmide. De acordo com Sampaio (2009) em diversas conferências, o próprio Maslow destacava que as pessoas possuem diferentes necessidades de motivação. Segundo ele, alguns empregados não buscam a autorrealização no ambiente de trabalho, preferindo fazê-lo em outro espaço social. Neste caso, a busca por satisfação e qualidade de vida tem pouco a ser impactado pelo serviço, destacando que o emprego do indivíduo não lhe causa nenhuma situação de desconforto ou insatisfação. A realização no emprego permite que o cidadão obtenha melhor qualidade de vida, acesso a recursos de saúde e educação, que melhoram consideravelmente seu padrão de vida, poder de compra, alimentação, posses e status social.

O cidadão consegue adquirir roupas novas, veículos, moradia, passa a frequentar espaços culturais como teatros, shows, cinema, adquirir livros, assinar jornais, através da realização do trabalho e de um bom salário. Estando dentro de todas estas condições de vida digna, o indivíduo alcança a estabilidade financeira e emocional dentro da sociedade em que vive. ANÁLISE DE DADOS Sendo o trabalho o objeto de estudo deste artigo, a avaliação das condições de trabalho é de suma importância para a saúde dos empregados. A realidade, entretanto, não é igual para todos os funcionários das empresas. Nem todos podem exercer o mesmo cargo administrativo, gerência, diretoria. O mundo globalizado e em constante crescimento tecnológico demanda por produtos e serviços que dependem da produção humana para serem comercializados, gerando, como pontos positivos, empregos para suprir as necessidades financeiras, ainda que básicas, de grande parte da população, mas como ponto negativo, a falta de recursos e adequações nos setores produtivos, para garantir a qualidade e segurança do serviço para com os funcionários.

Funcionários abandonam seus empregos buscando melhores condições, mais segurança, reconhecimento e melhor remuneração. CONSIDERAÇÕES FINAIS As necessidades básicas, essenciais e psicológicas, de satisfação e realização pessoal, apontadas por Maslow, refletem na estima que cada pessoa tem sobre sua vida, e seus objetivos. A busca por melhores condições de vida e mais recursos financeiros para adquirir bens de consumo e bens de status, como carros e casas, viagens, lazer, condições de saúde, estão entre os principais desejos das pessoas. O emprego que proporciona a remuneração condizente com as atividades exercidas, segurança, equipamentos e materiais adequados, bem como treinamentos fornecidos pela empresa, gerará satisfação no empregado, que desempenhará seu serviço com zelo e qualidade. O funcionário que se sente prejudicado em saúde, financeiramente ou de forma a ser desvalorizado, além de ter o impacto em sua vida, pode desempenhar com menos rendimento seu serviço.

Da relação entre trabalho e saúde à relação entre trabalho e saúde mental. Revista Psisoc, Belo Horizonte, p. mar. Disponível em: https://www. scielo. gov. br/data/files/FF8080812DC56F8F012DCDAD35721F50/nR-06%20(atualizada)%202010. pdf Acesso em 21 de maio de 2021. CAMELO, S. H. VASQUES, MI. O que é burnout? Educação: Carinho e trabalho. Rio de janeiro. Editora: Vozes, p. G1, Rotatividade de Funcionários. NARDI, H. C. Saúde do Trabalhador. In: CATTANI, Antonio David (Org. Trabalho e tecnologia: dicionário crítico. br/blog/com-a-palavra/coronavirus-tratamento-cuidados-paliativos/ , Acesso em 22 de maio de 2021. PEREIRA, C. A. A; COSTA, L,S,M. Bem-Estar Subjetivo: aspectos conceituais. R. O Maslow desconhecido: uma revisão de seus principais trabalhos sobre motivação. Revista de Administração da USP. São Paulo, v.

n. Rev Psiq Clín.

120 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download