Césio, Magnésio e Lítio - Características, Definições e Curiosidades

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Administração

Documento 1

Ainda que não houvessem estudos aprofundados, a química estava presente nos tratamentos de saúde, na criação do fogo, na construção de materiais e na alimentação do homem. Neste estudo serão apresentados os elementos Césio, Magnésio e Lítio, suas características e curiosidades, destacando as principais usabilidades modernas para os elementos. Palavras Chave: Química, Descoberta, Estudos. INTRODUÇÃO Os elementos químicos são em teoria, a composição de tudo o que somos e conhecemos. A descoberta destes elementos proporcionou avanços nas tecnologias e nos recursos da medicina, tratamentos de saúde, áreas da construção, engenharia, eletrônica, entre outros setores que utilizam os compostos químicos na criação de equipamentos mais leves, mais resistentes e com menos custos de produção.

Figura 1 TABELA PERIÓDICA Fonte - https://www. peterchemical. com. br/wordpress/tabela-periodica/ Ao logo dos anos, diversos cientistas contribuíram para a formação da Tabela como é conhecida atualmente. Dimitri Mendeleiev ficou conhecido como o pai da tabela periódica e geralmente leva o crédito por sua criação (PETER, 2019). Para classificação, possui o Símbolo Cs, e sua aparência apresenta coloração metálica levemente prateada e amarela. Seus aspectos químicos são o ponto de fusão, a 28º C e ebulição a 670ºC. Seu número atômico é 55, massa atômica 132,9 u e é um dos poucos metais que pode manter-se em estado líquido em temperatura quase ambiente. O Césio foi descoberto em 1860 por Kirchoff e Busen, cientistas, e a descoberta ocorreu por meio de espectroscopia, onde recebeu o nome de “caesius”, que em latim significa céu azul, pela sua luminosidade e coloração azul na imagem do espectroscópio.

Figura 2 ELEMENTO CÉSIO - Estado Sólido Fonte - https://trabalhosparaescola. ” (VIEIRA, 2010 p. Com este compartilhamento do césio encontrado no equipamento, começou a contaminação entre os moradores do bairro. Inicialmente não se notou nada, mas 12 dias depois a família de Devair estava sofrendo com sintomas decorrentes da exposição à radiação. Um médico orientou a família a levar o material para a Vigilância Sanitária, onde foi identificada a contaminação e tomadas as medidas necessárias para interromper a contaminação. Neste processo, o césio foi ingerido, tocado, inalado, exposto aos moradores e compartilhado, de forma que não houve inicialmente um número preciso de contaminados. Os casos de óbito ocorreram cerca de 04 a 05 semanas após a exposição ao material radioativo, devido a complicações esperadas da SAR - hemorragia (02 pacientes) e infecção generalizada (02 pacientes).

” (Wascheck, 2013 p. O processo de descontaminação auxiliou as pessoas, mas permanece na história das famílias e da cidade o ocorrido, sendo documentado por diversas revistas e laboratórios sobre as causas e efeitos da contaminação por radiação. MAGNÉSIO O Magnésio foi primeiramente estudado e classificado em 1618, na Inglaterra. Um caso curioso chamou a atenção de pesquisadores, quando a água de um riacho apresentava um gosto amargo, que um rebanho de gado se recusava a beber. Nas plantas, o magnésio encontra-se majoritariamente na clorofila, responsável pelo processo fotossintético e pela coloração verde (FRANCO, 2009). LÍTIO O Lítio é um elemento químico simbolizado por Li, na tabela periódica, pertencendo ao grupo de metais alcalinos. Tem sua aparência de cor prateada, sendo relativamente leve e é encontrado em rochas magmáticas na crosta terrestre.

Figura 4 - ELEMENTO LÍTIO Fonte - https://www. wattson. O nome vem do grego lithos, que significa pedra, por ter sido desc/oberto em uma pedra. EMSLEY, 2017) 3. CONCLUSÃO Este artigo foi realizado através da pesquisa bibliográfica e revisão literária. As informações a respeito dos elementos foram extraídas de livros, artigos e apostilas condizentes ao tema proposto, para a elaboração do artigo. A pesquisa proporcionou o conhecimento sobre os elementos e sua usabilidade moderna, apresentando características e curiosidades sobre o tema proposto. Mídia Eletronica - Web]. Goiânia, GO, Brasil : CEGRAF - UFG, 2007. p. Texto disponivel na WEB no endereço - http://www. proec. Disponível em https://www. metso. com/br/blog/mineracao/cinco-fatos-sobre-o-litio-o-petroleo-branco-que-voce-precisa-saber/ Acesso em 09/05/2021 FOGAÇA, Jennifer Rocha Vargas. Pilhas e Baterias de Lítio"; Brasil Escola.

Disponível em: https://brasilescola. com/ acesso em 09/05/2021 GOODWIN FK, JAMISON KR. Manic depressive illness. nd ed. New York: Oxford University Press; 2007. MORTINER, E. n. Apostila. MÓL. G. S. Dissertação de Mestrado defendida no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Campinas sob a Orientação da Profa. Dra. Maria Suely Kofes. WASCHECK, Carla de Camargo. História do Acidente Radioativo em Goiânia.

70 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download