Dissertação sobre didática que contenha algumas palavras específicas

Tipo de documento:Dissertação de Mestrado

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Com ela, o profissional aprende a trabalhar de forma adequada as estratégias de forma à atingir um eficaz resultado de aprendizagem dos alunos. Ocorre que estamos num mundo de mudanças rápidas e de novas descobertas, onde os paradigmas mudam com frequência, assim, a educação não pode estar fora deste quadro de transformação. A maneira de ver e lidar com o mundo fica diferente a cada ano e o educador precisa estar atento às mudanças para não ter seu formato de trabalho obsoleto diante das novas necessidades da sociedade. O sistema cartorário de ensino já é visto como ultrapassado, embora ainda seja usado corriqueiramente, particularmente dentro da estrutura do ensino público. A aprendizagem deixou de ser posse única e exclusiva do professor, de forma que temos agora a figura dos “atores” neste processo.

Considerada a “arte de ensinar”, é imprescindível no processo pedagógico com tendências distintas na visão do homem e do mundo, flexibilizando, sempre, o papel do professor, do aluno, as metodologias, as avaliações e a forma de ensinar. Ela converte objetivos sócio-políticos e pedagógicos em outros de ensino, métodos e conteúdos vinculados ao ensino-aprendizagem através das capacidades mentais dos educandos. O processo do ensino-aprendizagem avançará a partir da fundamentação da didática na dialética, sendo que é uma área em constante mudança e isenta de objetivos que a deixe pronta e acabada. Considerada a “arte de ensinar”, é imprescindível no processo pedagógico com tendências distintas na visão do homem e do mundo, flexibilizando, sempre, o papel do professor, do aluno, as metodologias, as avaliações e a forma de ensinar.

Ela converte objetivos sócio-políticos e pedagógicos em outros de ensino, métodos e conteúdos vinculados ao ensino-aprendizagem através das capacidades mentais dos educandos. Há, algum tempo, a didática era interpretada como disciplina metodológica de ensino que tinha como missão “ensinar”. Existia, inclusive, manuais ou receitas prontas que orientavam os professores a se portarem em sala de aula. Porém a verdadeira função da didática vai além dessas premissas, isso porque a visão humana e de mundo modifica-se à proporção que surge a necessidade. O conhecimento didático deixou sua estagnação e partiu em busca das melhores estratégias de ensinar e das mais acessíveis formas de aprender. Contudo, a didática tem a sua essência a partir do oferecimento de formas variadas de ensinar e de compreender a construção do ensino-aprendizagem com a aplicação diversificada de metodologias que surtam efeito para a concretização dos seus objetivos.

25 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download