Resumo do vídeo As formas do saber: Tecnologia de Pierre Levy

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Odontologia

Documento 1

São Paulo: Franmi, 2000. Diante das reflexões do filósofo francês Piérre Lévy (2000), no que concerne às novas tecnologias e na sua influência no nascimento e avanço da inteligência coletiva, destaca-se a clareza de que não existem maneiras de se sustentar os modelos atuais de defesa de direitos autorais, além do seu entusiasmo criativo, baseado no compartilhamento e na imersão das diferentes mídias digitais. Os comentários de Lévy abordam todo contexto da Revolução Científica e Tecnológica, guiando-se nas variadas mudanças decorridas do progresso tecnológico. Em linhas gerais, este texto fornece embasamento teórico para argumentações em debates relacionados à cultura cyber-digital, em oposição às ideias de diferentes teorias que se contrapõem ao ponto de vista otimista de Piérre Lévy.

Mediante as ações do homem e as relações construídas em cima delas, o filósofo expõe as implicações que serviram de base para seu pensamento filosófico sobre a cultura cibernética, por meio de uma linguagem objetiva e cheia de exemplificações. Ou seja, há consideráveis pontos de interseção entre um e outro. Piérre Lévy (2000) ainda cita que, ultimamente, é possível se questionar tudo, pois temos acesso a qualquer informação de modo rápido e eficaz. Por meio dessa democratização, se faz razoável acreditarmos que transformações ocorrerão mais rapidamente em relação às últimas décadas, nas quais tal processo de democratização tecnológica dava seus primeiros passos. Considerando o presente estudo, concluímos que a tecnologia frente às melhorias sociais estão intimamente ligadas.

Defendendo, com base no autor, que jamais devemos intimidar-nos perante às novidades, uma vez que os recursos tecnológicos permitiram que ocorresse a democratização dos meios de comunicação sociais.

60 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download