TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DE OBRAS LITERÁRIAS POR MEIO DO USO DE RECURSOS DIGITAIS

Tipo de documento:Portfólio Unopar

Área de estudo:Serviço Social

Documento 1

Inserir as tecnologias digitais, por meio de metodologias ativas, de forma integrada ao currículo escolar requer uma reflexão sobre alguns componentes fundamentais desse processo e, entre eles, o papel do professor e dos estudantes em uma proposta de condução da atividade didática que privilegia as metodologias ativas. Quanto ao uso de “TICs” no processo de ensino aprendizagem, percebe-se a necessidade de desenvolver situações pedagógicas, em que tais ferramentas propiciem cooperação e tal processo, desenvolvendo o diálogo entre os participantes do processo. As tecnologias da informação ou como conhecemos atualmente as novas tecnologias da informação e comunicação são o resultado da fusão de três vertentes técnicas: a informática, as telecomunicações e as mídias eletrônicas.

Elas criaram no meio educacional um encantamento em relação aos conceitos de espaço e distância, como as redes eletrônicas e o telefone celular, que nos proporcionam ter em nossas mãos o que antes estava a quilômetros de distância. Nesse sentido, a formação do docente e seu constante aperfeiçoamento é a ferramenta mor para o sucesso. Ainda existem estudantes que não possuem acesso regular à internet, ou dividem aparelhos celulares com outras pessoas da casa. Além das dificuldades de adaptação de parte de professores e alunos perante a nova realidade de ensino durante a pandemia, a socióloga Lourdes Atié (2020, np) destaca que “o novo coronavírus gerou angústia e uma mudança nas formas de viver, atingindo também as escolas.

O que me preocupa é que estamos reproduzindo o mesmo modus operandi que tivemos a vida toda”. A socióloga critica uma característica do ensino brasileiro que ela denomina de “do muito: muito conteúdo para ensinar, muito planejamento, muita avaliação, muita festa, muito de tudo, o que tem gerado estresse em duas pontas”. Outrossim há uma sobrecarga de trabalhos a professores e alunos que não contribui proporcionalmente para a efetivação do ensino. Um dos aplicativos que permite esse tipo de trabalho é o Padlet, no qual é possível criar murais colaborativos – e que pode ser utilizado no celular ou computador. SANTOS, n. p 2020). Na era da informação, com a facilidade de acesso a cursos online e materiais gratuitos na internet não é permitido desculpas para o comodismo.

Com a acessibilidade a informação, seja ela formação continuada ofertada pelas secretarias de ensino, ou não, o professor pode desempenhar um trabalho significativo em relação ao ensinar e ao aprender por meio do uso das tecnologias digitais. lembram que, As Novas tecnologias permitem aplicabilidades pedagógicas inovadoras que podem contribuir para resultados diferenciados, bem como fortalece a justiça social, pela democratização do acesso ao ensino, permitindo pelo processo da comunicação tecnológica que todos se apropriem do conhecimento. Na configuração atual se faz necessário começar a pensar no que realmente pode ser feito a partir da utilização dessas novas tecnologias, particularmente da Internet, no processo educativo no pós-pandemia. Para isso, é essencial compreender quais são suas especificidades técnicas e seu potencial pedagógico.

Diante da inserção da tecnologia na educação é preciso que os envolvidos neste processo façam reflexões periódicas sobre a relevância e resultados do avanço tecnológico na aprendizagem do aluno. Como qualquer outro propósito é preciso haver engajamento e dedicação naquilo que se propõe a fazer. Recursos didáticos Tablet, celular, computador, E-book, Google docs, Vlogs , Blogs Avaliação A avaliação se dará coletivamente, considerando a participação dos alunos em todas as atividades propostas. Referências SARAIVA, Juracy Assman; ALLES, Seli Blume; MUGGE Ernani. A tecnologia aliada à leitura. Informática na educação: teoria &prática. Porto Alegre, v. Por Vir. de abril de 2020. Disponível em : https://porvir. org/sociologa-defende-papel-do-professor-e-propoe-mais-momentos- de-reflexao-durante-pandemia/ CHIOFI, Luiz Carlos; OLIVEIRA, Marta Regina Furlan de O uso das tecnologias educacionais como ferramenta didática no processo de ensino e aprendizagem.

III Jornada de Didática: Desafios para a docência e II seminário de pesquisa do CEMAD. br/conteudo/19385/escola-x-pandemia-estrategias-criativas- que-os-professores-encontraram-para-dar-aulas-a-distancia. Acesso: 20/09/2022.

57 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download