Relatório de Estágio Curricular Supervisionado

Tipo de documento:Relatório

Área de estudo:Engenharia de produção

Documento 1

INTRODUÇÃO 8 1. Apresentação da empresa 8 1. Dados cadastrais 8 1. Histórico da Empresa 10 1. Produtos/ou Serviços da Empresa 17 2. Formação do Mercado 28 2. Política de Vendas 29 2. Área de Marketing 29 2. Concorrentes 30 2. Campanhas Publicitárias 31 2. Recrutamento e seleção de pessoal. Treinamento de Pessoal. Benefícios e serviços aos funcionários. Área Financeira e de Contabilidade 39 2. Estrutura 39 2. Outras áreas relacionadas a Engenharia 44 2. Engenharia de Processo 44 2. Engenharia de Produto 47 3. CONCLUSÃO 48 4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 49 1. Luiz Miranda, 1700 – Pirajá, Pompéia/SP Telefones: (14) 3405-2100 Endereço eletrônico:www. unipac. com. br Email: unipac@unipac. com. Com essa aquisição, deu-se início ao que hoje é a mais complexa indústria de transformação de plástico do país. Com apenas uma máquina sopradora e o único objetivo de produzir reservatórios plásticos para pulverizador costal, a Unipac iniciou suas operações Como uma divisão Jacto.

No início, os agricultores desconfiados com os pulverizadores feitos de plástico, eram convidados a testar o novo material por meios nada convencionais. Aplicavam um golpe com uma marreta ou um cabo de enxada para terem a garantia que o produto era resistente e de qualidade. Dez anos depois, em 1976, foi física e juridicamente instituída como empresa independente. Neste ano, a Unipac aceitou um grande desafio, recebeu 130 moldes de dutos automotivos de um ex-fornecedor de uma das maiores montadoras de caminhões do país, a Volvo, e conseguiu fazer com que todos estivessem prontos para a produção em menos de dois meses. Devido a sua competência e organização conquistou um de seus maiores parceiros neste mercado. Em 2002, outras certificações e reconhecimentos dos clientes foram obtidos pela Unipac, o que laureava todo o esforço e know-how da organização na geração de soluções que agregam valor para os parceiros.

Neste ano foi inaugurada a filial de Santa Barbara do Oeste, no interior do estado de São Paulo, com o propósito de estar localizada próxima a grandes clientes, a fim de obter agilidade e ganhos logísticos. No ano de 2004, a Unipac desenvolveu a tampa com arraste, própria para dificultar a violação das embalagens de produtos químicos e agroquímicos. No ano de 2012 a Unipac inicia a produção de tanques de ARLA 32 para caminhões das principais montadoras do mercado. Tanques estes que atendem a legislação regulamentada pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) com o objetivo de reduzir o nível de emissão de gases poluentes na atmosfera. Figura 11– Tanques de Arla 32 Fonte: Site da empresa No ano de 2015 a Unipac expande seu parque fabril, transferindo sua Unidade de Santa Barbara do Oeste, para a cidade de Limeira, também no interior do estado de São Paulo, aumentando assim sua capacidade produtiva para melhor atender aos clientes e parceiros.

Referência para empresas nacionais e internacionais e considerada uma das indústrias mais completas do país, pois a Unipac possui e executa oito processos de transformação em seu parque fabril: Sopro: É um processo utilizado para produzir produtos ocos. O plástico é aderido à parede do molde por um sopro interno. Figura 12– Bombonas e tampas Unipac Fonte: Site da empresa Com peças produzidas por termoformagem, sopro, rotomoldagem e injeção, o setor automobilístico é responsável por produtos como os tanques de combustível, dutos de ar (rotomoldado e soprado), protetores de caçambas para pick-up, trunk, corotes de água para caminhões, pára-lama para cavalo mecânico e peças de aparência para veículos. Figura 13– Peças automobilísticas Fonte: Site da empresa Alguns produtos voltados para o mercado agropecuário são: coadores de leite, ordenhadeiras, reservatórios de leite (milkans), brincos bovinos, formas para queijo, cochos, etc.

