Em Studybay, você pode encomendar sua tarefa acadêmica a um de nossos 10000 escritores profissionais. Contrate seu escritor diretamente, sem pagamentos extra de agências e afiliados!
Em Studybay, você pode encomendar sua tarefa acadêmica a um de nossos 10000 escritores profissionais. Contrate seu escritor diretamente, sem pagamentos extra de agências e afiliados!
Esse trabalho busca explorar as interseções entre prostituição, imigração e estigma, através de uma reflexão que considera tanto o arcabouço legal internacional quanto as narrativas sociais e culturais que moldam a experiência das mulheres brasileiras na Espanha.
A migração, impulsionada por crises econômicas no Brasil, levou muitas mulheres a buscar oportunidades na Espanha, onde enfrentam realidades marcadas por exploração e condições de vulnerabilidade, que envolve questões de gênero, estereótipos culturais e desigualdades socioeconômicas. Muitas entram na indústria do sexo sob falsas promessas, enfrentando exploração severa, dívidas exorbitantes e perda de documentos, que as mantêm em uma situação de servidão, assim como algumas vão de forma voluntária, no entanto, irregular, para trabalhar como prostitutas de forma autônoma. De toda forma, a realidade vivenciada por essas mulheres levanta questões sobre sua situação legal e social.
A literatura científica indica que, apesar dos esforços para combater o tráfico e proteger as vítimas, as políticas existentes não abordam as múltiplas formas de vulnerabilidade enfrentadas pelas mulheres migrantes. A conclusão aponta para a necessidade de reformular as políticas internacionais e nacionais para garantir que todas as mulheres em situações de trabalho sexual recebam a proteção e o apoio necessários, independentemente das condições de sua migração e das circunstâncias de sua entrada no mercado de trabalho sexual.
AGUSTÍN, Laura María. Sex at the margins: Migration, labour markets and the rescue industry. Bloomsbury Publishing, 2008.
BBC. Prostituição: Por que governo socialista da Espanha quer criminalizar a prática. BBC News, 2021. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-58952668. Acesso em: 18 set. 2024
BORTOLOTO, Claudimara Cassoli. Políticas de imigração na Espanha e Brasil um estudo comparado das ações estatais frente aos grandes fluxos migratórios de 1980 a 2017. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 12, p. 97642-97661, 2020.
CRENSHAW, Kimberlé. A intersecionalidade na discriminação de raça e gênero. VV. AA. Cruzamento: raça e gênero. Brasília: Unifem, v. 1, n. 1, p. 7-16, 2004.
CSALOG, Rebeca Amorim. Mulheres (in) visíveis: prostituição, trabalho e migrações nas
Mostrar todosruas de Lisboa. e-Cadernos CES, n. 35, 2021.
DIAS, Guilherme Mansur; SPRANDEL, Marcia Anita. A CPI do Tráfico de Pessoas no contexto do enfrentamento ao Tráfico de Pessoas no Brasil. Refúgio, Migrações e Cidadania, v. 21, 2012.
FELDMAN-BIANCO, Bela. O Brasil frente ao regime global de controle das migrações: Direitos humanos, securitização e violências. TRAVESSIA-revista do migrante, n. 83, p. 11-36, 2018.
FERNANDES, Beth; COSTA, Katiúscia. As mulheres travestis e transexuais: Das migrações sexuais ao tráfico de pessoas. Tráfico de pessoas e mobilidade humana, p. 101, 2018.
GASPAR, Giulia Medeiros. Prostituição e tráfico de mulheres brasileiras para fins de exploração sexual na península ibérica: olhares a partir do sul global. In: Migração, Trabalho e Gênero: tópicos atuais em pesquisa. Editora Científica Digital, 2023. p. 50-64.
MASANET, Erika; SANTOS, Maria Estela Escanhoela Amaral. Imagens e estereótipos da imigração Brasileira na Espanha durante as primeiras décadas do século XXI. Pontes entre a Europa e América Latina (XIX-XXI), v. 1, n. 1, 2018.
