A IMPORTÂNCIA DO CARRO DE PARADA FARMACÊUTICO NA UNIDADE HOSPITALAR

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Farmácia

Documento 1

A pesquisa tem como objetivo descrever a importância do Carro de emergência no âmbito hospitalar utilizados em atendimentos de emergência, tendo como principal objetivo à participação do farmacêutico na orientação da equipe multidisciplinar sobre a padronização e o reabastecimento do carro de emergência para atendimento imediato. Palavras-Chaves: Emergência; Carro de Parada e Medicamentos. LISTA DE FIGURAS E QUADROS Figura 1- Materiais presentes na base superior do carro de emergência 9 Quadro 1- Principais medicações presente no carro de emergência 11 Quadro 2- Principais materiais presente no carro de emergência 12 1 INTRODUÇÃO Situações de urgência e emergência devem ser vistas de forma distintas, uma vez que situação de urgência constitui um processo agudo clínico ou cirúrgico sem que ocorram danos elevados à vida, são exemplos de situações de urgência: fraturas, feridas sem quadros de hemorragia intensa, etc.

Situação de emergência corresponde a um evento com alto risco à vida, devem ser diagnosticados de forma rápida e tratados de imediato logo após sua constatação. Com base na definição de emergência é possível descrever algumas situações que merecem atendimento imediato como, por exemplo, a parada cardiorrespiratória (DEFINIÇÕES, 2005). O carro de parada que não estiver sendo utilizado deve permanecer fechado e com lacre. O lacre só deverá ser removido nas situações de emergência ou em auditorias, devem-se adotar rotinas de organização, checagem e limpeza dos carros de emergência e de seus componentes, estabelecendo-se atividades de testes dos equipamentos essenciais (PROTOCOLO, 2018). Com base no The Code Cart Statement, AHA Scientific Statement, os conteúdos dos carros de emergência estão classificados por nível de prioridades: Nível I – itens essenciais que devem estar disponíveis imediatamente; Nível II – itens considerados recomendados e que devem estar disponível em até 15 minutos; Nível III – itens recomendados, porém opcional.

O farmacêutico deverá organizar a quantidade de materiais e medicações de acordo com a rotina diária de cada unidade hospitalar (TIMERMAN, 2013). Diante do exposto, a equipe multidisciplinar presente na unidade hospitalar deve estar capacitada para atender de forma rápida e as situações emergência, o profissional farmacêutico é responsável pela correta organização e dispensação dos materiais e medicamentos presentes no carro de parada, uma vez que a agilidade nesse tipo de atendimento pode reestabelecer a saúde do paciente. É essencial que o mesmo esteja sempre completo a fim de garantir o atendimento emergencial dos pacientes. Após a utilização o carro de emergência ele deve ser higienizado e seus itens devem ser restituídos para que sempre fique organizado de acordo com a lista padrão presente na unidade hospitalar (PROTOCOLO, 2018).

Base Superior do Carro de Emergência Devem estar presente na base superior do carro de emergência equipamentos essenciais tais como: desfibrilador, estetoscópio, balão de oxigênio, insuflador manual com reservatório e filtro descartável (DA SILVA et al. Figura 1 – Materiais presentes na base superior do carro de emergência Fonte: Adaptado de HC-UFTM, 2018. Primeira Gaveta – Medicações São considerados fármacos de primeira linha e devem está organizados com apresentação idêntica, desta forma previne-se o erro no momento da administração. Segunda Gaveta – Materiais para Acesso Intravascular São materiais utilizados para acesso venoso periférico e constitui uma alternativa rápida, segura e indispensável nas situações de emergência, pois através desses dispositivos endovenosos permitindo uma via de fácil acesso á equipe que presta o atendimento, através dessa via é possível a infusão medicamentos de efeitos diversos com resposta rápida, uma vez que age diretamente no sistema circulatório (DI SANTO et al.

Quadro 2: Principais Materiais Utilizados no Carro de Emergência Materiais Quantidade Cateter intravenoso periférico flexível nº 14 / 16 / 18 / 20 / 22 02 unidades de cada Cateter intravenoso periférico rígido (scalp) n°19 / 21 01 unidade de cada Agulha 13x4,5 02 unidades de cada Agulha 25x7 ou 25x8 10 unidades de cada Agulha 40x12 10 unidades de cada Seringa 1 mL e 3 mL 02 unidades de cada Seringa 5mL/ 10mL / 20mL 05 unidades de cada Equipo fotoprotetor BIC 02 unidades Equipo macro gotas 04 unidades Equipo parenteral BIC 04 unidades Extensor 02 unidades Multivias 01 unidade Torneira de três vias (three ways) 04 unidades Fonte: Adaptado de Hospital das Clínicas – UFTMG 4. Terceira Gaveta – Materiais para Suporte Ventilatório São materiais utilizados em pacientes com insuficiência respiratória aguda onde são tratados com intubação traqueal e ventilação mecânica para correção da hipoxemia, hipoventilação e melhora do desconforto respiratório (CRUZ; ZAMORA, 2013).

Controle e Reposição dos Medicamentos e Materiais Médicos Presentes no Carro de Emergência Corresponde uma atividade do setor de farmácia o controle e reposição de medicamentos dos medicamentos presentes no carro de parada que serão utilizados em situações de emergência, e devem atender a cada paciente de modo individual, o uso de medicamentos deve ser registrado pelo médico no boletim de atendimento ou no receituário, nos casos de utilização de medicamentos da Port. o médico deverá prescrever em notificação especifica ou em receituários de duas vias. ZAMORA, Victor E. C. Ventilação mecânica não invasiva.  Terapia Intensiva, Rio de Janeiro, v. n.  Jornal Vascular Brasileiro, São Paulo, v. n. p. jun. FÁRMACOS Utilizados em Ressuscitação Cardiorrespiratória.

set. FILHO, Antônio Pazin et al. PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA (PCR). In: Simpósio: URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS CARDIOLÓGICAS, III, 2003, Ribeirão Preto.  Medicina, Ribeirão Preto: [s. Organização do material de emergência nos serviços e unidades de Saúde.  ORIENTAÇÃO DA DIREÇÃO GERAL DA SAÚDE, Lisboa, n. p. mar. NEUMAR, Robert W.  Departamento de Assistência Farmacêutica, São José do Rio Preto, n. p. set. SERGIO TIMERMAN (Ed. Diretriz de apoio ao suporte avançado de vida em cardiologia.

80 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download