A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM SINDROME DE DOWN NA EDUCAÇÃO NA ESCOLA

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Filosofia

Documento 1

CIDADE/ESTADO 2020 [. educar uma criança com Síndrome de Down é um trabalho complexo, pois necessita de organização e adaptações de ordem curricular que requer um acompanhamento cuidadoso dos educadores, pais e da sociedade para que seus objetivos sejam atendidos (Mills, 2003 p. SUMÁRIO: INTRODUÇÃO. PROJETO DE PESQUISA. JUSTIFICATIVA. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Identificar as dificuldades que os professores encontram diante da inclusão escolar de alunos com Síndrome de Down; Refletir o processo de inclusão de crianças com Síndrome de Down; Valorizar as metodologias facilitadoras do processo de ensino e aprendizagem de uma criança com Síndrome de Down. JUSTIFICATIVA: O tema A Inclusão de crianças com Síndrome de Down na Educação infantil da Escola foi escolhido para ser pesquisado a fim de realizar esse trabalho de conclusão de curso e veio da inquietação que surgiu ao longo do curso de Pedagogia, onde questionamentos relacionados à referida temática passaram a ser abordados abrindo uma série de possibilidades a serem investigadas pelo pesquisador.

Inúmeros outros fatores influenciaram para a escolha do tema, mas sem dúvidas o fato de existir uma problemática sobre a inclusão, é de suma importância que seja desenvolvida uma pesquisa sobre as dificuldades que o professor da Educação Infantil, enfrenta ao incluir crianças com Síndrome de Down na Escola FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA As crianças com deficiências já sofreram ao longo do tempo, chegando até a serem abolidas da sociedade como acontecia nos tempos medievais, quando a deficiência era atribuída a um fator divino, sendo o deficiente caracterizado como uma pessoa que merecia um castigo de Deus e ao mesmo tempo necessitava da caridade daqueles que acreditavam nos preceitos religiosos, determinados pela salvação através do amor aos semelhantes, esses dados históricos nos faz refletir acerca da problemática existente na escola em pesquisa.

Nas palavras de Pessotti (1984, p. Para outros hierarcas a condição de cristãos dos deficientes, os torna culpados até pela própria deficiência, justo castigo do céu por pecados seus ou de seus antecedentes. METODOLOGIA: A metodologia de estudo aqui utilizada para a analise do tema A Inclusão de crianças com Sindrome de Down na Educação infantil da, terá como pilar a pesquisa qualitativa com estudo de caso, descritiva, bibliográfica que visa dar respostas à problemática apresentando investigação sobre as dificuldades que o professor da educação Infantil enfrenta ao incluir crianças com Sindrome de Down na Escola. Segundo LUDKE ET AL (1986, p. A pesquisa qualitativa tem o ambiente natural como sua fonte direta de dados e o pesquisador como seu principal instrumento (.

a pesquisa qualitativa supõe o contato direto e prolongado do pesquisador com o ambiente e a situação que está sendo investigada, via de regra através do trabalho intensivo de campo. Conforme o autor apresenta a pesquisa com abordagem qualitativa, com aspecto descritivo, sobre os dados obtidos durante os estudos, terá como base as entrevistas respondidas pelos sujeitos e as observações realizadas durante as investigações. Brasília: Conselho Federal de Educação, 1969. CARDOSO, M. Aspectos históricos da educação especial: da exclusão à inclusão – uma longa caminhada. In: MOSQUERA, J. STOBAÜS, C. MILLS, Nancy Derwood. A educação da criança com Síndrome de Down. SCHWARTZMAN, José Salomão. Síndrome de Down. Ed.

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