Figura 14– Produtos agropecuários Fonte: Site da empresa A área de soluções logísticas é responsável pela fabricação dos paletes, CAIXAMOBIL, recipientes de transporte e armazenagem de produtos industriais. Figura 15- Produtos para movimentação Fonte: Site da empresa As peças técnicas produzidas pela Unipac são também chamadas de "Peças de Precisão" porque passam pela análise dimensional em instrumentos de precisão, possibilitando um perfeito acabamento em peças injetadas, sopradas, termoformadas ou rotomoldadas. Muitas dessas peças estão nos mais variados mercados como: automotivo, industrial, agrícola, médico, hospitalar e odontológico, entre outros, podendo ser confeccionadas em plástico, borracha ou cerâmica. É precisamente uma rede que define a função de cada um partindo do chefe até o empregado ou colaborador do escalão mais inferior do sistema.

Uma plataforma organizativa que ademais define a função a ser desenvolvida por cada um dentro desse sistema organizativo. Se pode perfeitamente pensar que a realização de um organograma é fácil, porém o organograma está envolvido em uma metodologia e consiste em construir uma base sólida de planejamento estratégico. Também pode e deve ser modificado de acordo com as variações que venham a existir na organização de uma instituição. Se existe mudanças em alguns setores de uma organização, essas mudanças dever refletir-se integramente no organograma. Se deve usar um organograma para ter-se cienciada todas as informações gerais e migratórias refletidas em um organograma. A empresa UNIPAC possui um organograma onde a partir da Presidência, existe um Comitê de segurança do produto e uma Administração corporativa.

Possui também duas diretorias, sendo uma Industrial e a outra comercial, como segue: 2. Organograma Unipac Figura 18 - Organograma Presidência Fonte: Unipac Figura 19 - Organograma Diretoria Industrial Fonte: Unipac Figura 20 - Organograma Diretoria Comercial Fonte: Unipac 2. Perfil da empresa A Unipac tem o propósito de gerar soluções inovadoras e agregar valor à cadeia. Acompanhar os movimentos dos concorrentes, no que diz respeito à estratégia de produto, comercialização e ponto de venda. Conhecer o produto: O administrador de vendas, tem que agir de forma a diagnosticar as necessidades do cliente e zelar para que tais necessidades sejam plenamente atendidas, para isto ele deve conhecer em profundidade os detalhes dos produtos, como por exemplo: características e especificações técnicas de uso e aplicação (pesos, medidas, embalagem), e assim como a origem da matéria prima, os sistemas de fabricação, controle, rastreabilidade e outros.

Planejamento e previsão de Vendas A empresa trabalha com um planejamento operacional ou orçamento anual, as decisões que traçam os rumos a serem seguidos originam-se do topo do organograma com o auxilio do grupo de planejamento e do grupo de administração. Os responsáveis pela elaboração são: - Coordenação: Grupo de Administração - Elaboração: Todos os gerentes - Fechamento: Controladoria A Unipac tem seu mercado formado por clientes internos (Brasil) e externos. A empresa trabalha com vendas sob pedido. Esse mapeamento serve de base para definição de novas estratégias e possível abertura de novos mercados, quando este for viável financeira e previamente aprovado pelos diretores da empresa. Política de Vendas A Política de vendas é à base de vendedores para todos os segmentos, com política de visitas e metas elaboradas por cada segmento, exceto para os produtos de reposição do mercado Automotivo (mercado paralelo), onde as vendas são realizadas através de representantes comerciais, porém com administração interna.

Área de Marketing A área de Marketing da Unipac é dividida em Marketing Estratégico (Inteligência de Mercado) e Propaganda, com as seguintes responsabilidades: • Marketing Estratégico (Inteligência de Mercado) ◦ Microambiente: ▪ Analise dos indicadores pertinentes ao mercado em que atua (embalagens, automotivo e logístico), prospectando informações, analisando e recomendando possíveis tendências para amenizar as incertezas. ◦ Macroambiente: ▪ Analise dos indicadores do macroambiente (político, econômico, social, tecnológico, ambiental e legal), prospectando informações, analisando e recomendando possíveis tendências para amenizar os possíveis impactos que a empresa ou negocio possam ter. ◦ Construção do plano estratégico: ▪ Identificar possíveis oportunidades de negocio, executando estudos de mercado nos diversos ambientes, executando o Business Plan para analise de viabilidade. Layout da fábrica. Figura 22 - Layout Área Fabril Unipac Fonte: Unipac 2.

