A importÂncia da CULTURA CORPORAL Do MOVIMENTO NO PROCESSO EDUCACIONAL

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Educação Física

Documento 1

PROBLEMATIZAÇÃO. EDUCAÇÃO FÍSICA – UM BREVE HISTÓRICO. A BNCC OS PILARES DA EDUCAÇÃO NAS AULAS DE ED. FÍSICA. CONHECENDO AS UNIDADES TEMÁTICAS. Esta pesquisa é de cunho bibliográfico e explorativo, pesquisou as tendências: higienista, militar, pedagogista, competitivista e popular e sócio interacionista. Fazendo uma breve cronologia da historicidade do Ensino de Educação Física no Brasil. Em seguida fez um paralelo entre os pilares da educação escrito por Zabalda em seu livro, prática educativa: como ensinar, e utilizamos da BNCC em suas unidades temáticas de Brincadeiras e Jogos, Danças e Lutas, que estão organizadas em objetos de conhecimento conforme a ocorrência social dessas práticas corporais, das esferas sociais mais familiares (localidade e região) às menos familiares (esferas nacional e mundial).

Em Ginásticas, a organização dos objetos de conhecimento se dá com base na diversidade dessas práticas e nas suas características. Em Esportes, a abordagem recai sobre a sua tipologia, enquanto Práticas corporais de aventura se estrutura nas vertentes urbana e na natureza. OBJETIVOS 4. OBJETIVO GERAL: Compreender a importância e relevância da cultura corporal do movimento no ensino de Educação Física, auxiliando no desenvolvimento integral dos alunos. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: • Entender a cidadania como participação social e política exercendo seu direito e respeitando o do outro; • Analisar obras de autores que tratam sobre o tema; • Conhecer e valorizar a pluralidade sociocultural do país em que vive sem nenhum tipo de discriminação seja ela social, cultural, de crença, sexo ou outras características individuais ou coletivas; • Desenvolver o conhecimento e o sentimento de confiança em suas capacidades afetivas, físicas, cognitivas, éticas, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social para buscar conhecimento e exercer sua cidadania, presentes nos estudos da BNCC; 5 PROBLEMATIZAÇÃO Libâneo (1985) defende a Pedagogia Crítico-Social dos conteúdos, com a qual a perspectiva Crítico-Superadora dialoga como uma forma de transformação qualitativa, que observa a dinâmica da realidade, com uma visão de totalidade na construção do conhecimento, com a finalidade da formação de um sujeito que esteja inserido na sociedade, pois, ele consegue fazer a relação entre os dados da realidade e os conteúdos apreendidos, entendendo o significado deles para sua vida.

A partir destas considerações este projeto questiona: como o desenvolvimento pedagógico do conteúdo das aulas de Educação Física, pode servir como instrumento de reflexão sobre a transformação social? A Educação Física Escolar trata-se de uma matéria curricular com conteúdos próprios, onde deve estar ligada a um conjunto de conhecimentos originados no domínio acadêmico da Educação Física. A busca deve ser o desenvolvimento global do aluno, visando os aspectos físicos, mas não como técnica de movimento, mas sua busca para o melhoramento e o caminho que ele percorreu até atingir o seu melhor. A primeira sendo em 1882 no estado do Paraná. Neste mesmo ano foi consolidada com o parecer de Rui Barbosa a “Reforma do Ensino Primário, Secundário e Superior”, no qual relatava o valor do desenvolvimento físico aliado ao mental nos países mais desenvolvidos e sugeria a obrigatoriedade da prática em todas as escolas e para ambos os gêneros, incluindo a Educação Física como matéria de estudo.

Neste período Imperial, a natação, a equitação e a esgrima eram as modalidades mais praticadas. GUTIERREZ, p. No fim do século XIX, o esporte se revela como importante manifestação cultural, e no início do século XX a Educação Física se profissionaliza no Brasil República, com as escolas de Educação Física que tinham como objetivo principal a formação militar. A LDB nos diz que: Cabe ao professor de Educação Física problematizar, interpretar, relacionar, compreender com seus alunos as amplas manifestações da cultura corporal e, dessa forma, facilitar a aprendizagem de competências que levem o jovem e o adulto a analisar e sintetizar uma partida, um espetáculo de dança, a ocorrência de violência e a presença de anabolizantes no esporte, entre outros temas igualmente importantes.

BRASIL, 1999, p. Levando em consideração os elementos que fazem parte da cultura corporal e também os que se referem à contemporaneidade, colaborando com a socialização dos conhecimentos e o aumento do padrão cultural dos educandos. Abaixo seguem algumas competências e habilidades propostas pelo PCN’s que dizem respeito diretamente a cultura corporal as quais os educandos irão adquirir ao longo das aulas de Educação Física, presentes na BNCC: […] refletir sobre as informações específicas da cultura corporal, sendo capaz de discerni-las e reinterpretá-las em bases científicas, adotando uma postura autônoma na seleção de atividades e procedimentos para a manutenção ou aquisição da saúde; (…) compreender as diferentes manifestações da cultura corporal, reconhecendo e valorizando as diferenças de desempenho, linguagem e expressão; (…) demonstrar autonomia na elaboração de atividades corporais, assim como capacidade para discutir e modificar regras, reunindo elementos de várias manifestações de movimento e estabelecendo uma melhor utilização dos conhecimentos adquiridos sobre a cultura corporal.