MAYORGA, Claudia. Cruzando fronteiras: prostituição e imigração. cadernos pagu, p. 323-355, 2011.
NEVES, Sofia. Tráfico de mulheres brasileiras para fins de exploração sexual em Portugal e Interseccionalidade: Um estudo de caso. Psicologia, v. 24, n. 2, p. 177-196, 2010.
PEDROSO, Vanessa Alexsandra de Melo. O PECADO FEMININO: Do exercício e da exploração da sexualidade na prostituição feminina. Revista de Ciências Jurídicas e Sociais da UNIPAR, v. 12, n. 2, 2009.
PISCITELLI, Adriana. As fronteiras da transgressão: a demanda por brasileiras na indústria do sexo na Espanha. Sexualidad, Salud y Sociedad-Revista Latinoamericana, n. 1, p. 177-201, 2009.
PISCITELLI, Adriana. Sujeição ou subversão: migrantes brasileiras na indústria do sexo na Espanha. Revista História & Perspectivas, v. 1, n. 35, 2006.
PISCITELLI, Adriana; LOWENKRON, Laura. Categorias em movimento: a gestão de vítimas do tráfico de pessoas na Espanha e no Brasil. Ciência e Cultura, v. 67, n. 2, p. 35-39, 2015.
RAMOS, Alexandra Pereira; ROSA, Valéria Ferreira. O processo de migração das brasileiras para europa, um recorte a partir do trabalho. 2017. 43 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Serviço Social) - Faculdades Unificadas de Teófilo Otoni. Minas Gerais, 2017.
SANTANA, Jucilane; TAVARES, Marcia Santana. O enfrentamento ao tráfico de mulheres numa perspectiva dos direitos humanos: Array. PLAZA PÚBLICA. Revista de Trabajo Social, n. 20, p. 74-80, 2019.
SANTOS, Boaventura de Sousa; GOMES, Conceição; DUARTE, Madalena. Tráfico sexual de mulheres: Representações sobre ilegalidade e vitimação. Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 87, p. 69-94, 2009.
SILVA, Joseli Maria. Geografias Pós-Coloniais: Imigração Ilegal e as Brasileiras na Atividade Comercial Sexual na Espanha/Post-colonial Geographies: Illegal Immigration and the Brazilian Commercial Sexual Activity in Spain. Revista Latino-americana de Geografia e Gênero, v. 1, n. 1, p. 49-57, 2010.
SOUSA, Tatiana Raulino; MACEDO, Alano Carmo. Fluxos migratórios, tráfico de mulheres e feminização da pobreza. Argumentum, v. 8, n. 3, p. 67-77, 2016.
VENSON, Anamaria Marcon. Rotas do desejo: tráfico de mulheres e prostituição como estratégia migratória no Brasil e na Espanha na virada dos séculos XX e XXI. Nuevo mundo, mundos nuevos, n. 9, p. 12, 2009.
VENSON, Anamaria Marcon; PEDRO, Joana Maria. Discursos que instituem o tráfico de mulheres. Tempo, v. 17, p. 207-230, 2011.Ocultar
StudyBay é uma plataforma de freelance. Todos os trabalhos apresentados no site são enviados por nossos usuários que tenham concordado com regras d a colocação de trabalho no site e ter todos os direitors autorais necessários para esses trabalhos. Baixando o trabalho, você concorda que ele não será apresentado como o seu próprio, mas será usado apenas como um exemplo ou fonte, com a referência obrigatória para a autoria do trabalho. Se você é o proprietário dos direitos autorais e considera que este trabalho é postado aqui sem a sua permissão - por favor preencha o formulário e nós removemos o trabalho do site.
Preencher os campos
Avaliamos em 10 minutos de graça
Não gostou do trabalho?
Compare as ofertas dos melhores especialistas e escolha o de sua preferência
Fazer um pedido
Receba o seu R$10 bonus agora!
Olá! Cada cliente é muito importante para nós, por isso lhe damos R$10 bonus. Crie o seu primeiro pedido e veja, que o serviço funciona bem!