Fluxo básico da produção. Figura 23 - Fluxo de Produção Unipac Fonte: Unipac 2. Máquinas e equipamentos utilizados O parque de maquinas da Unipac é formado equipamentos de transformação de plásticos para variados processos, como por exemplo, o processo de sopro, processo de injeção e rotomoldagem. Figura 24 - Planejamento de Materiais Unipac Fonte: Unipac O planejamento de compras ou de estoque é dividido em duas formas, onde as compras podem ser realizadas para atender exatamente à demanda de determinado item, chamado de MAKE TO ORDER. Este processo geralmente é utilizado para controle de itens que compõem produtos para mercado de reposição ou de baixa demanda. Figura 25 - Puxada Make to Order Unipac Fonte: Unipac A outra forma de planejamento de compras ou de estoques é a chamada MAKE TO STOCK.

Utilizado para materiais com demanda constante e possível de mensurar a cobertura de estoque dentro do prazo de entrega. Figura 26 - Puxada Make to Stock Unipac Fonte: Unipac 2. A organização oferece aos funcionários ótimas oportunidades de treinamento de acordo com as necessidades da atividade exercida, aprefeiçoando tecnicamente seus colaboradores. O gestor da área é responsavel por identificar as necessidades de treinamento e capacitação de sua equipe, encaminhando esta necessidade ao setor de RH-Treinamentos, que fará a busca do treinamento no mercado. Benefícios e serviços aos funcionários. A Unipac oferece inúmeros benefícios e facilidades visando o crescimento pessoal e profissional, além do bem-estar de seus colaboradores. Podemos citar diversos benefícios, entre eles: • Assistência Médica – UNIMED; • Assistência Odontológica; • Auxílio Despesa com Faculdade; • Auxilio Despesa com Viagem; • Auxilio Creche; • Coroa de Flores ; • Refeitório; • Utilização do Clube dos Funcionários (clube da Jacto S/A); • Parcelamento de notas de farmácia; • Treinamentos; • Auxilio Graduação • Ambulatório para atendimento emergencial; • Aposentadoria; • Auxilio Transporte; • Brigada; • Complementação de aposentadoria; • Férias; • 13° salário; • Adiantamento de Férias e 13º salário; 2.

Área da Qualidade As ações da Unipac são focadas para atender às necessidades do mercado e de seus clientes, que exigem maior responsabilidade na fabricação dos produtos e a adoção de padrões e procedimentos, que aumentem a produtividade e levem ao uso consciente e responsável dos recursos naturais. Política da Qualidade. Figura 28 - Política da Qualidade Unipac Fonte: Unipac 2. Certificação da Qualidade. Segundo Ferreira (2006) a evolução dos conceitos da qualidade trouxe consigo a necessidade de utilização de um tipo especial de documentos: os documentos normativos. indústria alemã)). O Sistema de Gestão da Qualidade do segmento Automotivo também é responsável por buscar novos padrões e certificações que venham potencializar a gestão da empresa e melhoria dos resultados.

Outras áreas relacionadas a Engenharia 2. Engenharia de Processo A engenharia de processo tem um papel fundamental dentro da Unipac com a responsabilidade de buscar a harmonia entre os equipamentos da fábrica com as pessoas que os conduzem. Dentro das atividades desenvolvidas por essa área, as principais são: projeções de layouts, orçamentos de novos produtos no que tange aos processos fabris, orçamento de novos equipamentos, definição de processos para regulagem dos equipamentos de produção, instruções operacionais para cada atividade operacional, implantação de Kanban dentre outros. O APQP foi desenvolvido no final da década de 1980 por um grupo de experts das três indústrias automobilísticas maiores na época: Ford, General Motors e Chrysler. Os profissionais passaram cinco anos analisando o sistema de produção automotivo nos Estados Unidos, Europa e Japão.

Dentre os benefícios dessa ferramenta, ajuda a mitigar possíveis falhas o que resulta em um produto final de maior Qualidade. Possui 03 grandes fases: Desenvolvimento, Industrialização e Lançamento de produtos. São 23 temas monitorados pelo APQP antes mesmo da Produção. Há um esforço muito grande dos funcionários na busca da excelência operacional, reduzindo os custos e maximizando o uso dos ativos e da mão de obra. Com isso, gera um impacto positivo diretamente no cliente, ao qual é a razão da existência da empresa. Como base, existem os valores do Grupo Jacto, consolidando a empresa como confiável no mercado, tornando-a desejada pelos seus clientes e parceiros. Dentre os pontos mais relevantes, destacam-se as ferramentas Lean aplicadas. Uma delas, de suma importância, é a aplicação do 5S.

com. br> Acesso em 18 de Abril de 2018. JACTO. Disponível em: <http://www. grupojacto.

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