BRASIL, 1999, p. atitudinais “[…] valores, normas e atitudes, para reflexão sobre pontos positivos e negativos de determinado modelo de comportamento”(p. ZABALA, 1998) Neste sentido, Zabala (1998) contribui com a posição do professor nos dias, de hoje, principalmente quando enfatiza as características de um bom profissional, que seria: buscar competência seu trabalho, analisar a sua prática profissional, interpretar suas ações no ambiente de ensino- -aprendizagem. Vejamos o que diz o autor sobre os quatro pilares da educação, que foram um alicerce para a construção de novos documentos. Aprender a conhecer – É necessário tornar prazeroso o ato de compreender, descobrir, construir e reconstruir o conhecimento para que não seja efêmero, para que se mantenha ao longo do tempo e para que valorize a curiosidade, a autonomia e a atenção permanentemente Aprender a fazer – Não basta preparar-se com cuidados para inserir-se no setor do trabalho.

A rápida evolução por que passam as profissões pede que o indivíduo esteja apto a enfrentar novas situações de emprego e a trabalhar em equipe, desenvolvendo espírito cooperativo e de humildade na reelaboração conceitual e nas trocas, valores necessários ao trabalho coletivo. Esmiuçaremos elas a seguir, lembrando que todas são fundamentais e professor precisar disponibilizar aos alunos o contato com todas as modalidades da cultura corporal dentro da sua faixa etária e série de aprendizagem. Brincadeiras e jogos A atividade recreativa em que participam um ou mais participantes é conhecida como jogo. A sua principal função consiste em proporcionar entretenimento, lazer e diversão embora também possa assumir um papel educativo. Alguns dizem que os jogos podem auxiliar no estimulo mental e físico e além de contribuir para o desenvolvimento das habilidades práticas e psicológicas.

FRAGA, 2012). BNCC, p. e 94). Danças As atividades físicas através da dança tiveram uma forte influência ao longo dos tempos. Como via de socialização e disseminação de cultura, pode proporcionar ao mundo o conhecimento de outras culturas dos diferentes povos em todo o mundo, principalmente pelas danças folclóricas. Tem-se a necessidade que as escolas tenham como objetivo o resgate das culturas Brasileiras através da dança, utilizando temas originais culturais como forma de despertar a identidade social do aluno no projeto de construção da cidadania. É importante para o professor conhecer essa história na íntegra, aqui neste trabalho de pesquisa, nos atemos aos iniciadores e as linhas doutrinárias da Educação Física no Brasil. Figura 1: História da educação Física Fonte: https://www.

traca. com. br/livro/494049/ Em seguida foi utilizado o livro de Antoni Zabala: A prática educativa: como ensinar, publicado no ano de 1998. Figura 3: BNCC Fonte: Foto do currículo base utilizado para pesquisa, tirada pelo autor. O presente artigo buscou uma abordagem de cunho explorativo, visando conhecer as ideias e opiniões de seus autores. Os procedimentos metodológicos necessários à realização da pesquisa bibliográfica partem da abordagem qualitativa, permitindo descrever, analisar, objetivando compreender efetivamente os conceitos da Educação Física Escolar e a cultura corporal de movimento. CRONOGRAMA ETAPAS JUL/2020 AGOS/2020 SET/2020 OUT/2020 NOV/2020 Levantamento bibliográfico X Fichamento de textos X X Coleta de fontes X X Organização do roteiro X Redação do trabalho X X Revisão da redação X X Finalizar pesquisa X Entrega X 9 RECURSOS Está sendo utilizada a coleta bibliográfica sobre o tema: a importância da cultura corporal do movimento no processo educacional, esta fornecerá os conhecimentos teórico-empíricos os quais nortearão o trabalho.

No projeto de pesquisa defenderei as ideias juntamente com aquelas inerentes a autores diversos, compactuando ou não com os posicionamentos firmados. As aulas de Educação Física devem ser pensadas para além do ensino das modalidades e técnicas esportivas e, principalmente, o ensinar por ensinar. Pensar em como desenvolver os quatro pilares da educação, e as competências descritas da Base Nacional Comum Curricular, com um olhar atento aos interesses dos alunos, reconhecendo e respeitando o aporte cultural de cada um, garantindo com isso, o ensino contextualizado das manifestações relativas à cultura do movimento corporal, possibilitando dessa forma, com que os alunos adquiram um senso crítico em relação a como são transmitidas tais atividades. Conclui-se que a Base Nacional Comum Curricular no que se refere à orientação por competências, o aluno é convidado a deixar sua posição inerte na rotina da sala de aula para – muito além de apenas compreender conceitos – através de uma metodologia que trabalhe a cultura de movimento corporal nas aulas de Educação Física, o estudante também é motivado a interagir, assumindo um papel mais participativo na sociedade, de forma que ele seja capaz de construir e expor argumentos, expressando seus princípios e valores.

Busca o favorecimento na motivação autônoma do aluno, extraindo o potencial do mesmo. REFERÊNCIAS BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Acesso em: 15 jan. BRASIL. FREIRE. Paulo. Pedagogia da Autonomia. efdeportes. com/efd159/o-atletismo-comorecurso-metodologico. htm. Acesso em 21. jan. Porto Alegre, v. n. p. abril/junho de 2009. SILVA, E.

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