Amazon.com - artigo da Harvard Business School

Tipo de documento:Resenha Crítica

Área de estudo:Tecnologia da informação

Documento 1

DANSKIN, Galen & ELLSWORTH, Gabriel. Amazon. com, 2016. Harvard Business School, Maio, 2016. A Amazon, no início do negócio, priorizava o investimento e o crescimento em novas áreas do negócio, porém isso fez com que os custos aumentassem, e não necessariamente os lucros, sendo em que 2014 a empresa contava com um prejuízo líquido de US$ 241 milhões sobre as receitas de US$ 89 bilhões. Um diferencial em que Bezos investiu foi tornar seu comércio eletrônico atrativo, fácil de utilizar e seguro para quem estivesse fazendo sua primeira compra, sendo necessário apenas ter um cartão de crédito, um e-mail e uma senha para fazer o pedido. Dessa forma, Bezos já tinha grandes diferenciais, como a acessibilidade de valores e o acervo disponível 24h por dia, todos os dias da semana.

Com isso, já em setembro de 1995 a empresa estava gerando US$ 20. em vendas semanais, sendo que o valor anual foi de US$ 511. Com a demanda crescendo, foi necessário a mudança para uma sede em Seatle, e a empresa também investiu na construção de um centro de distribuição com 4. com Advantage com foco nos autores e editoras independentes e o Amazon. com Kids, que comercializava títulos voltados para o público infantil e adolescente. Em 1998 a Amazon também começou a pensar em expansão internacional, fazendo 2 aquisições, a Bookpages no Reino Unido e a Telebook na Alemanha. Nesse também ela também adquiriu o IMDB, um banco de dados de filmes da internet, tendo informações sobre os programas e resenhas. Antes do final desse ano ela também liderava a categoria de videos online e CD’s de música, onde ela disponibilizava 125 mil títulos.

Em novembro ela também lançou o Amazon Marketplace que permitia que os vendedores pudessem vender produtos novos e usados e passou a oferecer frete grátis nas compras acima de US$ 100, valor que teve oscilações nos próximos períodos. A reestruturação da empresa começou no inicio de 2001 com a dispensa de 1. funcionários, fechamento de um centro de distribuição e corte de produtos que não davam lucro, Bezos também contratou Joseph Galli como presidente, Jarren Kesnon como CEO e Jeffrey Wilker como diretor de logística. Essas medidas fizeram com que em 2002 as vendas alcançassem US$ 3,9 bilhões, com um prejuízo líquido de US$ 149 milhões, o que fez suas ações subirem 75%. O serviço que conhemos hoje como AWS foi o maior investimento da empresa, e começou a ser planejado em 2002, sendo lançado em 2006, cujo diferencial era pagar pela quantidade de armazenamento e ou processamento utilizado.

Temos então que, em uma época em que a internet e compras eletrônicas ainda não era tão famosas e utilizadas como a década de 90, a Amazon conseguiu conquistar uma grande fatia de mercado focando na simplicidade e usabilidade. A empresa escolheu bem seu nicho de início, e após ter se consolidado nele e estar com uma boa quantidade de clientes começou a oferecer mais serviços e outros tipos de produtos. A empresa investe bastante em inovação e na capacitação de seus funcionários, para que com isso os mesmos se sintam motivados a produzir um bom trabalho, pois são vários aspetos que levam a empresa a excelência. A diversidade de produtos e serviços oferecidos também permite que a empresa tenha uma maior margem de atuação e lucro, mesmo que em seu caminho tenha sido necessário cortar alguns dos grupos que eram comercializados.

Por fim, a empresa possui uma visão de futuro que lhe permite oferecer uma grande diversidade de serviços, resolvendo alguns problemas no caminho, como por exemplo a dificuldade de publicação de um livro por parte do autor, coisa que a Amazon permite que seja feito e com uma margem de lucro maior do que as oferecidas pelas editoras.

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